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OS CONSUMIDORES “REPENSAM” AS SUAS PRIORIDADES E TOMAM DECISÕES SOBRE O AMBIENTE, O DESPERDÍCIO E A SAÚDE

OS CONSUMIDORES “REPENSAM” AS SUAS PRIORIDADES E TOMAM DECISÕES SOBRE O AMBIENTE, O DESPERDÍCIO E A SAÚDE
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O Índice da Tetra Pak de 2021 investiga como a motivação e o comportamento do consumidor estão a mudar a nível mundial e como algumas tendências permanecerão relevantes no mundo pós-pandemia
OS CONSUMIDORES “REPENSAM” AS SUAS PRIORIDADES E TOMAM DECISÕES SOBRE O AMBIENTE, O DESPERDÍCIO E A SAÚDE
A Tetra Pak revela como a Covid-19 levou os consumidores a repensar os seus estilos de vida e a mudar fundamentalmente a forma como agem. A pandemia veio reforçar o valor atribuído pelos consumidores às relações humanas, quer se trate do tempo passado no lar, com a família, como dos relacionamentos com os indivíduos que constituem o seu círculo externo. As experiências partilhadas em torno de refeições e bebidas desempenham um papel fundamental nos relacionamentos.

Fundamentalmente, as fragilidades a nível pessoal, económico e ambiental resultantes da pandemia, sentidas à escala global, vieram transformar uma mera atitude de preocupação por parte dos consumidores numa forma de estar proativa e num desejo de zelar pela segurança dos alimentos, do planeta e das comunidades. Assim, a segurança alimentar, a todos os níveis,4 representa a principal prioridade dos consumidores, após a pandemia ter evidenciado os problemas de saúde e os pontos fracos dos sistemas alimentares. As preocupações com o ambiente assumem um papel preponderante, nomeadamente a poluição e a acumulação de resíduos de plástico nos oceanos (83%), assim como o aquecimento global é referido por mais de três quartos (78%) dos consumidores em nove países. De facto, sobrepõe-se ao desperdício alimentar (77%) e à acessibilidade aos alimentos (71%). Além disso, quase metade (49%) da população global reconhece agora o impacto das decisões diárias no ambiente.

Adolfo Orive, Presidente e CEO da Tetra Pak, comenta: “O Índice Tetra Pak deste ano revela contributos interessantes sobre o empenho dos consumidores em ajustar o seu estilo de vida de forma prática e quotidiana de forma a fazerem a diferença de maneira positiva, enquanto procuram um futuro mais resiliente e sustentável. Há um evidente aumento no que diz respeito aos valores tradicionais e para o “regresso às origens”, nomeadamente um maior enfoque na comida caseira, nas refeições com a família e na minimização do desperdício. A pandemia veio reforçar o consumo responsável como uma tendência chave, que se reflete tanto nas opções alimentares das famílias como na escolha das empresas onde decidem comprar, materializando-se numa maior exigência de ação por toda a sociedade.”

“A capacidade de satisfazer estas necessidades e expectativas requer um enfoque a longo prazo e a colaboração de todas as partes interessadas. A ONU apelidou já a década de 2020 como a “Década da Ação”, enfatizando a necessidade de agir agora. Como uma empresa orientada para o propósito e líder global da indústria, continuamos totalmente comprometidos em fazer a nossa parte. Acreditamos que é necessário promover uma transformação adequada nos sistemas alimentares mundiais, de forma a satisfazer as necessidades da sociedade, melhorar a segurança alimentar e reduzir o impacto nos recursos naturais. Assim, pretendemos centrar-nos em três áreas chave: melhorar o acesso a alimentos seguros e nutritivos; reduzir a perda e o desperdício de alimentos; e construir cadeias de valor mais sustentáveis.”

Veja mais detalhe e informações no comunicado em anexo

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