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Bosch em projeto pioneiro para mapear uso de dados no automóvel

Bosch em projeto pioneiro para mapear uso de dados no automóvel
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Projeto define bases para nova metodologia de desenvolvimento de software para as futuras gerações de veículos
Bosch em projeto pioneiro para mapear uso de dados no automóvel
  • Projeto “Software-Defined Car” (SofDCar) visa desenvolver novos métodos e processos para o automóvel do futuro e o uso eficaz de dados.
  • Atualizações de software e novas funções serão possíveis no futuro ao longo de todo o ciclo de vida do veículo.
  • Bosch é líder do consórcio para o projeto com os parceiros BooleWorks, ETAS, Mercedes-Benz, P3 digital services, Universidade de Estugarda, Vector Informatik, T Systems, ZF Friedrichshafen, FKFS, FZI, KIT e e-mobil BW.
  • Projeto financiado pelo Ministério Federal da Economia e Energia.

A TI nos carros é como uma orquestra que é acompanhada cada vez por mais músicos. Especialistas da indústria e da comunidade científica querem trabalhar em conjunto para criar regras e processos padronizados para que os vários participantes eletrónicos no veículo não fiquem fora de sincronia. Garantir a interação coordenada entre todos esses sistemas é essencial para que novas funções dentro e ao redor do veículo sejam desenvolvidas mais rapidamente no futuro e cheguem aos condutores com segurança ao longo da vida do veículo. É nisso que um total de 13 empresas e instituições de investigação têm vindo a trabalhar desde agosto de 2021, no projeto com financiamento público “Software-Defined Car” (SofDCar). “Com uma nova abordagem de software e dados, estamos a lançar as bases para uma flexibilidade muito maior ao lidar com novas funções e dados relacionados com veículos modernos”, explica Dr. Andreas Westendorf, que está a liderar o projeto no qual a Bosch é líder do consórcio. O projeto de três anos está a ser financiado com uma atribuição de cerca de 43 milhões de euros por parte Ministério Federal Alemão para Assuntos Económicos e Energia (BMWi).

Os parceiros do projeto do lado da indústria incluem a BooleWorks GmbH, ETAS GmbH, Mercedes-Benz AG, P3 digital services GmbH, T-Systems International GmbH, Vector Informatik GmbH, ZF Friedrichshafen AG e, como parceiro associado, a agência estatal Baden-Württemberg e -mobil BW GmbH. Além disso, também participam conceituadas instituições científicas como a Universidade de Estugarda, o Instituto de Pesquisa de Engenharia Automóvel e Motores de Veículos de Estugarda (FKSF), o Centro de Pesquisa FZI para Tecnologia da Informação e o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT).

Gerir a complexidade dos dados e permitir atualizações contínuas

Atualmente, alguns veículos já apresentam mais de 100 unidades de controlo e esta complexidade dos sistemas elétricos e eletrónicos e a sua arquitetura irá aumentar no futuro. No entanto, é imperativo gerir a complexidade, pois esta é a única forma de garantir que as funções de um veículo possam ser atualizadas a qualquer momento da sua vida útil - que pode ser de até 20 anos - e, assim, permanecer seguro. Mais do que nunca, é necessário um conjunto de regras que regem a interação harmoniosa dos vários componentes eletrónicos e sistemas dos automóveis. O objetivo do projeto SofDCar é estabelecer regras e processos para controlar todas as atualizações e evoluções de software no futuro, bem como uma metodologia funcional consistente e de segurança de TI à qual devem aderir. Isso vai evitar que programas individuais interfiram uns com os outros e garantir que funcionam corretamente no sistema, sem erros. “O projeto SofDCar assumiu a tarefa de mapear a “selva” de TI que existe no automóvel. O nosso objetivo é trazer ordem que é fundamental para os processos de criação e manutenção de software para o domínio do veículo por meio de modernas cadeias de ferramentas de desenvolvimento entre empresas e métodos DevOps”, afirma Westendorf. Isso permitirá funções e métodos de segurança mais complexos, que também são necessários para funcionalidades como a condução autónoma.

Um novo gémeo digital para a arquitetura de veículos do futuro

Parte do projeto envolve o desenvolvimento de um gémeo digital alargado - uma imagem virtual dos dados de desenvolvimento e tempo de execução do veículo. No futuro, esse gémeo englobará os dados distribuídos pelo veículo e na cloud desde o momento em que um veículo é fabricado até ser eliminado. Isto é algo que vai mais além do que até aqui conhecemos como significado do termo gémeo digital: pela primeira vez, este cobre todo o ciclo de vida de um veículo moderno e inclui o domínio da cloud, aplicações, sistemas de back-end e sistemas de desenvolvimento. O plano do projeto é garantir um fluxo de informações único e ininterrupto de dados de veículos e versões de software em todos os bancos de dados e servidores. Isso tornará mais fácil e mais rápido implementar atualizações de software e novas funções e serviços digitais a qualquer momento. “O gémeo digital é o parceiro otimizado de TI do veículo, transformando-o num dispositivo eletrónico moderno também na cloud”, reforça Westendorf.

Parceiros do projeto:

Robert Bosch GmbH (líder do consórcio), www.bosch.com
ETAS GmbH, www.etas.com
Mercedes-Benz AG, www.daimler.com
University of Stuttgart, www.uni-stuttgart.de
Vector Informatik GmbH, www.vector.com
T-Systems International GmbH, www.t-systems.com
ZF Friedrichshafen AG, www.zf.com
FKFS Research Institute of Automotive Engineering and Vehicle Engines Stuttgart, www.fkfs.de
FZI Research Center for Information Technology, www.fzi.de
KIT Karlsruhe Institute of Technology, www.kit.edu
P3 digital services GmbH, www.p3-group.com
BooleWorks GmbH, www.booleworks.com
e-mobil BW GmbH (parceiro associado), www.e-mobilbw.de
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