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COVID-19 mudou 9 em cada 10 Opiniões dos Consumidores sobre Sustentabilidade

COVID-19 mudou 9 em cada 10 Opiniões dos Consumidores sobre Sustentabilidade
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Investigação global revela que a maioria dos consumidores está disposta a pagar para apoiar um futuro sustentável
COVID-19 mudou 9 em cada 10 Opiniões dos Consumidores sobre Sustentabilidade
A pandemia COVID-19 aumentou o foco dos consumidores na sustentabilidade e na disponibilidade em pagar dos seus próprios bolsos – ou mesmo de ter um corte salarial – por um futuro sustentável, de acordo com um novo estudo do IBM Institute for Business Value (IBV)que contou com a participação de mais de 14.000 consumidores em nove países.

Nove em cada 10 consumidores inquiridos reportaram que a pandemia afetou as suas opiniões sobre a sustentabilidade ambiental, e foi o principal fator citado – mais do que incêndios florestais, desastres devido a eventos meteorológicos e cobertura noticiosa sobre o tema.

O estudo também revelou diferenças na opinião dos consumidores entre geografias, com os americanos inquiridos a reportarem uma menor preocupação com a sustentabilidade em muitos tópicos.

"O estudo revela que os inquiridos em todo o mundo estão cada vez mais preocupados com a crise climática global, e que empresas de todas as indústrias estão a procurar tomar medidas urgentes para satisfazer as expectativas dos seus clientes e investidores e gerir os seus próprios objetivos ambientais", referiu Dr. Murray Simpson, global lead for sustainability, climate & transition, IBM Global Business Services. "Vemos muitas empresas a começar a dar passos em frente para construir cadeias de abastecimento mais sustentáveis e transparentes ou melhorar a gestão energética para reduzir as emissões de carbono com a ajuda de tecnologias inovadoras como IA e Blockchain”.

De acordo com o estudo, muitos consumidores estão cada vez mais dispostos a mudar a forma como compram, viajam e escolhem um empregador, devido a fatores de sustentabilidade ambiental.

Os trabalhadores estão dispostos a aceitar um salário mais baixo para trabalhar numa empresa que tenha como prioridade a sustentabilidade

De acordo com o estudo, 71% dos colaboradores e candidatos a emprego inquiridos dizem que as empresas ambientalmente sustentáveis são empregadoras mais atraentes. Além disso, mais de dois terços de toda a força de trabalho potencial* é mais propensa a candidatar-se e a aceitar empregos de organizações ambiental e socialmente responsáveis – e quase metade aceitaria um salário mais baixo para trabalhar para essas organizações.

Ao mesmo tempo, menos de metade dos consumidores inquiridos (48%) confiam nos compromissos das empresas em matéria de sustentabilidade, com 64% dos inquiridos a esperarem um maior escrutínio público no próximo ano.

Tendo em conta que um em cada quatro trabalhadores inquiridos em fevereiro de 2021 planeia mudar de emprego este ano, as empresas enfrentam o risco crescente de perder talento para concorrentes mais conscientes na área da sustentabilidade.

Compradores e viajantes pagarãomais pela sustentabilidade ambiental

Apesar do impacto financeiro devastador da pandemia COVID-19 em muitos indivíduos, 54% dos consumidores estão dispostos a pagar mais às marcas que são sustentáveis e/ou ambientalmente responsáveis.

Adicionalmente, 55% dos consumidores inquiridos reportam que a sustentabilidade é muito ou extremamente importante para eles na escolha de uma marca – 22% superior aos consumidores inquiridos pela IBM no pré-pandemia. Um pouco mais de seis em cada dez consumidores inquiridos disseram estar dispostos a mudar o seu comportamento de compra para ajudar a reduzir o impacto negativo no ambiente, sendo os consumidores inquiridos na Índia (78%) e na China (70%) os mais disponíveis para o fazerem.

No que diz respeito às viagens, quase um em cada três inquiridos acredita fortemente que os seus hábitos pessoais de viagem contribuem para as alterações climáticas. 82% dos consumidores inquiridos a nível mundial escolheriam uma opção de transporte mais amiga do ambiente, mesmo que custe mais.

Metodologia

O IBM Institute for Business Value inquiriu, em março de 2021, mais de 14.000 adultos de nove países (Estados Unidos, Índia, Reino Unido, Canadá, Alemanha, México, Espanha, Brasil e China) para melhor entender as opiniões e perspetivas dos consumidores sobre sustentabilidade ambiental.

*A força de trabalho potencial refere-se aos inquiridos que trabalham a tempo inteiro ou a tempo parcial, desempregados que procuram atualmente emprego, ou estudantes a tempo inteiro.
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