Migração da G-Suite da Google para o Office 365 da Microsoft garante maior escalabilidade, flexibilidade e segurança
A Bizdirect, empresa portuguesa do grupo Claranet, foi selecionada pelo Grupo MDS para assegurar a transformação da sua infraestrutura tecnológica em Portugal, no Brasil e em África. O projeto teve por objetivos a modernização e unificação das aplicações de produtividade, o reforço da segurança da informação em todos os dispositivos, e a simplificação da gestão e administração dos sistemas de forma centralizada e integrada, permitindo às equipas trabalhar de um modo mais simples e colaborativo.
Tendo por base a experiência da equipa de Cloud da Bizdirect em soluções Microsoft 365, foi executado um plano de migração da infraestrutura da G-Suite da Google para o Office 365. Com as exigências decorrentes dos atuais paradigmas de trabalho, a implementação de novas funcionalidades e componentes de segurança e conformidade foi um dos focos, através da adoção da plataforma inteligente de gestão de mobilidade e segurança da Microsoft, Enterprise Mobility + Security.
Pela dimensão e complexidade do projeto, este decorreu em duas fases. Em primeiro lugar, foi feita a migração das caixas de correio, contactos e calendário de cerca de 1 500 utilizadores, sem interferir no workload dos colaboradores. Numa segunda fase, foi realizado um comparativo de funcionalidade entre os recursos já utilizados no grupo e o portefólio Microsoft 365, de forma a integrar o maior número de ferramentas numa única consola de administração, redução de custos, e aquisição e expansão. Nesta fase, foram configuradas funcionalidades nativas do Office 365, como o Multi-Factor Authentication, Self-Service Password Reset, Mobile Device Management e sincronização de identidades dos utilizadores on-premises para a Cloud.
Paulo Terra, Diretor de Infraestruturas e Sistemas na MDS Group, explica que “este projeto insere-se na estratégia de modernização e transformação tecnológica que Grupo MDS tem vindo a desenvolver nos últimos anos. Promovemos uma cultura marcada por ambientes mais abertos e colaborativos, permitindo trabalhar de forma criativa e ágil. A adoção de plataformas da Microsoft, mais intuitivas e fáceis de usar, vem potenciar a produtividade e apoiar o trabalho remoto, sem descurar os requisitos de segurança. O suporte e a experiência da Bizdirect foram fundamentais para o sucesso do projeto, que ocorreu sem qualquer disrupção de serviço”.
A possibilidade de ativar e desativar novos aplicativos e serviços, podendo acompanhar o desenvolvimento e crescimento do grupo, a gestão numa única consola para um controlo de custos mais assertivo, uma maior mobilidade para as diferentes equipas do grupo, bem como a integração de ferramentas que otimizam o fluxo de trabalho da equipa são algumas das mais-valias alcançadas.
“A MDS trouxe-nos um desafio acrescido, na medida em que pretendia não só transformar a forma como as suas equipas trabalhavam, mas também transformar e modernizar a própria infraestrutura tecnológica. Ao transitar de Google para Microsoft, o grupo conseguiu implementar ferramentas e metodologias de trabalho que se materializam no tão falado ‘Modern Workplace’. Desta forma, os colaboradores são dotados de recursos mais colaborativos e de portais de self-provisioning, garantindo o sucesso do trabalho remoto sem comprometer a fiabilidade e operacionalidade do negócio”, conclui Nelson Alexandre Mira, Modern Workplace Lead na Bizdirect
Para mais informações: https://www.bizdirect.pt
Post A Comment:
0 comments: