Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

10 passos para formar uma grande equipa

10 passos para formar uma grande equipa
Share it:
Uma boa equipa é constituída por pessoas que sabem como colaborar eficazmente. Para um líder, o trabalho é encontrar formas de ajudar a equipa a tornar-se mais forte e aprender a trabalhar em conjunto para resolver problemas e alcançar os objetivos da empresa. Quando cada membro se dedica a ajudar o grupo a ter sucesso, tende a viver num ambiente de trabalho mais positivo, produtivo e feliz. A Adecco Recrutamento Especializado sugere 10 estratégias para a construção de uma equipa de trabalho bem-sucedida.

1.Implementar atividades de coesão de equipas

Quando feitas corretamente, as atividades de coesão de equipas são uma grande oportunidade para os funcionários se conhecerem melhor uns aos outros. Os gestores podem organizar eventos especiais, atividades ou programar perguntas para ‘quebrar o gelo’ e fomentar uma maior camaradagem entre os membros da equipa. Algumas atividades que pode promover: almoços de equipa; Happy hours depois do trabalho; formar equipas de futebol, treino de ginásio, reuniões informais associadas a eventos festivos, trabalho de voluntariado.

2. Dê a todos a oportunidade de falar

Durante as reuniões de equipa, dar a todos uma oportunidade de partilhar as suas ideias. Ao encorajar todos a ouvir enquanto os outros falam, todas as pessoas podem sentir que as suas ideias são valorizadas. Isto ajuda a facilitar um ambiente onde as pessoas estão motivadas a participar. Pode haver algum(uns) membro(s) mais tímidos: não deixe passar uma reunião sem lhes solicitar um contributo para o tópico em discussão.

3. Realizar sessões de brainstorming

A equipa deve sentir-se à vontade para partilhar as suas ideias em qualquer altura, ter uma sessão de brainstorming real encoraja uma maior colaboração. Antes de cada sessão, dê à equipa alguma informação básica sobre qual a tarefa ou problema que deseja discutir. Devem vir à reunião preparados com algumas ideias e podem expandir-se neles juntos.

4. Conhecer os papéis de todos

Sempre que contratar um novo funcionário, mostre o que cada membro da equipa faz. Poderá mesmo criar um documento que descreva as responsabilidades gerais de cada pessoa. Isto pode ajudar cada membro da equipa a compreender melhor o que os seus colegas de trabalho fazem. Depois, sabem a quem recorrer para obter ajuda ou apoio.

5. Reconhecer os talentos de cada pessoa

Uma boa equipa é constituída por pessoas que têm os seus próprios talentos individuais. Em vez de tentar tornar todos excelentes em tudo, é preferível ajudar cada pessoa a desenvolver as suas capacidades únicas. Quando alguém usa as suas capacidades e talentos para ajudar a equipa, dê um feedback positivo para reconhecer os seus esforços. Ouvir o que eles fazem bem pode ajudá-los a permanecer motivados a trabalhar arduamente.

6. Oferecer apoio e encorajamento

Durante as horas de pico de trabalho, lembre-se de dar palavras de encorajamento à equipa e indagar se alguém se encontra em dificuldades na execução das suas tarefas. Seja específico sobre o que cada pessoa está a fazer bem e dê orientações. Também pode inspirar os membros da equipa a fazer o mesmo uns pelos outros. Quando uma pessoa necessita em particular de apoio, peça à equipa que se ofereça para ajudar.

7. Contratar personalidades diferenciadas

Contratar tanto introvertidos como extrovertidos pode ajudar a criar uma equipa mais equilibrada. Além disso, uma mistura de pensadores analíticos e criativos é boa. Ao ter uma mistura de personalidades, pode conduzir sessões de brainstorming obtendo melhores resultados. Cada pessoa pode oferecer a sua perspetiva única e os seus talentos para encontrar melhores soluções.

8. Celebrar o sucesso e a realização

É importante que os gestores aproveitem um momento para celebrar as realizações das suas equipas. Faça-o através de elogios individuais e públicos. É bom partilhar em privado, elogios mais personalizados e ainda fazer uma saudação à equipa para mostrar o quão bem eles estão a fazer. Dar recompensas especiais à sua equipa é outra forma de mostrar apreço. Comprar-lhes o almoço ou dar-lhes um cartão presente é uma forma simples de lhes agradecer a dedicação.

9. Ser inclusivo

Compreender que cada membro da equipa tem um ponto de vista único e experiências de vida podem ajudá-lo a ser um gestor mais solidário. É importante ser sensível aos diferentes costumes e tradições culturais no local de trabalho. Encorajar e aceitar a diversidade é uma parte importante para que todos se sintam confortáveis a trabalhar em conjunto.

10. Estabelecer objetivos para a equipa

É desejável ajudar cada membro a estabelecer os seus próprios objetivos, mas também estabelecer objetivos para toda a equipa. Explique o que espera que alcancem através do trabalho de equipa colaborativo. Os objetivos devem ser realistas para poderem ser alcançados e, ao mesmo tempo, suficientemente ambiciosos e desafiantes para ajudar cada pessoa a crescer no seu papel no seio da equipa.

AS CARACTERÍSTICAS DE UMA EQUIPA BEM-SUCEDIDA

Camaradagem: As pessoas que se dão muito bem tendem a fazer uma boa equipa. Isto porque ter colegas de trabalho de que gostamos pode fazer-nos sentir mais felizes e mais motivados para o trabalho. Da mesma forma, ter laços fortes pode ajudar-nos a compreender melhor os estilos de trabalho uns dos outros.

Colaboração: Equipas eficazes são aquelas em que todos podem trabalhar bem em conjunto. Cada membro conhece os seus pontos fortes e utiliza-os para resolver um problema ou completar uma tarefa. Eles juntam-se para colaborar e partilhar ideias para criar soluções mais inovadoras.

Comunicação: Ser capaz de se ouvir e compreender uns aos outros é fundamental para ser uma boa equipa. Cada membro deve sentir que os seus pensamentos e opiniões são importantes.

Ser desinteressado: Em vez de trabalhar apenas para atingir os seus próprios objetivos, um membro de equipa de eficiente é alguém que quer que os seus colegas de trabalho também sejam bem-sucedidos. As grandes equipas compreendem que quando todos atingem os seus objectivos, toda a empresa pode beneficiar.

Apoio: Grandes membros da equipa estão dispostos a ajudarem-se uns aos outros e a oferecerem orientação durante tempos difíceis. Quer se trate de voluntariado para assumir uma nova tarefa ou simplesmente de ser alguém com quem falar, o apoio aos colegas pode ser uma enorme ajuda para uma equipa bem-sucedida.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: