A Asus, através da Republic of Gamers, mais conhecida por ROG lançou em Março o seu novo telemóvel ponta, o Asus ROG Phone 5.
A primeira coisa que vem à cabeça é porque este modelo foi o 5 e não o 4 mas a explicação é simples, tem a ver com as convenções de nomenclatura chinesas e tailandesas.
O ROG Phone 5 tem várias variantes mas a que vamos testar é a de 12GB de RAM com 256 GB de armazenamento interno e é de cor preta.
Esta máquina de topo vem o Snapdragon 888, um ecrã AMOLED com uma taxa de atualização de 144Hz e uma enorme bateria de 6000mAh.
Vamos então ver a análise detalhada.
Unboxing
Uma caixa brutal e bem robusta, sem problemas no transporte. A caixa tem animações por dentro que ganham vida quando começas a configurar o telemóvel. Brutal!
A caixa trazia o seguinte:
- Asus ROG Phone 5;
- Manual de utilizador;
- Autocolantes de personalização;
- Carregador;
- Cabo Type-C;
- Capa de Proteção;
Design
O Asus ROG Phone 5 tem um design muito bonito e engraçado, semelhante ao seu antecessor, o ROG 3: um retângulo preto.
Temos o ícone ROG da tampa traseira filtrado através de blocos que fazem parecer de 8 bits. Em cima temos uma linha de Câmaras encostadas ao lado esquerdo.
Existe um Painel de luz RGB (na parte traseira).
A tampa traseira é protegida de vidro Corning Gorilla Glass 3
Por baixo temos a porta USB-C e ao lado dela temos uma entrada de audio 3.5mm que é sempre bem vinda.
O telemóvel tem quatro microfones colocados ao redor do telefone na parte superior, inferior, direita e ao lado do bloco da câmara na parte traseira, para captar voz na maioria dos ângulos.
Na parte de cima podemos então ver um dos microfones e de resto esta é lisa.
Há uma coisa que o ROG 5 faz melhor do que qualquer outro telemóvel: colunas de som. As colunas frontais duplas de 12x16mm com som Dirac HD são bastante boas, projetando camadas sobrepostas de áudio.
Na frente temos uma pequena borda em cima que é onde está a câmara frontal e também um pequena borda em baixo.
Apesar da tampa traseira ser de plástico o resto do corpo é de metal e tem as seguintes dimensões 172,8x77,3x10,3mm.
Do outro lado temos uma gaveta de cartões com botões de ombro que vamos falar já a seguir.
Há botões de volume acima de um botão power no lado direito, com botões de toque capacitivos nas bordas superior e inferior do lado direito que agem como botões de ombro.
Características
: 6,78 polegadas do tipo AMOLED, cores 1B, 144 Hz, HDR10 +, 800 nits (típico), 1200 nits (pico), resolução de 1080x2448px, proporção de 20,4: 9, 395ppi.
Processador: Qualcomm SM8350 Snapdragon 888 (5 nm): Octa-core (1x2,84 GHz Kryo 680 e 3x2,42 GHz Kryo 680 e 4x1,80 GHz Kryo 680);
GPU: Adreno 660.
RAM: 12GB RAM;
Armazenamento interno: 256 GB; UFS 3.1.
OS / Software: Android 11, ROG UI.
Câmara traseira:
- Principal : 64 MP, f / 1.8, 26 mm, 1 / 1,73 ", 0,8 µm, PDAF;
- Ultra grande angular : 13 MP, f / 2,4, 11 mm, 125˚;
- Macro : 5 MP, f / 2.0.
Câmara frontal: 24 MP, f / 2,5, 27 mm (ampla), 0,9 µm.
Bateria: 6000mAh; Carregamento rápido 65 W, carregamento reverso 10 W, Power Delivery 3.0, Quick Charge 5.
Diversos: Leitor de impressão digital (sob ecrã, ótico); NFC; Jack de 3,5 mm.
Ecrã
O Asus ROG 5 tem um ecrã AMOLED Full HD Plus de 6,78 polegadas (2440 x 1080) com certificação HDR10+. É capaz de exibir visuais afiados e cores vibrantes.
A câmara frontal está localizada numa barra preta fina, um movimento elegante para evitar um notch.
A imagem é nítida.
No geral, o ecrã do ROG 5 é bom. O verdadeiro benefício para os jogadores, é claro, é a taxa de atualização de 144Hz, o que torna a navegação na internet uma experiência mais suave do que os típicos ecrãs
O ecrã tem uma taxa de amostragem de toque de 300Hz, respondendo muito mais rápido do que a maioria dos telemóveis.
Software
A marca Republic of Gamers é literalmente uma marca gaming que sua no design de software uma certa quantidade de linhas agressivas, cada tom concebível de vermelho, muitos visuais mecânicos, geométricos e alienígenas.
Animações de movimento, efeitos brilhantes, chamas, reatores.
O ROG Phone 5 já vem com Android 11 do Google sob a mascara ROG UI da marca. Vem repleto de todas as opções avançadas, alternadores e menus por todo o lado.
O número de opções que tens de "acesso rápido" é impressionante.
Mal abres o telemóvel e começas a configurar começa uma sequência impressionante de animação que te deixam logo de boca aberta.
Tudo neste telemóvel, a nível de software tem aquilo que os gamers gostam mas de forma simples.
A interface ROG UI é potente e inclui um repositório online vibrante com muitas opções completas de tema e papel de parede para explorar.
Cada recurso avançado incluído faz sentido e é bem organizado dentro de um sub-menu ou uma aplicação.
As opções são abundantes, mas não exageradas. O menu da armazenamento é um exemplo disso mesmo.
De resto tens todas as funcionalidades gaming para explorar e divertires, além de uma excelente organização e fluidez.
Pessoalmente gostei.
Câmaras
O Asus ROG Phone 5 embala uma modesta gama de câmaras para a sua faixa de preço, faltando uma lente telefoto para fotografia zoom.
Embora tenha uma lente principal 64MP que consegue tirar fotos nítidas o suficiente para cortar zoom, não é um substituto para o tipo de ampliação.
O Asus ROG 5 tem um principal de 64MP, câmara ultra-wide de 13MP de 125 graus e uma lente macro de 5MP.
O ROG 5 tira fotos decentes à luz do dia, capturando uma gama vívida de cores e um nível decente de clareza.
É capaz de boa profundidade de efeitos de campo, produzindo desfoque de fundo decente, embora seu modo retrato não esteja no nível dos flagships de alto nível.
O desempenho com pouca luz é respeitável, embora melhor com luz ambiente.
A nível de fotos noturnas também tem um bom desempenho com o clareamento de alguns detalhes importantes.
Foto à noite em modo normal |
Modo Noturno |
O ROG 5 pode filmar até 8K vídeo a 30fps, vídeo 4K a 60fps (ou 30fps com a câmara ultra-wide), vídeo em câmara lenta em 4K a 120fps, e tirar fotos paradas durante a gravação de vídeo.
Há uma câmara frontal de 24MP que funciona muito bem. Bons detalhes, boas cores e acima de tudo responde bem a pouca luz.
Não há muito mais a dizer das câmaras. Tem um desempenho bom no geral mas claramente é um telemóvel mais virado para o jogo do que para a fotografia.
Hardware e Desempenho
O Asus ROG 5 tem especificações de alto nível e obtém desempenho de primeira linha, tornando-o competitivo com os melhores smartphones de 2021.
A única variável entre as diferentes versões da Asus ROG 5 é a RAM e o armazenamento: a versão padrão começa em 8GB de RAM, mas podes obtê-lo em configurações de 12GB e 16GB, tudo no mais recente LPDDR5/UFS 3.1.
No nosso caso estamos a testar a versão de 12GB de RAM com 256GB de armazenamento interno.
O ROG Phone 5 tem exatamente o mesmo chipset Snapdragon 888 que podes encontrar em flagships concorrentes.
A CPU está ainda está limitada a 2,84 GHz no seu núcleo Kryo 680 primário, 2,42 GHz nos outros três Kryo 680 "grandes" e 1,8 GHz nos quatro Kryo 680 "pequenos".
Temos a acompanhar uma GPU Adreno 660.
A nível de comportamento térmico tem um comportamento exemplar mas que pode ser melhorado se adquirires o sistema AeroActive Cooler 5, neste caso não tivemos essa possibilidade.
No entanto podemos notar que o ROG Phone 5 fica visivelmente quente enquanto faz um trabalho intensivo, como jogos. Nunca te vais sentir desconfortável em segura-lo mas notas que aquece um pouco.
A Asus tem um objetivo principal, manter os componentes internos o mais frio possível, para que eles possam ter um desempenho melhor e projetou todo o chassi, incluindo a estrutura metálica grossa, para agir como um dissipador de calor.
A nível de bateria o Asus ROG 5 tem a capacidade de 6.000mAh e foi redesenhado internamente para obter melhor desempenho de carregamento.
Em vez de uma unidade sólida de 6.000mAh, o ROG 5 tem duas baterias de 3.000mAh colocadas em ambos os lados da CPU central, o que permite que o telemóvel recarregue mais rápido com ambas as unidades a carregar ao mesmo tempo, reabastecendo mais de dois terços (4400mAh) da bateria em 30 minutos usando o carregador de 65W que vem na caixa.
A divisão da CPU também reduz o calor , até 46% menor geração de temperatura enquanto carrega a bateria para o máximo.
A nível de conectividade, o telemóvel é capaz de 5G, mas apenas frequências sub-6 – não há conectividade mmWave. Tem suporte a Dual-SIM, incluindo 5G em ambos os slots, embora não simultaneamente.
Além disso, suporta Wi-Fi dual-band a/b/g/n/ac/ax e Wi-Fi 6. O Wi-Fi 6E também está disponível para mercados suportados. Tens um total de três antenas Wi-Fi, com suporte 2x2 MIMO e comutação inteligente perfeita para o melhor sinal possível.
A tecnologia HyperFusion também permite uma conexão simultânea tanto ao Wi-Fi quanto a uma rede móvel, com deteção inteligente de qualidade e comutação entre os dois.
Tens ainda também Bluetooth 5.2, juntamente com HFP, A2DP, AVRCP, HID, PAN e OPP como perfis Bluetooth.
Para áudio Bluetooth, há suporte de código para: LDAC, aptX, aptX HD e aptX Adaptive. A nível de áudio este telemóvel tem um desempenho excecional.
Veredicto
O ROG Phone 5 é uma verdadeira potência em todos os sentidos da palavra. É um telemóvel que é especificamente criado para oferecer a melhor experiência de jogo possível.
Um telemóvel de topo de mundo gamming acaba também por ser um bom telemóvel em todas as vertentes e este não foge à regra.
Bom desempenho a nível de software e hardware. Bom desempenho nas câmaras faltando-lhe o zoom.
Boa conectividade com o regresso da Jack.35mm, e um excelente sistema de som.
O ecrã é excelente com boa taxa de atualização e de toque. A bateria também tem um ótimo desempenho com o carregamento rápido de 65W.
Como contras, o modelo normal deveria trazer o AeroActive Cooler 5 para um melhor desempenho nos jogos.
Poderia trazer resistência à água ou poeira e suporte para um microSD.
Onde Comprar e Preço
Em Portugal encontras este telemóvel numa faixa de preços, dependendo das versões entre os 800 e os 1000€.
Post A Comment:
0 comments: