Em 2021, EDP lidera ranking das marcas Portuguesas mais valiosas e CGD é a marca com maior crescimento de valor financeiro
ONSTRATEGY apresenta resultados do estudo anual de Valor Financeiro das Marcas Portuguesas em 2021.
A Consultora OnStrategy acaba de divulgar os resultados do estudo das Marcas Portuguesas Mais Valiosas 2021, reportando aos resultados financeiros de 2020.
O cálculo do Valor Financeiro de Marca é desenvolvido em conformidade com as normas ISO10668 e ISO20671, através da metodologia de Royalty Relief, cujo processo obedece às seguintes fases: determinação de estimativas de vendas e prestação de serviços, determinação da taxa de royalty, aplicação do índice de força de marca, determinação da taxa de desconto, e determinação do valor económico da marca.
Entre mais de 200 marcas Portuguesas que publicam as suas contas, destaca-se a EDP como a marca com maior valor financeiro (2.850 M€) e a CGD Caixa Geral de Depósitos como a marca que regista maior crescimento.
As 25 marcas Portuguesas mais valiosas são:
- EDP 2.850 M€ (+10,9%).
- GALP ENERGIA 1.562 M€ (+22,6%).
- JERONIMO MARTINS 912 M€ (-0,3%).
- PINGO DOCE 765 M€ (-4,7%).
- MILLENNIUM BCP 652 M€ (+8,7%).
- CGD – CAIXA GERAL DEPOSITOS 636 M€ (+48,9%).
- MEO 633 M€ (+6,7%).
- EDP RENOVAVEIS 599 (+15,2%).
- BANCO BPI 484 M€ (+7,3%).
- NOS 481 M€ (-1,2%).
- CONTINENTE 452 M€ (+11,3%).
- SONAE 335 M€ (+6,3%).
- MOTA ENGIL 332 M€ (+2,2%).
- FIDELIDADE 275 M€ (+17,0%).
- SUPER BOCK 256 M€ (-5,5%).
- THE NAVIGATOR COMPANY 242 M€ (-3,2%).
- TAP 182 M€ (-29,7%).
- CTT 181 M€ (+13,8%).
- CUF 170 M€ (+11,8%).
- WORTEN 152 M€ (-7,9%).
- LUZ SAUDE 144 M€ (+11,6%).
- SL BENFICA 144 M€ (NA).
- DELTA 143 M€ (-24,3%).
- BRISA 138 M€ (-16,4%).
- TRANQUILIDADE 138 M€ (+1,5%).
João Baluarte, Partner e Responsável pelos Estudos Financeiros da OnStrategy refere, “este estudo é realizado em conformidade com as normas ISO10668 e ISO20671, com base na consolidação dos resultados obtidos pelas marcas no exercício de 2020, e em fontes externas e públicas e internas da OnStrategy, em que a pandemia teve impactos diferentes e evidentes entre os vários setores de atividade. Entre as mais de 200 marcas Portuguesas auditadas e avaliadas, esta tabela destaca as 25 com maior valor financeiro, que apesar da crise, são vencedoras e mantiveram a sua resiliência em contexto pandémico”.
A Avaliação Financeira de Marca (método Royalty Relief):
A OnStrategy avalia, desde 2009, a energia, a força e o valor financeiro de mais de 200 marcas Portuguesas de acordo com a metodologia de Royalty Relief.
Este trabalho é desenvolvido em conformidade as normas ISO10668 e ISO20671 através de um processo que obedece às seguintes fases: determinação de estimativas de vendas e prestação de serviços (receitas futuras num período explicito de cinco anos com base em tendências históricas das receitas, estimativas de crescimento de mercado, forças competitivas e projeções de analistas), determinação da taxa de royalty (revisão de acordos de licenciamento comparáveis, análise de margens e fontes de valor nas diferentes indústrias, definição do intervalo médio da taxa de royalty para o setor de atividade), aplicação do índice de força de marca (relação Emocional com os stakeholders, reputação, experiência, presença e atividade no mercado, força da equipa e saúde financeira), determinação da taxa de desconto (taxa de desconto para calcular o valor atual líquido dos ganhos futuros associados à marca, contabilizando o valor temporal e o risco associado), e determinação do valor económico da marca (valor atual líquido dos royalties após imposto).
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