Digital Project Manager, Chief Digital Officer e especialista em Customer Success são as funções com mais oferta de emprego este ano
Sem dúvida que a maturidade digital dos trabalhadores é o que permite a transformação digital das empresas. Aquelas que já tinham uma estratégia de negócio baseada na utilização da tecnologia como ferramenta principal puderam reconverter o perfil profissional dos seus colaboradores, dotando-os das competências digitais adequadas para continuarem a desenvolver a sua atividade habitual. No entanto, muitas outras, que não tinham ainda investido na digitalização do seu sistema, tiveram de recrutar novos talentos e enfrentar uma oferta escassa no mercado de trabalho face ao índice de procura.
Para se manterem na vanguarda das mudanças do setor, as empresas têm enfrentado grandes desafios, que passam, em parte, por acelerar a digitalização também ao nível das suas equipas. Para além disso, estão a surgir novas áreas de negócio que exigem perfis muito específicos e especializados. Outras empresas, por sua vez, estão a registar um crescimento exponencial, como as que pertencem ao setor do e-commerce que, segundo um estudo da plataforma Prestashop, vão incorporar mais de 80% dos novos trabalhadores nas suas equipas ao longo deste ano.
A pandemia marcou um “antes” e um “depois” nos hábitos de consumo e na forma como as pessoas se relacionam com as marcas. Criou-se uma nova cultura, que passa por uma regra simples: “se não estás na Internet, não existes.” Perante esta realidade, não é de estranhar que, no primeiro semestre de 2021, se verifique um boom na procura de perfis digitais por parte das empresas.
Tendo em conta este contexto, a Selligent empresa líder em automação de marketing que permite às marcas B2C comunicar-se com os seus consumidores, definiu os perfis digitais que terão maior projeção ao longo dos próximos meses:
- Digital Project Manager: Num momento em que tudo transitou para o digital, criar oportunidades de negócio através de boas campanhas de marketing tornou-se a estratégia favorita das empresas para chegar a potenciais clientes. Assim, esta função corresponde à pessoa que gere os projetos digitais, assegurando que vão ao encontro dos objetivos da empresa, criando novas linhas de negócio ou mantendo as existentes, e construindo uma relação com os clientes.
- Chief Digital Officer (CDO): Muitas empresas tiveram de entrar no “comboio” da digitalização de forma inesperada. Isto fez com que o processo de transição, em muitas situações, tenha sido deficiente. Com o objetivo de impulsionar a transformação digital das empresas, surge o Chief Digital Officer. É muito importante não confundir o papel deste profissional com o do responsável por Marketing Digital: o CDO foca-se em integrar ferramentas digitais em diferentes áreas da empresa para aumentar a sua produtividade e rentabilidade.
- Especialista em IA: A Inteligência Artificial transformou-se numa ferramenta de grande valor para as empresas que apostam na inovação nas suas diferentes áreas. Uma ferramenta digital complexa, que requer um profissional altamente qualificado que saiba agir corretamente num ambiente marcado por grandes volumes de informação. O mundo do marketing digital também está a saber aproveitar as vantagens que a IA traz às campanhas digitais. Sobretudo ao desenvolver campanhas de marketing inteligentes, que aproveitam os dados e a IA para ajudar as marcas e os departamentos de marketing a tirar o máximo proveito de todos os seus “momentos”, de forma integrada e através de todos os canais.
- Especialista em Customer Success: As marcas querem estar mais perto do consumidor, colocando-o no centro de todas as suas estratégias de negócio. O especialista em Customer Success fica encarregue de manter o contacto com os clientes e cuidar da relação para que estes se integrem na dinâmica da empresa e possam aproveitar ao máximo o produto ou serviço adquirido.
“Nos últimos meses, as mudanças no mercado de trabalho geraram novas necessidades para as empresas. A digitalização tem sido a principal forma de adaptação a este novo contexto. Por outro lado, a forma de chegar ao consumidor tem sido limitada e tem estado vinculada ao universo do online. Como não poderia deixar de ser, os perfis mais procurados são aqueles que estão ligados ao digital; especialmente as funções especializadas em marketing, que estão a ganhar terreno face aos perfis tecnológicos mais tradicionais”, afirma Pablo Rueda, Partner Manager da Selligent Marketing Cloud Ibérica. “No entanto, surgiram novos perfis que precisam de uma maior especialização, pelo que muitas empresas estão a recorrer à reconversão profissional para fazer face à procura e dar continuidade, assim como novos desafios, às suas equipas.”
Post A Comment:
0 comments: