ONSTRATEGY apresenta resultados das marcas mais relevantes e reputadas no 1º Semestre de 2021.
A Consultora OnStrategy acaba de divulgar os resultados do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas com os cidadãos Portugueses consolidando a informação referente aos primeiros 6 meses de 2021, no âmbito do estudo anual RepScore™.
Este trabalho é desenvolvido de forma contínua ao longo do ano e em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), avaliando os atributos associados à notoriedade, admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação.
Numa escala de 100 pontos, este estudo destaca as três marcas com melhor avaliação: a NESTLÉ com o melhor índice de reputação e relação emocional com 86,2 pontos, logo seguida pelas marcas DELTA e OLÁ com 85,8 pontos e 84,1 pontos respetivamente.
Setorialmente, são avaliadas mais de 40 indústrias, e as marcas que registam o melhor índice de reputação e relação emocional são:
- Banca: BPI (65,1pts).
- Sistemas de Pagamento: MULTIBANCO (74,1pts).
- Seguros: FIDELIDADE (64,9pts).
- Crédito ao Consumo: CETELEM (54,3pts).
- Energia: EDP (74,6pts).
- Tecnologia: MICROSOFT (80,8pts).
- Eletrónica de Consumo: SAMSUNG (75,3pts).
- Telecomunicações: MEO (75,2pts).
- Media: RFM (73,8).
- Multimedia Online: YOUTUBE (74,3pts).
- Retalho Alimentar: LIDL (78,4pts).
- Retalho Tecnologia: WORTEN (76,7pts).
- Retalho Online: AMAZON (77,5pts).
- Retalho Lar: IKEA (76,8pts).
- Retalho Bricolage e Acessórios: LEROY MERLIN (76,0pts).
- Retalho Desporto: DECATHLON (71,9pts).
- Retalho Textil: ZARA (70,2pts).
- Retalho Restauração: MC DONALDS (73,5pts).
- Retalho Saúde e Bem Estar: WELLS (69,6pts).
- Retalho Centros Comerciais e Outlets: COLOMBO (74,9pts).
- Alimentação: NESTLE (86,2pts).
- Bebidas Não Alcoólicas: LUSO (77,6pts).
- Bebidas Alcoólicas: SUPERBOCK (74,9pts).
- Alimentação Animal: FRISKIES (71,6pts).
- Higiéne Pessoal: L’OREAL (78,5pts).
- Higiéne do Lar: FAIRY (72,4pts).
- Saúde e Bem Estar: FUNDAÇÃO CHAMPALIMAUD (78,1pts).
- Farmaceuticas: PFIZER com melhor índice (71,9pts).
- Hotelaria e Lazer: POUSADAS DE PORTUGAL (73,2pts).
- Agencias de Viagens: VIAGENS ABREU (72,1pts).
- Linhas Aéreas: EMIRATES (71,7pts).
- Mobilidade: VIA VERDE (73,2pts).
- Automóveis: MERCEDES (74,0pts).
- Desporto: FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL (74,2pts).
- Brinquedos e Entretenimento: DISNEY (76,5pts).
- Jogos de Apostas: JOGOS SANTA CASA (71,6pts).
- Produtos Industriais: VISTA ALEGRE (75,4pts).
- Serviços Profissionais: CTT (71,6pts).
- Construção e Engenharia: MOTA ENGIL (55,7pts).
- Real State: REMAX (70,2pts).
- Acessórios de Moda: SWATCH (70,1pts).
- Luxo: OMEGA (75,8pts).
- Educação e Universidades: NOVA SBE (80,5pts).
- Auditoria, Consultoria e Serviços Jurídicos (target empresarial): DELOITTE (77,6pts).
Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy refere, “ao analisarmos os resultados deste índice em conformidade com as normas ISO20671 e ISO10668 que consolida os atributos de admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação das marcas junto dos cidadãos em Portugal verificamos que o primeiro semestre de 2021 registou uma quebra generalizada do mesmo, em que a principal justificação parece estar associada a uma diminuição da qualidade e eficiência dos touchpoints de comunicação; a pandemia veio alterar a forma como os cidadãos consomem a comunicação das marcas e a importância que atribuem aos diferentes veículos de comunicação, e neste contexto não é válido fazer mais do mesmo”.
O RepScore™:
A OnStrategy é a consultora que assina o Global RepScore™, e que avalia, desde 2009, o posicionamento e os níveis emocional e racional de reputação associados a mais de 2.000 marcas em Portugal.
Este trabalho é elaborado tendo por base um trabalho de campo que decorre em contínuo durante as 52 semanas do ano junto de mais de 40.000 cidadãos online e mais de 10.000 cidadãos presencialmente ou por telefone, sendo os mesmos representativos da sociedade Portuguesa no que respeita à distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.
Esta metodologia assenta numa abordagem qualitativa no que se refere ao Posicionamento da Marca, identificando e explorando todos os valores e atributos referidos espontaneamente, e uma abordagem quantitativa para a Reputação de Marca, indicando e explorando de uma forma induzida a notoriedade, a reputação emocional (admiração, relevância, confiança, preferência, recomendação), a reputação racional (produtos e serviços, inovação e diferenciação, ambiente de trabalho e bem estar, cidadania e responsabilidade social, governo e ética, liderança e visão, performance de negócio e financeira) e os comportamentos consequentes à perceção reputacional.
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