No ano passado, quando as pessoas pesquisavam as informações mais recentes sobre o coronavírus, incluindo a reabertura das escolas ou sobre a retoma do turismo, a BBC reconheceu que precisava de encontrar novas formas de levar o seu jornalismo às suas audiências, alinhando-se com as novas mudanças de hábitos de consumo de notícias. A BBC lançou uma nova ferramenta online, a BBC Corona Bot, que usa a tecnologia de IA para ajudar o jornalismo explicativo da BBC News e responder a perguntas específicas com com uma resposta a uma pergunta específica, sempre que possível, ou apontando para websites das autoridades de saúde quando apropriado. A tecnologia de IA permitiu à BBC alcançar novos públicos e direcionar mais tráfego para as suas histórias de notícias e para os explicadores.
Este é um exemplo de como a IA pode ajudar as redações a construírem novos públicos e a automatizar tarefas que libertam tempo para os jornalistas trabalharem nos aspectos mais criativos da produção de notícias, deixando tarefas mais entediantes e repetitivas para as máquinas. No entanto, as redações de todo o mundo temem que o acesso à tecnologia de IA seja desigual, com os grandes publishers, provavelmente, a beneficiarem ao máximo da inteligência artificial, enquanto que as organizações de notícias de menor dimensão são potencialmente deixadas para trás.
Para ajudar a minimizar esta lacuna, o Google News Initiative estabeleceu uma parceria com a Polis, um think tank de jornalismo da London School of Economics and Political Science, para lançar uma academia de formação para 20 profissionais de media de forma a aprenderem como a IA pode ser usada para apoiar o seu jornalismo.
A Academia de IA para redações de menor dimensão é um programa online gratuito de seis semanas lecionado por jornalistas e investigadores líderes da indústria que trabalham na interseção do jornalismo com a IA. Este programa terá início em setembro de 2021 e irá receber jornalistas e programadores de pequenas organizações de notícias da região da Europa, Médio Oriente e África (EMEA).
No final do programa, os participantes terão uma compreensão prática dos desafios e oportunidades das tecnologias de IA. Os participantes irão aprender exemplos de como usar a IA para tornar o trabalho dos jornalistas mais eficiente através da automatização das tarefas repetitivas, como a transcrição de entrevistas ou pesquisa de imagens, e também como otimizar os processos de redação obtendo insights sobre qual o conteúdo que está a produzir maior envolvimento com a audiência.
Por exemplo, nos países nórdicos, o grupo de media Schibsted desenvolveu um modelo inovador para reduzir o preconceito de género na cobertura de notícias, enquanto que em Espanha, o El País utiliza uma ferramenta baseada em IA para moderar os comentários tóxicos.
Mais importante ainda, os participantes terão a oportunidade de criar planos de ação para orientar o desenvolvimento de projetos de IA nas suas organizações de notícias. O JournalismAI irá partilhar estes planos de forma aberta para ajudar publishers de todo o mundo.
Este programa piloto - que estamos a planear lançar noutras regiões em 2022 - é parte de um esforço de formação mais amplo ao longo dos últimos três anos pelo JournalismAI, uma parceria entre a GNI e a Polis para desenvolver a literacia em IA nas redações de todo o mundo. Mais de 110.000 participantes já participaram nos módulos de formação online disponíveis no Google News Initiative Training Center.
Este ano, o JournalismAI irá também criar um Pacote de Iniciação ao Jornalismo de IA para tornar as informações sobre IA no jornalismo mais acessíveis a pequenos publishers locais. Este pacote irá incluir exemplos de ferramentas de IA que podem resolver as necessidades básicas de pequenos publishers locais, como a identificação (tags) ou a transcrição.
Saiba mais sobre a Academia IA para redações de pequenas dimensões no JournalismAI website.
As candidaturas decorrem até às 11:59 PM GMT do dia 01 de agosto de 2021.
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