Hoje, dia 9 de fevereiro, celebra-se o dia da Internet Mais Segura e, para assinalar esta data, o OLX, líder de classificados e um dos sites mais visitados em Portugal, lança uma campanha de consciencialização e informação, a fim de apoiar todos os consumidores que possam estar perante uma suspeita de fraude online.
No contexto da pandemia COVID-19, as tentativas de phishing, atualmente a forma mais comum de fraude no ambiente virtual, aumentaram significativamente, com os vigaristas cada vez mais hábeis em aceder aos dados pessoais dos usuários, por meio de sites falsos, e-mails ou mensagens de texto que criam a ilusão de que são enviados por empresas credíveis e reais. Neste sentido, o OLX tem desenvolvido um trabalho contínuo na exposição e combate ao cibercrime. A plataforma conta com uma equipa especializada na deteção de fraudes e tem estabelecido parcerias para chamar a atenção da sociedade para este tema e ajudar/ formar os utilizadores para que possam evitar futuras situações de fraude.
“Durante o ano de 2020 sentimos uma maior necessidade em contribuir ativamente para a literacia digital dos utilizadores do OLX, pois cada vez existem esquemas mais complexos no mundo online. Nesse sentido, decidimos colaborar com o Portal da Queixa, para a campanha de sensibilização #NãoSejasPato e fizemos parte da criação do curso de e-leaning Consumidor Ciberseguro do Centro Nacional de Cibersegurança, juntamente com a ASAE, a Direção-Geral do Consumidor e o Centro Europeu do Consumidor”, afirma Alexandra Santos, Marketing Lead do OLX Portugal.
Para que não seja apanhado numa situação de fraude o OLX identifica 5 dicas úteis:
1 – Analisar cuidadosamente qualquer link recebido através de plataformas de mensagens (SMS, Whatsapp) e nunca colocar os dados do cartão de crédito nesses sites. Se receber uma mensagem onde indicam que fizeram um “adiantamento de pagamento” com um link, não deve abrir o site. O link partilhado poderá ser referente a um site falso do OLX que é utilizado para obter os dados do teu cartão. Certifique-se que o endereço do site na barra de navegação começa com "https" (e não "http"), o que significa que é seguro (por exemplo, https://www.olx.pt/ e https: // www.olx.pt/lp/entregas-olx/) e se o URL é o correto.
Lembre-se sempre: O cartão bancário é um instrumento de pagamento e não de cobrança, ou seja, é usado para fazer pagamentos e não para receber dinheiro no cartão. Portanto, não dê os dados do cartão (número, data de validade e CVV/CCV), a outras pessoas que afirmam que fizeram um pagamento adiantado. Nunca é enviada uma mensagem com um código de autorização para receber dinheiro, e se enviar algum código, significa que está realmente a autorizar um pagamento.
2 – Manter a conversa apenas no chat do OLX e não utilizar outros canais de comunicação, como o WhatsApp. O chat do OLX é o canal de comunicação mais seguro, de onde o OLX pode proteger em caso de fraude.
3 – Nunca fornecer os dados do cartão para pagar um artigo vendido no OLX ou para fazer o envio. Os pagamentos dos artigos são feitos por transferência bancária, MB Way ou em mãos. Se utilizar as Entregas OLX e se fizer um envio com método à cobrança, o pagamento do artigo é feito pelo comprador diretamente aos CTT.
4 – Procurar erros ortográficos. As mensagens fraudulentas podem incluir erros, expressões incorretas ou português traduzido.
5 – O que pode ser feito se for vítima de um ataque de phishing?
Notificar imediatamente o banco e comunicar o problema para bloquear o cartão.
Apresentar reclamação na esquadra de polícia mais próxima e guardar a cópia da reclamação
Enviar o link e uma captura de ecrã para a página falsa através do email ajuda@olx.pt, para o OLX bloquear esse link com a máxima urgência. Bloquear o número de telefone da pessoa que está a cometer a fraude.
Mais informações úteis: https://seguranca.olx.pt
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