A NASA anunciou na quinta-feira que a sua sonda InSight, que analisa a atividade geológica em Marte, registou recentemente dois terramotos fortes e claros na mesma região onde a sonda observou anteriormente dois terremotos consideráveis em 2019.
Isso aponta para uma área sismicamente activa em Marte, um lugar que parece seco e desprovido de vida na sua superfície, mas pode estar activo no subsolo.
Os tremores de magnitude 3,3 e 3,1 originaram-se numa região chamada Cerberus Fossae, apoiando ainda mais a ideia de que este local é sismicamente ativo.
Os novos terremotos aconteceram em 7 e 18 de Março.
Cerberus Fossae é uma área em Marte com vales íngremes que cortam planícies antigas. Evidências de deslizamentos de terra abundam lá, com pedras talvez deslocadas por tremores recorrentes.
O módulo de aterragem InSight registou mais de 500 terremotos até agora (ele pousou em Novembro de 2018), sugerindo que pode realmente haver alguns lugares vulcanicamente activos no subsolo marciano, talvez rocha derretida quente (magma) movendo-se e fluindo como faz na Terra.
Interessante.
Post A Comment:
0 comments: