- Em apenas nove meses, os clientes da Lenovo neutralizaram emissões equivalentes a 1,7 milhões de milhas de voo de companhias aéreas utilizando a nova iniciativa de Serviços de Compensação de CO2
- O serviço permite que os clientes escolham projetos ecologicamente corretos aprovados pela ClimeCo e pelas Nações Unidas por todo o mundo
- Serviço disponível para todos os produtos Lenovo Think
A Lenovo revelou hoje como os clientes estão a dar início a uma revolução verde no comércio, ao optar por neutralizar as emissões de carbono dos novos produtos da marca Think no ponto de compra como parte do novo esquema de serviços de compensação de CO2 da empresa.
A Lenovo lançou, inicialmente, o programa como piloto nos países nórdicos a partir de fevereiro de 2020. Com base no sucesso alcançado neste programa piloto, a empresa está a planear lançar este mesmo programa em 2021 para toda a Europa, Médio Oriente e África, bem como Ásia-Pacífico e América do Norte. É considerada uma das primeiras iniciativas deste género na indústria de TI. Torna a compreensão do impacte ecológico de cada produto individual e a sua utilização ao longo da vida simples e transparente. Os clientes empresariais podem então contribuir para projetos ecológicos específicos e compensar uma quantidade equivalente de emissões.
Os clientes podem escolher entre uma variedade de iniciativas aprovadas pelas Nações Unidas, abrangendo Continentes e hemisférios, e receber um certificado que confirma as emissões de compensação para cada número de série - bem como um crachá de certificação oficial para cada produto. Até agora, mais de 26.000 toneladas métricas de dióxido de carbono, as emissões equivalentes a 1,7 milhões de milhas de voos de linha aérea, ou 1.789 voos europeus*, foram compensadas.
A iniciativa continua a ser implementada à escala global para clientes da Lenovo na Europa, Médio Oriente e África, Ásia-Pacífico e, eventualmente, na América do Norte. Os clientes que procuram por opções de TI mais sustentáveis podem simplesmente adicionar o serviço de compensação conforme especificam as suas compras.
Compensar todo o ciclo de vida do produto
Os serviços de compensação de CO2 da Lenovo procuram corresponder ao desejo crescente dos clientes por eco transparência em todas as suas compras e é um dos primeiros no mundo a vincular compensações dedicadas a produtos individuais, para ajudar a entender melhor as pegadas de carbono individuais.
O serviço funciona ao levar em consideração as emissões produzidas na produção e no transporte de cada produto individual, bem como as emissões produzidas para um período de utilização típico de cinco anos. Esse valor é então compensado através de uma das muitas iniciativas de parceiros, incluindo projetos supervisionados pelas Nações Unidas e pela ClimeCo, um dos maiores produtores de créditos de carbono voluntários dos EUA sob a Climate Action Reserve.
“O que é incomum é a nossa abordagem micro, em vez de macro”, afirma Thilo Bayerlander, Diretor de Vendas de Serviços da Lenovo EMEA. “Analisamos os números e podemos dizer com confiança qual o impacto do carbono que o produto individual que irá comprar terá. Pode então simplesmente escolher compensar essa PCF [pegada de carbono do produto] no ponto de compra”.
Bayerlander continua: “Esta é realmente uma das primeiras vezes que pode percorrer uma linha clara da sua compra individual para o número de toneladas métricas e, em seguida, compensar. Acreditamos ser a primeira empresa do setor de TI a tornar a compensação tangível para os nossos clientes de uma forma que vincula a causa e o efeito diretamente”.
“A ação climática é mais urgente do que nunca. A consciencialização dos consumidores sobre o problema está nos assuntos do dia e as empresas líderes estão a preparar-se para isso e para como responder”, acrescenta Niclas Svenningsen, Manager de Ação Climática Global da ONU Climate Change.
“A Lenovo tem um longo histórico na abordagem de questões ambientais, incluindo mudanças climáticas, através do estabelecimento de uma meta baseada na ciência, que inclui uma redução de 50% das emissões de GEE [gases de efeito estufa] até 2030, reportando ao CDP [organização sem fins lucrativos que executa o sistema de divulgação global para investidores, empresas, cidadãos, estados e regiões gerirem os seus impactes ambientais], e iniciativas internas que reduziram a pegada de carbono significativamente.
“Estamos felizes em colaborar com a Lenovo na nossa iniciativa Climate Neutral Now, para aumentar a consciencialização e incentivar à utilização voluntária dos mercados de carbono como uma ferramenta para acelerar a ação climática. Esta é a primeira colaboração deste tipo para o Climate Neutral Now e esperamos que seja um sucesso”, concluiu o Sr. Svenningsen.
Captação rápida
“Os serviços de compensação de CO2 da Lenovo tiveram uma rápida aceitação e uma resposta positiva. Os clientes já optaram por compensar aproximadamente 26.000 toneladas métricas de dióxido de carbono, as emissões anuais equivalentes a 8.600 residências, ou retirar 10.400 veículos da estrada por um ano ** ”, disse Stefan Brechling Larsen, Business Development Manager EMEA da Lenovo CO2 Offset Services .
A iniciativa é apenas uma das quais os clientes empresariais podem escolher para ajudar a reduzir o impacto do carbono nas suas compras. Como parte de uma oferta ecológica mais ampla, a Lenovo trabalhou com a seguradora alemã LVM Versicherung para fornecer 4.000 novos portáteis convertíveis ThinkPad X1 Yoga, bem como 4.500 monitores ThinkVision P27h-20, todos certificados como offset. Além disso, a LVM terá o pedido entregue diretamente das fábricas globais da Lenovo na China através de um comboio em vez de avião, reduzindo substancialmente as emissões do transporte.
“Prestar atenção ao meio ambiente quando se trata de compras de TI nunca foi tão importante”, afirma Marcus Loskant, membro do Conselho Executivo de TI, LVM Versicherung. “Compensar cada computador individual no ponto de compra, economizar emissão de CO2 adicional com transporte ferroviário, menos embalagens e materiais de embalagem sustentáveis não é apenas mais um passo em direção às metas verdes do LVM Versicherung, mas fornece uma confirmação visível e objetiva para todos os nossos funcionários através das workplace forms individuais das quais fazem parte do nosso caráter e compromisso de sustentabilidade mais amplos.”
A Lenovo também está a trabalhar para permitir que os clientes empresariais compensem retroativamente as compras feitas nos últimos três anos, onde os dados estão disponíveis.
Saiba mais sobre o compromisso da Lenovo com a ciência do climae liderança na limitação das emissões de carbono no Relatório ESG 2019-20.
Post A Comment:
0 comments: