Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Líderes do futuro reuniram em Portugal na 1.ª edição da Summer School for Female Leadership in the Digital Age

Líderes do futuro reuniram em Portugal na 1.ª edição da Summer School for Female Leadership in the Digital Age
Share it:
Durante uma semana, 27 estudantes de todos os Estados-membros da União Europeia reuniram-se em Lisboa, numa iniciativa da Huawei, para discutir o papel do género feminino na sociedade do futuro.
Líderes do futuro reuniram em Portugal na 1.ª edição da Summer School for Female Leadership in the Digital Age
A Huawei escolheu Lisboa como palco para a primeira edição da Summer School for Female Leadership in the Digital Age, uma iniciativa pioneira que juntou 27 estudantes do ensino superior provenientes de todos os Estados-membros da União Europeia, seleccionadas entre mais de 1200 candidaturas por um júri presidido pela Eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques.

Ao longo de uma semana, o grupo de estudantes, composto por jovens com formações desde Direito até Economia, passando por Relações Internacionais ou Gestão de Empresas, entre outras, teve a oportunidade de participar no vasto conjunto de actividades de formação, cultura e lazer incluído no programa da Summer School da Huawei, pensado para debater questões relacionadas com a igualdade do género e o papel das mulheres nesta era da digitalização da sociedade e respectivos agentes económicos.

Como referiu André de Aragão Azevedo, Secretário de Estado para a Transição Digital, na sessão de abertura da Summer School for Female Leadership in the Digital Age, “estamos a lançar as sementes para criar as líderes do futuro”, afirmação corroborada por Vanda Jesus, Directora Executiva do Portugal Digital que, durante a sua intervenção, aproveitou para acrescentar que “tomar a linha da frente é o primeiro passo” para consolidar o papel das mulheres na sociedade do século XXI. Já a Eurodeputada portuguesa Maria da Graça Carvalho fez questão de frisar que "a transição digital está em marcha e terá um efeito profundo nas nossas vidas”. “Precisamos de mais especialistas nas áreas do digital”, pelo que, disse ainda, o sexo feminino “não pode abandonar a área digital, tendo em conta que é um sector muito promissor”. “A tecnologia também é para as mulheres”, rematou Maria da Graça Carvalho.

Para Diogo Madeira da Silva, a 1.ª edição da Huawei Summer School for Female Leadership in the Digital Age “reforça o posicionamento de Portugal dentro da própria Huawei, associando o nosso país, de forma indelével, ao arranque de um dos mais importantes projectos da empresa a nível regional”. O Head of Public Affairs & Communications da Huawei Portugal refere ainda que “esta iniciativa trouxe para a agenda e pôs em debate questões que se devem assumir como determinantes para uma sociedade que se quer evoluída e sobretudo inclusiva”.

Em conferências, masterclasses e workshops subordinadas a temas como “Emerging technologies? Not without inclusivity!”, “Global order: Leading with purpose for a sustainable, inclusive world”, “Wake up, you live in the digital”, era entre outros, marcaram presença personalidades de reconhecido mérito nacional e internacional, que partilharam o seu conhecimento e experiência com a audiência. O evento organizado pela Huawei pretendeu-se não só reconhecer o imenso potencial do talento feminino no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação, mas também apoiá-lo de forma proativa, capacitando a nova geração a liderar a revolução tecnológica.

A Summer School for Female Leadership in the Digital Age integra o programa da Huawei “Seeds for the Future” (que decorre em Portugal desde 2015) e representa o compromisso da empresa de incentivar a inclusão digital, no intuito de criar um mundo onde o empoderamento do género feminino ultrapasse a mera participação das mulheres e as inclua efectivamente nos ciclos de decisão e liderança.

Highligts

André de Aragão Azevedo, Secretário de Estado da Transição Digital

“Há que trabalhar todos os dias e continuar a investir para promover a igualdade do género, de forma a que não haja retrocessos.”

Vanda Jesus, Directora Executiva do Portugal Digital

“As mulheres conseguem chegar a todos os lados. E tomar a linha da frente é o primeiro passo.”

Maria da Graça Carvalho, Eurodeputada

"A transição digital está em marcha e terá um efeito profundo nas nossas vidas. Precisamos de mais especialistas nas áreas do Digital. Estas competências estão a tornar-se tão fundamentais como saber ler e escrever.”

Elvira Fortunato, Professora e investigadora da Universidade NOVA de Lisboa

“Portugal está a minimizar as desigualdades de género na área de investigação da Academia.”

Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão Portuguesa para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG)

“Num futuro próximo as participantes desta iniciativa da Huawei podem tornar-se extremamente influentes e poderosas na indústria das TIC”.

Luísa Ribeiro Lopes, coordenadora-geral do programa INCoDe.2030

“Inclusão digital significa inclusão social e além de profissionais altamente qualificados nesta área, também precisamos de contar com cidadãos capacitados”.

Inês Mendes da Silva, CEO & Executive Director, Notable

“Importa humanizar as redes sociais e sobretudo usá-las para passar mensagens válidas e fortes, tentando evitar verdades absolutas, pois há do outro lado inúmeras pessoas com opiniões divergentes.”

James Harding, jornalista britânico e ex-diretor da BBCWorld

"Antes de começar o dia, dediquem 45 minutos a uma hora do vosso tempo a ler as notícias. Se trabalham com política, políticas públicas ou negócios, precisam de entender o que acontece no mundo."

David Jimenez, Colunista do The New York Times e ex-Editor-in-Chief do El Mundo

“Quando eu era repórter lembro-me que, no meu jornal quando as mulheres engravidaram eram colocadas de lado e enviadas para departamentos de arquivos ou similares. Ou seja, significava que as suas carreiras tinham acabado”.

Belinda Parmar, Diversity & transformation expert, autora e corporate activist

“Trazer empatia para a vossa empresa aumenta a motivação e a capacidade de liderança.”

Luisa Baldini, Co-fundadora da Composure Media e ex-Royal Correspondent da BBC

“Nunca se conseguirá atingir a igualdade do género se as mulheres se mantiverem invisíveis.”

Abraham Liu, Chief Representative to the EU Institutions and Vice-President for the European Region Huawei

“O que nos inspira é podermos conectar com as pessoas. Tragam novas conectividades, construam redes, desempenhem um papel único no apoio às pessoas”.

Berta Herrero, Programme Director, Summer School for Female Leadership in the Digital Age, Senior EU Public Affairs Manager, Huawei

“Liderem e orientem os outros, mas acima de tudo sejam os maiores apoiantes uns dos outros.”

Roberta Haar, Professor Foreign Policy Analysis & Transatlantic Relations, Research Director University College Maastricht, Maastricht University

“Precisamos de líderes que lutem pelas alterações climáticas. As lideranças deviam preocupar-se com as alterações climáticas, tanto quanto se preocupam pelos seus negócios.”

Para mais informações sobre a 1.ª edição do Summer School for Female Leadership in the Digital Age, pode consultar o site oficial em https://www.europeanleadershipacademy.eu/.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: