- Menos de 20% dos Fornecedores de Serviços de Impressão (PSPs) estão a preencher as necessidades dos seus clientes
- 80% dos clientes de impressão expressa a necessidade de receber aportes mais criativos por parte dos seus fornecedores
- 86% afirma que agradeceria aconselhamento sobre como combinar a impressão com elementos digitais
- 75% dos representantes de marcas entrevistados quer que os seus PSPs forneçam mais consultoria
A Canon Europa lança hoje os resultados do seu mais recente Insight Report – ‘Criar Valor para o Consumidor’ –, que revela as exigências em mudança dos clientes de impressão, bem como as oportunidades inexploradas para os PSPs e os departamentos internos de impressão. O estudo descobriu que menos de 20% dos PSPs estão a preencher as necessidades dos seus clientes. Num momento em que as marcas se encontram sob maior pressão do que nunca para alcançar resultados, devido aos orçamentos de marketing estagnados ou em declínio, 80% delas afirmou que agradeceria receber aportes mais criativos por parte dos seus PSPs, o que representa uma clara oportunidade para o setor da impressão.
Focando-se na medição de resultados para provar o retorno sobre o investimento (ROI) das suas campanhas, as marcas derivaram para o digital, investindo 46% do seu orçamento em marketing online. No entanto, estão conscientes das limitações da implementação de campanhas apenas digitais, e também de que os consumidores estão a sofrer de fatiga quanto ao digital. As boas notícias são que quase todos os participantes neste inquérito (97%) afirmaram utilizar a impressão juntamente com outros meios de marketing, e quase metade (47%) implementa frequentemente campanhas integradas que envolvem impressão. Com mais de 33% do atual orçamento de marketing atribuído à impressão, esta é vista como o alicerce das campanhas de marca. Para além disso, 30% dos clientes de comunicação acredita que a impressão vai permanecer relevante, ou até ganhar mais relevância, nos próximos anos.
As marcas necessitam de conseguir justificar o seu investimento nas táticas de marketing que escolhem e, quando conseguem ver a eficácia da impressão, aumentam de bom grado a quota-parte desta no mix de comunicação. De facto, 40% dos representantes de marca inquiridos afirmaram que investiriam mais em impressão se os seus orçamentos fossem duplicados. No entanto, um em cada três afirmou que não possui os meios para mensurar as suas campanhas de impressão.
Em resposta a isto, 86% afirmou que agradeceria receber aconselhamento quanto à combinação da impressão com elementos digitais para conseguir uma abordagem mais integrada. O estudo também revela que 80% das marcas procuram ideias novas e inovadoras junto dos seus PSPs, que possibilitem às suas campanhas alcançar os públicos-alvo. Na realidade, 75% dos representantes de marca inquiridos quer que os seus PSPs desempenhem um papel de maior consultoria.
Considerando estas notícias positivas para o setor da impressão, os profissionais de impressão comercial bem-sucedidos serão aqueles que alterarem a forma como interagem com os seus clientes, através da partilha do seu conhecimento e também do seu reposicionamento enquanto consultores. Há aqui uma clara e inexplorada oportunidade de negócio: ampliar o seu valor para além da impressão e alterar as dinâmicas da relação com os seus clientes para conseguir crescimento.
Num comentário sobre os resultados do Insight Report, Mathew Faulkner, EMEA Senior Marketing Manager, Professional Print Business da Canon, afirmou: “O que fica claro com este estudo é que, mesmo estando os PSPs a acertar nos básicos, há uma falha entre o que os clientes querem e o que lhes está a ser oferecido. Se utilizarem cada interação com o cliente como uma chance para demonstrar o seu conhecimento, os PSPs podem aportar valor e ajudar as marcas a maximizar a eficácia da impressão. Esta é também uma oportunidade para provar o ROI da impressão, demonstrando como ela pode ser utilizada para promover envolvimento ou incentivar ações em várias etapas do percurso do consumidor. Ao trabalhar de forma mais colaborativa com os seus clientes e ao saberem mais sobre as suas campanhas de marketing, os profissionais de impressão podem descobrir mais oportunidades e mostrar aos clientes como estas podem ser integradas em campanhas de marca mais amplas. Em resultado, os PSPs conseguirão não apenas entregar as suas encomendas, como também criar valor para o consumidor indo além do que foi pedido.”
Com base nestas descobertas, a Canon desenvolveu o seu Programa Canon Ascent, uma referência para formar PSPs e departamentos internos de impressão sobre como construir uma relação de trabalho próxima com os seus clientes e como desenvolver a sua oferta de forma a proporcionar serviços de valor acrescentado. Focando-se em apoiar os clientes a ter sucesso nos dias de hoje e também no futuro, o programa visa inspirar os profissionais com formação, workshops, orientação e partilha de conhecimentos numa comunidade. Dinamizado por especialistas do setor e também da Canon, oferece suporte a diversas funções de negócio, incluindo marketing e vendas, e proporciona perspetivas valiosas sobre uma variedade de tópicos e tendências. Por exemplo, os clientes podem receber indicações sobre como alcançar crescimento rentável através de marketing estratégico, aconselhamento sobre como desenvolver uma proposta de valor vencedora e assessoria individual sobre como implementar planos de negócio bem-sucedidos a longo prazo.
Para saber mais sobre o mais recente Insight Report da Canon, por favor visite:
Para saber mais sobre o Programa Canon Ascent, por favor visite:
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