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44% dos consumidores portugueses têm intenção de comprar na temporada de compras que se aproxima

44% dos consumidores portugueses têm intenção de comprar na temporada de compras que se aproxima
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Estudo da Google mostra os portugueses cada vez mais indiferentes em relação ao canal de compra (loja ou online) e que quase metade admite também esperar por datas como Black Friday ou Cyber Monday para aproveitarem promoções

Tendências de pesquisa dos portugueses em 2020 mostram que a preparação das compras se iniciou em outubro e, em algumas categorias, manteve-se alta até ao primeiro trimestre, algo que se deverá repetir este ano
44% dos consumidores portugueses têm intenção de comprar na temporada de compras que se aproxima
Quase um em cada dois portugueses admite fazer compras na temporada de compras que se aproxima, que começa com a Black Friday e se prolonga até depois do ano novo, incluindo momentos-chave para o retalho, como o Natal. Os dados do Google Consumer Survey Portugal de Julho de 2021 mostram também que os portugueses são cada vez mais agnósticos em relação ao local onde compram: 53% dos portugueses admitem fazer compras tanto online como em lojas físicas e 22% dizem comprar exclusivamente online.

O comportamento dos consumidores e as dinâmicas comerciais dos retalhistas têm vindo a alterar-se ao longo do tempo. À semelhança de outros europeus, os portugueses também começam a planear e a organizar esta época semanas antes, as compras podem acontecer em vários canais e dispersam-se ao longo tempo, e não apenas durante a Black Friday.

Com base em pesquisas, a Google identificou os três grandes momentos para esta temporada em Portugal:
  • The Build-up: os consumidores começam a planear as compras semanas antes da Black Friday, quando procuram descontos e oportunidades. Nesta fase, os consumidores não têm ainda claro que marca ou produto vão comprar e estão abertos a sugestões. Por isso, este é o momento para as marcas assegurarem visibilidade e entrarem no processo de consideração de compra dos consumidores.
  • The craze: Nas duas semanas que antecedem e que incluem a Black Friday, o consumidor está mais adiantado no processo de decisão de compra e pode já estar à procura de produtos ou marcas mais específicas.
  • The last call: Os consumidores continuam abertos a últimas oportunidades e descontos mais agressivos. Neste momento, o Black Friday e a Cyber Monday já terminaram e começam agora (primeiras duas semanas de Dezembro) a preparar as compras de Natal.

De acordo com o Euromonitor, Portugal foi, em 2020, um dos países da Europa com maior crescimento do ecommerce (54%). “2020 foi um ano de mudanças profundas no retalho, com confinamentos que direcionaram o consumo para o digital e para bens essenciais. Para muitos, sobreviver no ano passado significou crescer as vendas online. A Black Friday hoje em Portugal já é muito mais que uma sexta-feira de descontos. E, ao contrário do que se pensa, não canibaliza as vendas de Natal”, destaca Joana Bastos dos Santos, Industry Manager na Google Portugal.

Do lado do consumidor e olhando para a temporada de compras de 2020 em Portugal verificou-se que a procura começou a crescer em outubro e, em algumas categorias, manteve-se alta até ao primeiro trimestre de 2021. Com os retalhistas, hoje, melhor preparados para as novas dinâmicas dos consumidores e, estes cada vez mais indiferentes ao canal de compra, a temporada de compras de 2021 prevê-se intensa.
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