Lenovo Group (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) anunciou resultados recordes para o Grupo no quarto trimestre e no ano fiscal, com um crescimento fenomenal em todas as áreas do negócio. Os resultados demonstram a resiliência e a capacidade do Grupo de alcançar um crescimento equilibrado, consistente e sustentável à medida que continua a diversificar e a transformar em linha com a sua estratégia corporativa 3S (Smart IoT, Smart Infrastructure, Smart Solutions).
A receita do Grupo no quarto trimestre cresceu 48% face ao período homólogo, para 15,6 mil milhões de dólares. O lucro registou a maior taxa de crescimento nos últimos dois anos - com a receita antes de impostos (Pre-tax income, PTI) de 380 milhões de dólares e uma receita líquida de 260 milhões de dólares – com um aumento de 392% e 512%, respetivamente. Os resultados do quarto trimestre fecharam um ano recorde, com a receita anual do Grupo a ultrapassar os 60 mil milhões de dólares, somando mais de 10 mil milhões de dólares ao ano fiscal anterior. O lucro cresceu ainda mais rápido, com uma receita antes de impostos de quase 1,8 mil milhões de dólares e uma receita líquida de 1,2 mil milhões de dólares - ambas acima de 70% em relação ao ano anterior.
O Conselho de Administração da Lenovo declarou um dividendo final de 3,09 centavos de dólar americano ou 24 centavos de dólar de Hong Kong por ação para o ano fiscal encerrado a 31 de março de 2021.
Destaques Financeiros:
Citação do Chairman e CEO - Yuanqing Yang:
“No último trimestre, registámos o nosso trimestre de crescimento mais rápido em quase uma década e fechámos o ano fiscal com uma nova conquista de ultrapassar os 60 mil milhões de dólares em receita e um crescimento significativo no lucro para um novo recorde. Esses máximos históricos foram alcançados e impulsionados pelas nossas competências essenciais de uma estratégia clara, produtos inovadores, excelência operacional e modelo global-local para corresponder às novas necessidades no Novo Normal.” disse Yuanqing Yang, Chairman e CEO da Lenovo. “Olhando para o futuro, vamos captar as enormes oportunidades de crescimento criadas pelas tendências de mercado de atualização de consumo de informações, atualização de infraestrutura e atualização de aplicações para impulsionar o crescimento sustentável a longo prazo, garantindo que possamos construir um futuro ainda mais inteligente nos próximos anos.”
Recorde do quarto trimestre impulsionado pelo crescimento simultâneo da receita de dois dígitos em todos os principais negócios
- Melhor quarto trimestre de todos os tempos para PC e Smart Devices Group (PCSD) com 12,4 mil milhões de dólares em receita, um aumento de 46% em relação ao ano anterior e uma rentabilidade com um recorde histórico de 6,7%.
- Todas as áreas geográficas alcançaram um alto crescimento de dígitos na receita de PCSD e o volume de PC ultrapassou o mercado - fortalecendo ainda mais a posição global da empresa como número um em PCs.
- Os tablets alcançaram um trimestre marcante, com as remessas a crescer 157% face ao período homólogo - cerca de três vezes mais rápido que o mercado.
- O elevado crescimento e os volumes do segmento premium (Gaming, Thin & Light, Chromebooks, Visuals) continuam a superar o mercado e oferecem fortes taxas de crescimento de dois a três dígitos.
- A receita do Mobile Business Group (MBG) atingiu um elevado crescimento, um aumento de 86% com relação ao ano anterior, para 1,54 mil milhões de dólares - atingindo uma receita antes de impostos de 21 milhões de dólares - um recorde desde a aquisição da Motorola.
- O relacionamento ampliado com as transportadoras e o forte portfólio de produtos, incluindo produtos 5G, viram os volumes de smartphones crescerem a uma taxa de três dígitos na América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico.
- A participação no mercado de smartphones na América Latina atingiu um recorde de quase 21%.
- A receita do Data Center Group (DCG) foi elevada, crescendo 32% face ao ano anterior para 1,6 mil milhões de dólares, o quinto trimestre consecutivo de crescimento premium-to-market. A rentabilidade melhorou 4,4 pontos no comparativo anual.
- O negócio de Cloud Service Provider cresceu 73% face ao período homólogo e 61 pontos premium para o mercado.
- A receita recorde do quarto trimestre foi alcançada por Servidor, Armazenamento, Infraestrutura Definida por Software, Software e HPC / AI. O armazenamento tradicional foi um destaque particular, crescendo 73% em comparação com o ano anterior.
- Negócios Burgeoning Edge apresentam fortes sinais de crescimento futuro.
- Os negócios de transformação também alcançaram um crescimento recorde, impulsionado pelo forte crescimento contínuo em serviços e receita de software *, um aumento de 44% face ao período homólogo. A receita de serviços geridos * (DaaS, TruScale) quase duplicou e a receita de soluções * cresceu 65% em comparação com o ano anterior.
Conquista do ano fiscal impulsionado pelo aproveitamento de competências essenciais de estratégia clara, inovação de produto, excelência operacional e modelo Global / Local
- Pela primeira vez, a receita do Grupo ultrapassou os 60 mil milhões de dólares, um aumento de mais de 10 mil milhões de dólares, ou 20% de crescimento anual em apenas um ano.
- O Intelligent Devices Group (PCSD e MBG) e o Data Center Group obtiveram um crescimento de receita de 20% e 15%, respetivamente.
- A transformação liderada pelo serviço do Grupo está a avançar. A receita de Software e Serviços cresceu duas vezes mais rápido que a receita geral do Grupo, em quase 40% em comparação ao ano anterior, para um recorde de 4,9 mil milhões de dólares - agora representa 8% * da receita do Grupo.
Destaques operacionais
- A partir de 1º de abril de 2021, o Grupo Lenovo reuniu equipas de services e solutions e recursos de toda a empresa para formar uma organização dedicada - o novo Solutions & Services Group (SSG). Este grupo de negócios fortalecerá ainda mais o portfólio de attached services e aumentará as attach rates, aperfeiçoará e expandirá os serviços geridos e desenvolverá soluções reproduzíveis nas principais indústrias verticais.
- A cadeia de fornecimento global do Grupo continua a ser a melhor da classe, com a presença global a expandir-se para incluir uma nova fábrica interna na Hungria que estará totalmente operacional no final de 2021. Mais recentemente, o Gartner classificou a Lenovo como um dos 25 principais distribuidores do mundo, citando a empresa como um executor de destaque na transformação de negócios orientada para o cliente, conhecida por abraçar o uso de tecnologias avançadas como 5G, blockchain e inteligência artificial para otimizar a entrega de produtos e soluções para clientes em 180 mercados.
- O progresso e as ambições em torno da sustentabilidade continuam a um ritmo significativo, com as emissões de gases de efeito estufa de Scope 1 e 2 reduzidas em 92% na última década e novas metas agressivas baseadas na ciência para 2030 em vigor para impulsionar o progresso ainda mais difícil. A empresa também foi reconhecida pelo Corporate Knights Index anual como uma das 100 empresas mais sustentáveis do mundo .
- A empresa foi indicada como uma das empresas mais inovadoras do mundo pelo Boston Consulting Group - ocupando a 25ª posição entre as 50 primeiras.
Perspetiva de negócios
Os desafios do AF 20/21 continuam, em diferentes níveis, no novo ano. No entanto, com as mudanças permanentes do mercado aceleradas ao longo do ano passado, as perspetivas do Grupo para o resto de 2021 e o ano fiscal 21/22 permanecem positivas. As mudanças do mercado durante o ano passado estão a potenciar três tendências principais nas quais o Grupo está a capitalizar. Em primeiro lugar, a atualização do consumo, com os clientes a despender mais tempo com os seus dispositivos, comprando mais e atualizando com mais frequência. Em segundo lugar, a atualização da infraestrutura, com os clientes a passar da compra de produtos de data center para a compra de soluções de infraestrutura total. E, finalmente, a atualização da aplicação, com a digitalização muito acelerada e a transformação inteligente, possibilitada pela IA, tornando-se uma realidade. O histórico comprovado de execução da Lenovo, o seu modelo operacional global-local e a nova estrutura organizacional alinhada a essas tendências vão fortalecer ainda mais a capacidade do Grupo de impulsionar o crescimento sustentável a longo prazo.
* receita faturada
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