Hashtag é um anglicismo que se incorporou no nosso “internetês”. A palavra é formada a partir de outras duas, que são hash (que nada mais é que o símbolo # - que se chama cardinal). A palavra tag é um termo informático utilizado para palavras-chave, categorias, ou “etiquetas”.
Hashtags são compostas pela palavra-chave do assunto antecedida pelo símbolo cardinal (#). As hashtags viram hiperlinks dentro da rede, indexáveis pelos mecanismos de busca das redes sociais e dos motores de busca.
Sendo assim, outros utilizadores podem clicar nas hashtags (ou procurá-las em mecanismos como o Google) para ter acesso a todos que participaram na discussão.
As hashtags começaram por ganhar fama no Twitter mas agora pode sutilizar nas várias redes sociais, principalmente no Instagram. Já no Facebook não é muito aconselhável.
Por exemplo, quando um utilizador partilha algo com a hashtag #bluesky permite que os utilizadores dessa rede social, ao pesquisarem a hashtag #bluesky, encontrem esse conteúdo. As hashtags devem ser curtas, isoladas e descrever a publicação da melhor forma possível.
Devido ao seu uso difundido, o termo foi incorporado ao dicionário de língua inglesa Oxford, em junho de 2014, sendo definido como:
- hashtag n. (nas redes sociais de sites e aplicações) uma palavra ou frase após um cardinal usada para identificar mensagens relacionadas a um tópico específico; [também] o próprio símbolo do cardinal quando utilizado desta maneira.
Qualquer um pode criar uma hashtag. Tudo o que precisas para criar uma hashtag é pensar nisso. Então nas redes sociais começa a usar nas tuas mensagens.
Normalmente, adicionas ao fim das mensagens. Mas podes adicionar em qualquer lugar na mensagem que faz sentido, desde que seja legível.
Novas Hashtags
Se achas que inventaste uma hashtag completamente nova, faz uma pesquisa primeiro na plataforma social que pretendes usá-la.
Cerca de 25% das vezes, a hashtag que queremos usar já está a ser usada para algum outro propósito.
Tens que verificar também, se nomes de utilizadores, não correspondem à Hashtag. Pode causar confusão usar uma hashtag como #netthings se houver um utilizador @netthings.
Tornar as hashtags fáceis de lembrar e entender
Mantém hashtags o mais curto possível. Isso é especialmente importante para o Twitter, onde tens uma contagem limitada de caracteres.
É melhor hashtag ser apenas uma palavra, frase ou abreviação compreensível.
Hashtags que são longas, difíceis de pronunciar ou difíceis de lembrar, serão difíceis de usar também.
Como usar uma hashtag que já existe
Em vez de criar a própria hashtag, às vezes queres entrar numa discussão em torno de um tópico onde uma hashtag já existe.
Simplesmente adicionarias essa hashtag em algum lugar (geralmente no final) do teu tweet no Twitter ou outras atualizações de redes social.
Ao fazer isso, estás a partilhar o teu conteúdo relacionado a esse mesmo tópico. Adicionando a hashtag ao teu conteúdo, estás a dizer: "Olá, eu quero entrar nessa discussão".
Outros interessados nesse tópico verão o teu conteúdo.
Quando não usar uma hashtag
Evita a poluição por hashtags. Certifica-te sempre de que o teu conteúdo é relevante para a hashtag que usas.
Caso contrário, as pessoas podem denunciá-lo por ser um spammer, ou responder testily.
Post A Comment:
0 comments: