O documentário da HBO, A CHOICE OF WEAPONS: INSPIRED BY GORDON PARKS, estreia dia 16 de novembro, na HBO Portugal.
Este documentário mostra como é que o fotógrafo inovador inspirou uma nova geração.
A CHOICE OF WEAPONS: INSPIRED BY GORDON PARKS explora o legado duradouro do fotógrafo, escritor, compositor, ativista e cineasta, Gordon Parks, e destaca o seu trabalho visionário e impacto na próxima geração de artistas. O documentário estreia dia 16 de novembro, na HBO Portugal, a título de comemoração do aniversário de Gordon Parks (30 de novembro).
Durante décadas, Gordon Parks trouxe a luta humana por dignidade, justiça e a alienação da comunidade negra para o centro da América, nas páginas da revista LIFE, de 1948 a 1972. Enquanto primeiro fotógrafo negro da LIFE, a sua câmara tornou-se um instrumento de mudança - “uma arma” como lhe chamou - para desafiar os sistemas de racismo e pobreza - e para capacitar os afro-americanos com imagens que transmitem honra, resiliência e beleza. Realizado por John Maggio (“Mr. Saturday Night” da HBO), o documentário tem produção executiva de Kasseem “Swizz Beatz” Dean e Alicia Keys.
A vida e a obra de Gordon Parks permanecem surpreendentemente relevantes nos dias de hoje. A CHOICE OF WEAPONS: INSPIRED BY GORDON PARKS explora o poder das imagens para inspirar uma nova geração a trabalhar pela mudança social. Através das lentes de três fotógrafos contemporâneos, vemos o legado de Gordon ganhar vida. Devin Allen, cuja fotografia “Baltimore Uprising” dos protestos de Freddie Gray foi destaque na capa da Time Magazine; LaToya Ruby Frazier que durante cinco anos acompanhou a crise da água de Flint, Michigan e que mais recentemente fotografou a família de Breonna Taylor para a Vanity Fair; e Jamel Shabazz cujas fotos nas ruas de Nova Iorque formam uma história visual da era do hip hop ao mesmo tempo que apresentam imagens positivas para a sua comunidade.
Outros entrevistados, que refletiram sobre o impacto duradouro de Gordon Parks foram: Jelani Cobb, redatora da equipa The New Yorker; Anderson Cooper, jornalista e amigo de Parks; Ava DuVernay, cineasta; Nelson George, escritor e cineasta; Kareem Abdul Jabbar, escritor ativista; Spike Lee, cineasta; Khalil Muhammad, historiador e professor da Harvard Kennedy School; Bryan Stevenson, diretor executivo da Equal Justice Initiative; Richard Roundtree, ator; Michal Raz-Russo, ex-curador associado, The Art Institute of Chicago; e Darren Walker, presidente da Fundação Ford.
A CHOICE OF WEAPONS: INSPIRED BY GORDON PARKS também apresenta uma visão geral envolvente da experiência afro-americana contada através do próprio trabalho de Parks e traça o movimento dos Direitos Civis da América conforme foi retratado pelas suas lentes. Da sua prolífica série fotográfica de afro-americanos quotidianos, às suas décadas de trabalho em revistas, até compor música, escrever memórias e romances, e realizar “Shaft” em 1971, Parks foi um pioneiro multi-facetado.
Uma seleção oficial do Festival de Cinema de Tribeca de 2021, A CHOICE OF WEAPONS: INSPIRED BY GORDON PARKS homenageia uma verdadeira lenda americana cujo trabalho, pela sua beleza e importância, está no auge da documentação sócio-histórica do século 20, ao mesmo tempo que serve de incentivo para artistas contemporâneos e futuros.
A HBO Documentary Films apresenta A CHOICE OF WEAPONS: INSPIRED BY GORDON PARKS, um documentário realizado e produzido por John Maggio, com produção executiva de Alicia Keys, Jelani Cobb, Dean Kasseem “Swizz Beatz”, Jacqueline Glover, Peter W. Kunhardt Jr. e Peter Kunhardt, edição e produção de Richard Lowe, e produção de Monica Berra, George Kunhardt, Teddy Kunhardt e Matthew Henderson. Para a HBO, a produtora sénior foi Sara Rodriguez e os produtores executivos foram Nancy Abraham e Lisa Heller. As fotografias de Gordon Parks são cortesia da Fundação Gordon Parks.
Post A Comment:
0 comments: