O projeto “Magia no Gelo”, portal em que, a partir de 25 de novembro, as famílias e escolas terão acesso a espetáculo e conteúdo interativo “Alice e o País das Maravilhas”, baseado no guião original de Nuno Markl, adaptado por Mafalda Santos, angariou apoio de 75 mil euros, 52,4% do investimento elegível
A AM LIVE, produtora de espetáculos musicais no gelo, empresa do universo do AM Experience Group, especializado em criar experiências de entretenimento familiares, foi contemplada com o teto máximo do Programa Garantir Cultura, no valor de 75 mil euros. O apoio permitirá relançar e recriar o projeto “Magia no Gelo”, no qual famílias, empresas e escolas poderão assistir ao espetáculo “Alice e o País de Maravilhas”, adaptado por Mafalda Santos, do texto original assinado pela própria, Nuno Markl, Francisco Martiniano Palma.
O portal “Magia no Gelo” foi lançado no Natal do ano passado para fazer face à pandemia e à impossibilidade de apresentar espetáculos ao vivo e contou com o acesso de 100 mil utilizadores. Atualmente, faz parte da estratégia do AM Experience Group, que procura cada vez mais oferecer eventos e experiências híbridas e digitais, adaptando-se assim aos novos hábitos dos consumidores culturais.
A AM LIVE candidatou-se ao Programa Garantir Cultura, um apoio universal (não concursal), a fundo perdido, que visa a mitigação dos impactos da crise pandémica no setor cultural e o estímulo à gradual retoma da sua atividade, permitindo a remuneração do trabalho artístico e técnico, com um projeto de mais de 138 mil euros.
“O novo paradigma socieoeconómico que emergiu no contexto pandémico espoletou uma transformação profunda nas formas de visibilidade, disseminação e no consumo de conteúdos culturais. Foi isso que levou a que, logo em março do ano passado, começássemos a trabalhar no portal ‘Magia no Gelo’, com o objetivo de oferecermos uma plataforma digital, que potenciasse a nossa atividade para além dos espaços físicos”, explica Bruno Galvão, diretor executivo da AM LIVE, empresa do AM Experience Group e responsável pela conceção de espetáculos e experiências de entretenimento ao vivo e no digital.
O portal ofereceu em 2020 dois dos espetáculos mais bem-sucedidos da produtora – “O Feiticeiro de Oz no Gelo” e “O Peter Pan no Gelo” – e horas de outros conteúdos ligados aos dois musicais, como horas do conto, workshops de figurinos e de magia, karaoke com as músicas dos espetáculos, entre outros.
“Enquanto produtores culturais sentimos ter uma responsabilidade acrescida para com o nosso principal público-alvo, sendo essencial a partilha de mensagens. Temos consciência que as crianças estão hoje muito expostas a conteúdos digitais de baixa qualidade e, nesse sentido, procuramos oferecer uma experiência não só de entretenimento, mas também educativa e, para isso, contamos com a ajuda de uma comunidade de professores que, há anos, assiste aos nossos espetáculos”, destaca Bruno Galvão, adiantando que os conteúdos que serão disponibilizados este ano, além de filmados e produzidos especificamente para o ambiente online, introduzindo a interativade como função essencial, terão como mensagem principal a saúde mental das crianças. “Acreditamos que, para passarmos uma mensagem a este nível, fazia todo o sentido recorrer à história mais louca que existe”. Afinal, como diz o Gato no guião original de Nuno Markl, Francisco Martiniano Palma e Mafalda Santos, “somos todos loucos, por isso é que vivemos neste país [das Maravilhas]”.
O portal “Magia no Gelo” estará disponível de 25 de novembro a 1 de janeiro de 2021, decorrendo neste momento as filmagens.
Post A Comment:
0 comments: