Construindo condições altamente convenientes e estáveis para a aplicação de ondas milimétricas em 5G
A NEC Corporation (NEC; TSE: 6701) anuncia que demonstrou várias ligações simultâneas altamente estáveis entre terminais, assim como a sua capacidade de transmissão, num ambiente real de escritório utilizando MIMO distribuído, numa faixa de frequências de onda milimétrica de 28 GHz. Esta demonstração atingiu, aproximadamente, três vezes o número de ligações simultâneas e capacidade de transmissão em comparação com os casos sem tecnologia MIMO distribuído na faixa de frequência de 28GHz. Além disso, a deterioração da transmissão, devido a obstáculos, também foi reduzida.
De acordo com a investigação da NEC, esta é a primeira demonstração na indústria que aplica um sistema MIMO distribuído na frequência de ondas milimétricas num ambiente de escritório. É esperado que isto contribua para a construção de ambientes 5G altamente convenientes que no futuro permitam múltiplas ligações simultâneas.
No início deste ano, o Japão começou a implementar comercialmente o 5G na banda de frequências sub 6 e na banda de frequências de onda milimétrica, com a expectativa de melhorar o desempenho de rede para suportar 10 vezes mais capacidade do que o 4G, bem como uma maior taxa de transferência, menor latência e múltiplas conexões.
No entanto, uma vez que a banda de frequência útil da banda de frequências sub 6 é mais estreita do que a banda de frequências de onda milimétrica, os sistemas MIMO-Massivos foram introduzidos para expandir a capacidade e aumentar o número de terminais conectados simultaneamente. A aplicação de técnicas MIMO-Massivo às frequências de onda milimétrica, é considerada ideal para aplicações em que cada terminal requer uma elevada capacidade de transmissão, tais como escritórios ou estádios com alta densidade de terminais.
*Uma maior expansão da capacidade, pela combinação de multiplexagem espacial com transmissão de banda larga com banda de ondas milimétricas |
No entanto, utilizando uma banda de frequências de onda milimétrica, os desafios da aplicação de técnicas MIMO-Massivo incluem dificuldades em alcançar ligações estáveis e multiplexagem espacial, devido às características das ondas de rádio, tais como um curto comprimento de onda e uma grande atenuação, por causa da reflexão e da blindagem.
A NEC estabeleceu-se como líder na tecnologia de formação de feixes digitais e comercializou o MIMO-Massivo na banda de frequências sub 6 . A NEC desenvolveu, ainda, uma tecnologia de coordenação digital entre elementos de antena distribuídos na banda de frequências de onda milimétrica e conduziu atividades de verificação para resolver os problemas de comunicações móveis dentro de edifícios, tais como as zonas sombra, e a difração de caminhos de propagação.
Neste contexto, a NEC realizou testes de propagação e transmissão num ambiente de escritório real, utilizando uma técnica de MIMO-distribuído para as Unidades Radio (UR) de um sistema de estação base na banda dos 28GHz, demonstrando ligações simultâneas com vários terminais e um aumento da capacidade. Mais especificamente, a NEC desenvolveu uma tecnologia para calibrar eficazmente a fase e a amplitude, em resposta à dificuldade de calibrar e coordenar a fase e a amplitude entre antenas distribuídas. Como resultado, a NEC atingiu, aproximadamente, 3 vezes o número de ligações simultâneas e de capacidade de transmissão, quando comparado com casos em que um sistema MIMO-distribuído não é utilizado.
A NEC continuará a realizar experiências de demonstração 5G para possibilitar velocidades de transmissão elevadas e estáveis em ambientes onde a comunicação estável de ondas milimétricas é difícil, devido a obstáculos e terminais densamente dispostos, tais como escritórios e estádios, visando contribuir para o desenvolvimento de redes de acesso móvel com ondas milimétricas e para a construção de ecossistemas entre operadoras e fornecedores.
A NEC continua, ainda, a desenvolver as suas iniciativas para criar um novo valor social ao fornecer a “NEC Smart Connectivity” de forma a ligar dados gerados por pessoas e objetos e ir além do pensamento convencional, em termos de desempenho da rede.
Post A Comment:
0 comments: