Impossibilidade de assistência médica, dificuldade no atendimento telefónico e vacinação foram os principais motivos de reclamação registados em março deste ano
Volvido um ano desde o início da pandemia de COVID-19, uma análise do Portal da Queixa revela que as reclamações dirigidas ao setor da Saúde dispararam 73%, face a 2019. Entre 1 de março de 2020 e 29 de fevereiro de 2021, a plataforma recebeu mais de 7.500 reclamações. Em março deste ano, já foram contabilizadas 526 queixas. A impossibilidade de ser atendido por um médico é o principal motivo de reclamação dos portugueses e a categoria mais reclamada durante o mês de março, é a dos Planos e Seguros de Saúde, seguindo-se o SNS.
É um facto que a pandemia da Covid-19 veio alterar o funcionamento da maioria dos setores de atividade, entre os quais o setor de entregas, e-Commerce, hotelaria, entre outros, mas sobretudo, o setor da Saúde. Após um ano de pandemia, a equipa do Portal da Queixa fez um balanço das reclamações dirigidas à área da saúde, setor que está na linha-da-frente do combate à doença.
Desde o início de março de 2020 até ao final de fevereiro de 2021, foram registadas na plataforma 7.563 reclamações dirigidas ao setor da saúde, um aumento de 73% face a igual período do ano anterior (1 de março de 2019 até 29 de fevereiro de 2020), onde foram registadas 4.370 queixas.
Analisando o corrente mês de março, a plataforma de comunicação global entre consumidores e marcas/entidades, recebeu até ao dia 30 de março, 526 reclamações, uma ligeira subida comparativamente com o período homólogo (março de 2020), onde se verificaram 508 queixas.
Durante este mês de março, as categorias alvo do maior número de reclamações foram: Plano e Seguros de Saúde (124 queixas), Serviço Nacional de Saúde (106), Hospitais e Centros de Saúde (97), Grupos Privados de Saúde (60) e Farmácias (55).
O estudo apurou que, no mês de março, entre os três principais motivos de reclamação reportados pelos consumidores no Portal da Queixa, estão a impossibilidade de ser atendido por um médico (37%), a dificuldade no atendimento telefónico (34%) e a vacinação (8%), sendo que, este último, resulta do facto de a campanha de vacinação que se encontra a decorrer e está relacionado com as dúvidas e dificuldades dos utentes sobre a mesma.
Variação do número de reclamações mensais entre março de 2020 e fevereiro de 2021:
Mês | Reclamações |
Março | 508 |
Abril | 491 |
Maio | 628 |
Junho | 615 |
Julho | 676 |
Agosto | 594 |
Setembro | 655 |
Outubro | 734 |
Novembro | 724 |
Dezembro | 681 |
Janeiro | 787 |
Fevereiro | 470 |
Casos registados no Portal da Queixa
A atestar a insatisfação dos portugueses, estão alguns dos casos registados no Portal da Queixa, enquanto plataforma de comunicação global entre consumidores e marcas, e a única que partilha publicamente experiências de consumo e os resultados da resolução dos problemas reportados.
Carla Martins, alerta na sua reclamação para o facto de o pai, de 78 anos e com problemas respiratórios, ainda não ter sido vacinado.
Outra consumidora, Dulce Sousa, reporta a sua indignação perante o facto de os pais – com 82 e 89 anos -, ainda não terem sido chamados para serem vacinados.
Por seu turno, Dina Domingos, é uma das muitas utentes que denuncia o facto de não conseguir contactar telefonicamente o Centro de Saúde.
De acordo com Pedro Lourenço, CEO & Founder do Portal da Queixa by Consumers Trust: “Enquanto que, verificámos indicadores de redução do número de reclamações através dos canais do Estado, nomeadamente no Livro Amarelo e de Reclamações, que induzem em erro na interpretação do atual estado do setor, no Portal da Queixa este crescimento é demais evidente, demostrando, não só, que os utentes do SNS estão descontentes com o serviço prestado, mas também pela desacreditação no regulador de defesa do consumidor, que manifestamente não traduz confiança na resolução dos problemas apresentados.”
NOTA: Todas as reclamações efetuadas no Portal da Queixa dirigidas ao setor da Saúde estão disponíveis para consulta pública em: www.portaldaqueixa.com
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