Junta-se ao reconhecimento facial da NEC como tecnologia melhor classificada pelo mercado e fortalece a autenticação biométrica multimodal, segura e sem contacto
A NEC Corporation (NEC; TSE: 6701) anuncia que a sua tecnologia de reconhecimento da íris ficou em primeiro lugar a nível mundial, no mais recente teste de benchmark de tecnologias de reconhecimento da íris, IREX 10 (*1), conduzido pelo Instituto Nacional de Normas e Tecnologia dos EUA (NIST), entidade de referência mundial.
Neste teste de benchmark, a tecnologia da NEC foi avaliada com uma taxa de precisão de 99,59% para "identificação 1:N", utilizando imagens com ambos os olhos e uma base de imagens de meio milhão de pessoas (*2).
A NEC também ficou em primeiro lugar no teste de benchmark de reconhecimento da íris do NIST de 2018 (*3), bem como nos resultados do teste de benchmark de reconhecimento facial publicado em agosto de 2021 (*4).
Nos últimos anos, a NEC tem tirado partido da sua tecnologia de inteligência artificial (IA) de ponta, para reforçar o desempenho da sua tecnologia de reconhecimento da íris aplicada a imagens com qualidade deteriorada, que ocorrem frequentemente em situações práticas. Isto resultou numa melhoria significativa da taxa de erro quando comparada com tecnologias anteriores (*5).
A NEC planeia utilizar esta tecnologia para o reconhecimento da íris “em andamento” (*6) e em combinação com o reconhecimento facial, a fim de fornecer uma autenticação biométrica multimodal altamente precisa. A biometria multimodal fornece resultados de elevada precisão, mesmo quando se usam máscaras faciais e chapéus, ajudando ainda à manutenção de ambientes higiénicos através de identificação sem contacto.
Dado que estas tecnologias dao suporte a uma vida segura e protegida, a NEC prevê que serão utilizadas numa variedade de aplicações, incluindo o pagamento em lojas e o acesso a instalações, tais como centros de dados que requerem uma gestão de alta segurança, fabricas de produtos alimentares e farmacêuticos, salas limpas e instalações médicas que exigem um rigoroso controlo de higiene.
Para promover a utilização da autenticação biométrica multimodal, a NEC encontra-se atualmente a demonstrá-la através da gestão de entrada e saída dos seus colaboradores no edificio sede da NEC, bem como através de um sistema de pagamento numa loja em Tóquio.
Espera-se que estes sistemas de fácil utilização, que permitem aos utilizadores completar operações por si próprios, contribuam ainda mais para a segurança do controlo de acessos e para serviços sem contacto, em várias indústrias.
Adicionalmente e com base nos Princípios de IA e Direitos Humanos do Grupo NEC (*7), a empresa continuará a dar prioridade máxima às considerações de privacidade e respeito pelos direitos humanos no tratamento de dados recolhidos de fontes como a IA e os sistemas biométricos.
A NEC irá, ainda, tirar partido do seu portfólio de soluções de identificação biométrica, o `Bio-IDiom' (*8) que inclui tecnologias de reconhecimento facial, e o `NEC the WISE' (*9) que inclui as tecnologias de ponta de IA da empresa, tais como a analítica de vídeo, a fim de expandir a sua utilização para os FinTech, a identificação digital e muito mais.
Reconhecimento facial e da íris para controlo de acesso e pagamento |
Reconhecimento da íris em andamento |
Os resultados apresentados no IREX não constituem um endosso, recomendação ou favorecimento de qualquer sistema, produto ou serviço em particular, pelo Governo dos Estados Unidos.
https://www.nist.gov/programs-projects/iris-exchange-irex-10-ongoing-evaluation-iris-recognition
(* 2) À data de 24 de agosto de 2021. A taxa de identificação obtida com uma Taxa de Identificação de Falsos Positivos (FPIR) de 1% para a base de dados de 500 mil pessoas.
(*3) Tecnologia de reconhecimento da íris da NEC obtém o primeiro lugar nos testes de precisão do NIST
https://pt.nec.com/pt_PT/press/201807/20180716_01.html
(* 4) Tecnologia de reconhecimento facial da NEC classificada em primeiro lugar nos testes de precisão do NIST
https://pt.nec.com/pt_PT/press/202109/20210907_01.html
(*5) Comparação com a taxa de erro de certificação do "IREX IX", o anterior teste de benchmark de reconhecimento da íris. Ao autenticar utilizando uma base de dados de imagens da íris constituída por 0,16 milhões de pessoas, a taxa de fiabilidade de autenticação foi de 99,33%.
(*6) A NEC desenvolve tecnologia de reconhecimento da íris que funciona mesmo com pessoas em movimento
https://www.nec.com/en/press/201911/global_20191106_01.html
(*7) A NEC revela os "Princípios de AI e Direitos Humanos do Grupo NEC”
https://www.nec.com/en/press/201904/global_20190402_01.html
(*8) Bio-IDiom
https://www.nec.com/en/global/solutions/biometrics/index.html
(*9) NEC the WISE
https://www.nec.com/en/global/solutions/ai/
Post A Comment:
0 comments: