Chama-se cartazdecinemaportugues.pt e é a homenagem que faltava aos cartazes do cinema português. Desenvolvido por Igor Ramos, aluno de doutoramento em Design da Universidade de Aveiro (UA), e inaugurado recentemente, o website quer dar a conhecer o que de melhor se faz em Portugal ao nível do cartaz de cinema, celebrando o contributo dos respetivos designers e ilustradores.
Procurando dar resposta a “uma lacuna de várias décadas que só recentemente começou a ser adereçada através da organização de exposições e de alguns contributos académicos”, explica Igor Ramos, “este projeto procura dar maior visibilidade aos cartazes através de uma curadoria digital com o fornecimento de dados relativos à sua autoria e catalogação, bem como considerações acerca do design e da ligação que estabelecem com os filmes que anunciam, além de algumas declinações sob a forma de outros materiais gráficos ‘contaminados’ pela linguagem gráfica do cartaz”.
Sobretudo, sublinha Igor Ramos, o projeto quer “celebrar esse artefacto muitas vezes esquecido por quem escreve as histórias do cinema e do design portugueses”.
Designer gráfico, aluno do Programa Doutoral em Design da UA e investigador do ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura, Igor Ramos prepara-se para apresentar a defesa da sua tese de doutoramento que tem como tema a história do cartaz de cinema português, ao longo dos séculos XX e XXI, perspetivada pela lente do design, e sob orientação científica da professora Doutora Helena Barbosa.
Do website cartazdecinemaportugues.pt consta já uma dúzia de cartazes, sendo que todas as semanas é adicionado um novo cartaz. O projeto está também presente nas principais redes sociais (Instagram, Twitter e Facebook), onde pode ser encontrado através do handle @cartazcinemapt.
Adicionalmente iniciou-se uma série entrevistas vídeo com designers gráficos responsáveis pela criação de cartazes de cinema nacionais, onde falam, na primeira pessoa, acerca do seu processo criativo. A 1ª temporada consiste em cinco entrevistas com os designers Ana Teresa Ascensão, Catarina Sampaio, José Brandão, João Botelho e ilhas studio. O primeiro vídeo, com Ana Teresa Ascensão, já está online no website e no canal de Youtube do projeto, e os seguintes serão incluídos a uma cadência mensal.
Procurando dar resposta a “uma lacuna de várias décadas que só recentemente começou a ser adereçada através da organização de exposições e de alguns contributos académicos”, explica Igor Ramos, “este projeto procura dar maior visibilidade aos cartazes através de uma curadoria digital com o fornecimento de dados relativos à sua autoria e catalogação, bem como considerações acerca do design e da ligação que estabelecem com os filmes que anunciam, além de algumas declinações sob a forma de outros materiais gráficos ‘contaminados’ pela linguagem gráfica do cartaz”.
Sobretudo, sublinha Igor Ramos, o projeto quer “celebrar esse artefacto muitas vezes esquecido por quem escreve as histórias do cinema e do design portugueses”.
Designer gráfico, aluno do Programa Doutoral em Design da UA e investigador do ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura, Igor Ramos prepara-se para apresentar a defesa da sua tese de doutoramento que tem como tema a história do cartaz de cinema português, ao longo dos séculos XX e XXI, perspetivada pela lente do design, e sob orientação científica da professora Doutora Helena Barbosa.
Do website cartazdecinemaportugues.pt consta já uma dúzia de cartazes, sendo que todas as semanas é adicionado um novo cartaz. O projeto está também presente nas principais redes sociais (Instagram, Twitter e Facebook), onde pode ser encontrado através do handle @cartazcinemapt.
Adicionalmente iniciou-se uma série entrevistas vídeo com designers gráficos responsáveis pela criação de cartazes de cinema nacionais, onde falam, na primeira pessoa, acerca do seu processo criativo. A 1ª temporada consiste em cinco entrevistas com os designers Ana Teresa Ascensão, Catarina Sampaio, José Brandão, João Botelho e ilhas studio. O primeiro vídeo, com Ana Teresa Ascensão, já está online no website e no canal de Youtube do projeto, e os seguintes serão incluídos a uma cadência mensal.
Post A Comment:
0 comments: