As compras online podem tornar-se verdadeiras dores de cabeça quando estas não correm bem.
O produto não chega, ou chega atrasado. Veio o produto errado. O produto veio com defeito. O produto não corresponde à descrição, etc... Estes são alguns prolemas que podemos enfrentar.
Um dos métodos e pagamento mais aconselháveis para as compras online é o Paypal, por vários motivos, que já aqui explicámos, mas o principal é a boa proteção ao comprador que eles oferecem.
O que é a Proteção do Comprador?
Se receberes um artigo danificado por causa do envio, um artigo muito diferente da descrição do vendedor, ou se simplesmente não receberes a tua compra, o Paypal ajuda-te a obter um reembolso.
Mas em primeiro lugar deves contactar sempre o vendedor, caso não te esteja a entender então já podes abrir uma disputa / reclamação no Paypal.
Receberás um reembolso nas seguintes situações:
- Recebeste algo completamente diferente da descrição do vendedor.
- A tua compra ficou danificada por causa do envio.
- Compraste um artigo novo, mas recebeste um artigo usado.
- A entrega tinha peças em falta (não informado pelo vendedor).
- Compraste 3 artigos, mas apenas recebeste 2.
- Compraste um artigo de uma marca autêntica, mas recebeu uma imitação.
- A Compra não chegou dentro do prazo ou nunca chegou.
De seguida vamos então explicar como se desenrola todo o processo.
Como abrir uma Disputa / Reclamação no Paypal?
Em primeiro lugar devemos sempre me primeiro lugar contactar o vendedor pelos canais de venda e guardar o registo de toda a comunicação.
Se não te entenderes com o vendedor e a razão estiver do teu lado então avanças para disputa Paypal.
Fazes login na tua conta Paypal, vais a Atividade e procuras pela transação da tua compra.
Quando a encontrares clica de cima dela e de seguida clicas onde diz Comunicar problema.
No meu exemplo de compra efetuei uma compra à gearbest no dia 14 de Janeiro e estamos em Abril e ainda não recebi nada.
De seguida indicas o problema que estás a ter. No meu caso foi "Não recebi um artigo que comprei".
De seguida o Paypal coloca-te algumas perguntas e pede-te para enviares um comprovativo que contactaste o vendedor e também um recibo.
A seguir a isso é enviada uma mensagem ao vendedor.
E estratégia do Paypal é meter-te a falar com o vendedor sob a supervisão do Paypal. Ou seja, em primeiro lugar eles pretendem que chegues a um acordo sem ser necessário recorrer a terceiros.
Se tal resultar, ou seja se chegares acordo com o vendedor podemos logo fazer Encerrar Caso.
Se não, transformamos em reclamação Paypal e seguimos os demais passos e esperamos pela resolução do Paypal.
O processo é simples como isto, e devemos utilizar quando é necessário.
Se tentares ludibriar os sistema podes ver a tua conta Paypal suspensa.
Fica a dica.
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