Os criadores de conteúdo ImAUppa (gaming), Joana Sequeira (lifestyle e bem-estar), Boleias da Marta (viagens) e Matt Adlard (gastronomia) – partilham dicas para criar o melhor conteúdo sobre os respetivos temas
A Canon Portugal lançou o Content Creators Hub, um microsite para criadores de conteúdo no qual influenciadores de áreas como gaming, lifestyle e bem-estar, viagens e gastronomia partilham os seus conselhos e experiência, de forma a inspirar todos aqueles que queiram dar os primeiros passos na criação de conteúdo.
O vlogging continua a ganhar terreno aos formatos de comunicação tradicionais em plataformas como o YouTube, Twitch ou Instagram. ImAUppa, Joana Sequeira, Boleias da Marta e Matt Adlard são os primeiros quatro especialistas que se uniram à Canon para partilhar dicas e conselhos sobre vídeo e fotografia, com o objetivo de ajudar o público a melhorar os seus próprios conteúdos – sejam gravados no seu quarto, em estúdios profissionais ou um pouco por todo o mundo.
O universo do gaming está representado por Joana Fortunato, conhecida como ImAUppa. A streamer de 21 anos sempre sentiu paixão pela área dos jogos e, ao mesmo tempo, herdou do pai o gosto pela fotografia: uma combinação perfeita para este projeto. Durante três anos, ImAUppa pertenceu a um clube de fotografia analógica, onde aprendeu técnicas que hoje aplica no seu trabalho criativo como streamer de jogos na Twitch – plataforma onde conta atualmente com 127.000 seguidores. Neste projeto promove a Canon EOS M50 Mark II.
“Hoje em dia, com a quantidade de criadores de conteúdo que já existe, é mais difícil destacarmo-nos. É importante interagir com o público, partilhar conteúdos em diferentes plataformas e apostar em materiais de vídeo e de áudio com alta qualidade. Durante as lives, é muito importante ter um bom cenário, um bom fundo e uma boa qualidade de som e vídeo – as pessoas sentem,” afirma ImAUppa.
Por sua vez, Joana Sequeira, vlogger de lifestyle e bem-estar, iniciou o seu percurso como criadora de conteúdos digitais no Instagram em 2015 – plataforma onde agora conta com 83.000 seguidores. Um ano depois, criou um canal de YouTube, através do qual explora o seu gosto por vídeo e edição. Hoje, partilha conteúdos em diferentes plataformas, com o objetivo de inspirar, entreter e partilhar o lado bom da vida com os seus seguidores. Joana promove as câmaras EOS R e PowerShot G7 X Mark II neste projeto.
“Explorar as funcionalidades das câmaras não só é divertido, como pode deixar o conteúdo muito mais bonito,” comenta a influenciadora. “Apostar em elementos como a desfocagem do fundo e o efeito de câmara lenta pode dar um toque especial aos vídeos, sobretudo em ambientes com luz natural.”
Já Marta Durán, conhecida pelo seu projeto Boleias da Marta, é licenciada em Comunicação Social e descobriu a sua paixão pelas viagens em 2014, durante uma missão de voluntariado em Moçambique. Em 2016 percorreu 11 países da Europa sozinha, à boleia; e em 2019 fez uma viagem de bicicleta desde Carnaxide até à Guiné-Bissau, com paragens em Marrocos, Mauritânia e Senegal. É líder de viagens da Nomad e encontra na fotografia a sua forma de expressão criativa.
Com 50.300 seguidores no Instagram, Marta confessa que a rotina a inquieta, e procura “viver o agora”, ao invés de “andar a vida toda a adiar”. A fotografia é a sua aliada para documentar a descoberta do mundo – e utiliza, para esta iniciativa, as câmaras EOS RP e PowerShot G7X Mark III.
Por fim, o chef de pastelaria autodidata Matt Adlard encarrega-se da categoria de gastronomia. Apesar de ser filho de um chef premiado com estrelas Michelin, o jovem não sentiu o apelo da cozinha até aos 20 anos, momento em que começou a consultar tutoriais online e a replicar as receitas para aprender. Dois anos depois, criou o blog Topless Baker, que conta com vários vídeos virais; e hoje é responsável por uma escola de pastelaria online.
Para Matt é fundamental confiar na equipa que o acompanha: “Hoje em dia publico entre 10 e 15 vídeos por mês, para além de três vídeos de 10 minutos para as minhas aulas de pastelaria online, outros para o Instagram e TikTok a cada semana, e ainda as stories diárias no Instagram.” Nesse sentido, e para assegurar o melhor conteúdo ao seu público – 349.000 seguidores no YouTube –, recorre à Canon EOS M50 Mark II.
Raquel Santos, Diretora de Marketing da Canon Iberia, afirma: “É um privilégio para a Canon ver como estes criadores trabalham e aprender com eles, porque sabemos, sem qualquer dúvida, que têm muito para dizer e oferecer; como, de resto, têm feito ao longo dos anos. Desenvolvemos este microsite para apoiar a tendência crescente da criação de conteúdos online em diferentes plataformas: ela é o presente e o futuro e queremos fazer a nossa parte. Continuaremos a alimentar este espaço de inspiração com outros temas igualmente interessantes, para apoiar todas as pessoas que querem começar a criar e também aquelas que já estão a fazê-lo.”
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