A nova geração de Airbus A400M realizou com sucesso a campanha de certificação de reabastecimento em voo de helicópteros, completando a maioria dos seus objetivos no que diz respeito ao desenvolvimento e certificação. A Airbus Defence and Space pretende obter a certificação completa de reabastecimento em voo de helicópteros até ao final deste ano, com a conclusão de todos os testes de operação noturna obrigatórios.
Os testes de voo, realizados em coordenação com French Armament General Directorate (DGA), envolveram operações com dois helicópteros H225M da Força Aérea Francesa. Esta ação ocorreu em condições diurnas e noturnas na costa oeste da França entre os 1.000 e 10.000 pés e velocidades de voo tão baixas quanto 105 nós. Durante esses voos, foram realizados 81 contatos molhados e transferências de 6,5 toneladas de combustível, o que incluiu o reabastecimento simultâneo de dois helicópteros pela primeira vez. Os testes confirmaram os resultados positivos das operações de contatos secos e molhados realizadas em 2019 e 2020.
O reabastecimento em voo de helicópteros é uma capacidade militar única e estratégica para as operações das Forças Especiais, que envolve aeronaves com diferentes perfis de voo e partilha de condições de voo comum muito limitadas, exigindo assim, padrões de voo em formação a baixas altitudes e condições noturnas.
Graças a esta capacidade, o A400M torna-se um dos poucos aviões-tanque do mundo com capacidade para tais operações. O H225M multiusos é um dos poucos helicópteros do mundo capazes de reabastecer em voo, estendendo o alcance padrão de 700 NM em até 10 horas de voo.
Cargueiro Militar A400M
O A400M está certificado para ser rapidamente configurado como avião-tanque. Pode transportar até 50,8 toneladas de combustível nas suas asas e caixa central sem comprometer qualquer área de porão, também podem ser instalados dois tanques adicionais no compartimento de carga, cada um com uma capacidade de armazenagem de 5,7 toneladas. O combustível transportado nos tanques extras pode ser de natureza diferente do combustível dos tanques principais. Isto permite ao A400M responder às necessidades de diferentes tipos de aeronaves recetoras
Como avião-tanque, o A400M já demonstrou capacidade para reabastecer caças recetores, como o Eurofighter, Rafale, o Tornado ou o F/A-18 nas suas velocidades e altitudes preferidas, e também é capaz de reabastecer outras aeronaves grandes, como outro A400M para reabastecimento de aeronaves semelhantes, ou ainda um C295 ou um C-130.
Post A Comment:
0 comments: