Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Concurso de ideias BfK 2020: sustentabilidade, educação e respostas a cancro e vírus entre os vencedores

Concurso de ideias BfK 2020: sustentabilidade, educação e respostas a cancro e vírus entre os vencedores
Share it:
Projetos EARHART (Instituto Superior de Educação e Ciências – ISEC Lisboa), SmartText (Atlântica – Instituto Universitário, Oeiras), Kendir Studios (Instituto Politécnico do Porto – Escola Superior de Educação), spiro4MALAIDS (Universidade de Coimbra) e expressPIK (Universidade do Algarve) foram as ideias nascidas da Investigação científica no ensino superior promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI)
Concurso de ideias BfK 2020: sustentabilidade, educação e respostas a cancro e vírus entre os vencedores
Um software que recorre à Inteligência Artificial para ligar o setor aeronáutico em Blockchain e que promete patrocinar a primeira transferência entre aeronaves no mundo; uma tecnologia que filtra 85% dos óleos e gorduras alimentares presentes na água, reduzindo a poluição que os mesmos causam; e um jogo que pretende devolver a motivação ao ensino. Estas são três das ideias nascidas do conhecimento científico e tecnológico realizado em Instituições de Ensino Superior portuguesas premiadas ontem, 15 de julho, na edição de 2020 do programa Born from Knowledge Ideas, promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI), e que visa impulsionar a transferência de conhecimento para o tecido empresarial. As ideias de negócio distinguidas ganharam acesso a um programa de aceleração em Ciência e Tecnologia com a duração de 3 meses, também da responsabilidade da ANI. Estão previstas três edições - Norte, Centro e Alentejo - em que os participantes terão ao longo de três meses o acompanhamento próximo de uma rede de mentores, constituída por outros empreendedores, entidades parceiras da ANI, empresas, entre outros. O objetivo é capacitá-los de forma a poderem acelerar o processo de transferência de conhecimento em produtos ou serviços para o mercado.

Numa edição ainda marcada pela pandemia, o júri decidiu premiar dois projetos de saúde: na categoria “Soluções Tecnológicas para Prevenção, Deteção e Tratamento da Covid-19”, distinguiu-se o projeto spiro4MALAIDS que descobriu uma molécula promissora que, além de inibir o HIV-1 e o HIV-2 também mostrou ser ativa contra estirpes multirresistentes do mesmo vírus. Provou, igualmente, ser ativa contra vírus como o influenza ou o coronavírus. Por sua vez, o expressPIK, um teste de diagnóstico complementar com base na expressão de mutação do RNA, para ajudar os médicos a identificar pacientes com cancro de mama com maior probabilidade de responder ao tratamento com alpelisibe ou outras terapias anti-PIK, venceu na categoria “Saúde e Bem-Estar”.

No BfK Ideas 2020, adiado por causa da pandemia, estiveram a concurso 33 projetos, distribuídos por seis categorias: Inteligência Artificial e Tecnologias Avançadas de Produção; Recursos Naturais, Ambiente, Energia e Mobilidade Sustentável; Saúde e Bem-Estar; Turismo, Indústrias Culturais e Criativas; Recursos naturais para a valorização do interior; e Soluções Tecnológicas para Prevenção, Deteção e Tratamento da Covid-19.

O júri, formado por João Mendes Borga, administrador da ANI; José Vale, head of innovation and entrepreneurship do IAPMEI; Rui Ferreira, vice-presidente executivo da Portugal Ventures; e Cláudia Montenegro, diretora de Responsabilidade Social da Galp, avaliou os oito finalistas, que ontem apresentaram os seus pitches, depois de uma mentoria recebida no Instituto Pedro Nunes (IPN).

Se para Catarina Trindade, da SmarText, a distinção significa “o reconhecimento do potencial da ideia”, essencial para a angariação do financiamento necessário à prossecução do projeto, para Luís Santos, da EARHART, o prémio reconheceu que o projeto “transformará o mundo da aviação”.

Nuno Alves, da Spiro4MALAIDS, garantiu que os próximos passos estão bem definidos: “vamos avançar com os estudos in vivo logo que possível e constituir-nos como start-up para podermos concorrer a financiamento”. Também Ana-Teresa Maia, da expressPIK tem os planos bem definidos: “A prioridade é angariarmos investidores para continuar a desenvolver a tecnologia e contratar recursos humanos”.

Por sua vez, Eduardo Nunes, só pensa continuar a trabalhar para implementar logo que possível o Kendir Studios, pelas instituições de ensino das mais diversas geografias. “A prioridade é lançar logo que possível o jogo adaptado à matemática do 6º ano”.

BfK Rise: Programa de Aceleração Tecnológica de três meses

Os vencedores do BfK Ideas têm entrada direta para o programa de Aceleração em ciência e tecnologia “BfK Rise”,

O Born from Knowledge é um programa promovido pela ANI que visa promover uma cultura de valorização do conhecimento científico e tecnológico em Portugal.

Mais informações sobre os projetos vencedores:

EARHART para reduzir ineficiência, erros e custos na indústria aeronáutica

A indústria aeronáutica, a viver uma profunda crise na sequência da pandemia por Covid-19, não comunica entre si, o que, além da poupança de recursos, lhes permitiria reduzir drasticamente a ineficiência, erros que custam tempo e dinheiro e podem até colocar em causa a segurança. É neste contexto que surge a solução EARHART, uma base comum na Blockchain para unir todas as companhias aéreas, através da criação de protocolos para que toda a informação seja imutável, de confiança e instantânea. Permite uma redução de intervenientes em todo o processo, uma vez que tudo é conduzido de forma automática e numa base comum, os tempos de processamento são eliminados.

Embraer e Streamline são early adopters da tecnologia que Luís Santos, um dos promotores, potenciará a primeira transferência entre aeronaves em Blockchain do mundo.

O projeto deverá ficar concluído em 2024, prevendo-se que os dois primeiros módulos estejam prontos em setembro deste ano.

SmartText: porque só 15% a 20% dos óleos e outras gorduras alimentares não vão parar aos nossos recursos hídricos

Existe um problema: uma quantidade muito reduzida (estimada em 15 a 20%) de óleos e gorduras são retidos atualmente nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e são eliminados sem qualquer tipo de valorização. Um litro de óleo contamina um milhão de litros de água, tantos quantos precisaríamos para viver até aos 40 anos. Recorrendo a materiais abundantes na natureza e biodegradáveis, celulose e argila, a SmarText é um filtro que, usando nanopartículas, permite filtrar cerca de 85% do óleo das águas antes de estas serem despejadas nos afluentes de água.

A SmarText alia ainda um baixo custo de produção à valorização de recursos, já que a gordura captada da água pode ser vendida à indústria dos biocombustíveis, entre outras.

O projeto conta já com parceiros como a Águas de Portugal e a Prio (que tem dificuldade em encontrar matéria-prima de qualidade, a que esta tecnologia lhe permitiria aceder).

Jogar, aprendendo, permitiria devolver aos alunos a motivação para aprender

Kendir Studios é um projeto que oferece aventuras digitais com um propósito. Verificando que a desmotivação e as perdas de aprendizagem aumentaram com a pandemia junto dos alunos portugueses, os investigadores do Instituto Politécnico do Porto desenvolveram um motor de criação de jogos educativos no estilo Role-Playing Games (RPG) com capacidade educativa completa e funcionalidades de suporte ao estudo.

Completamente em 3D, os jogos são adaptáveis aos diversos níveis de ensino, disciplinas e mercados, pelo que os promotores estão já a receber contactos de várias instituições de ensino de alguns países para a implementação do Kendir Studios.

O projeto conta com uma equipa de 30 investigadores e especialistas pedagógicos, tendo também encetado contactos com profissionais de outras geografias para que a implementação da tecnologia nas mesmas seja rápida.

E se houvesse um medicamento para inativar vírus, retrovírus e bactérias como a da Malária?

O risco de uma nova pandemia não desaparecerá com o controlo global da Covid-19. Há outros vírus com potencial de criar uma situação como a que hoje vivemos ou até mais grave. Spiro4MALAIDS resulta da descoberta de novas espiro-β-lactamas com notável atividade contra vírus como o HIV, o Influenza, o Coronavírus e bactérias como a que provoca a Malária, por exemplo.

BSS-730A tem, segundo Nuno Alves, um dos promotores, um perfil “farmacoterapêutico revolucionário”.

Neste momento, existe já um pedido de patente nos Estados Unidos e na Europa e o objetivo da equipa de investigadores é arrancar com testes in vivo para, até o final de 2023, começarem os ensaios clínicos de primeira fase.

expressPIK torna terapia ao cancro da mama num tiro ao alvo

O tratamento com alpelisibe ou outras terapias anti-PIK vieram revolucionar a terapêutica ao cancro da mama, ao possibilitar tratar apenas as células afetadas pelo cancro, preservando as restantes. No entanto, nem sempre os testes existentes no mercado leem a mutação PIK3CA, presente em muitos cancros da mama. O expressPIK vem responder a essa lacuna, caracterizando-se com um teste diagnóstico complementar com base na expressão de mutação do RNA fiável, rápido (resultados em duas horas) e barato. O objetivo é ajudar os médicos a identificar pacientes com cancro de mama com maior probabilidade de responder ao tratamento com alpelisibe ou outras terapias anti-PIK.

Com um potencial de negócio calculado pela equipa de investigadores de 70 milhões de euros ao ano, e podendo ser escalável a outros cancros com mutações similares, a solução poderá ter um protótipo daqui a ano e meio.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: