Associação Portuguesa das Empresas de Estudos de Mercado e Opinião altera estatutos para acolher profissionais
A APODEMO, Associação Portuguesa das Empresas de Estudos de Mercado e Opinião, alterou os estatutos com vista a acolher não só as empresas, mas, também, pessoas singulares: profissionais com atividade significativa no âmbito dos estudos de mercado e de opinião ou em atividades relacionadas, tais como data analytics e marketing intelligence. Esta alteração vem abrir o âmbito da associação e contribuir para o desenvolvimento do setor, além de alinhar a APODEMO com as suas congéneres europeias.
A APODEMO alterou os seus estatutos, tendo como objetivo desenvolver o setor do market research, dando-lhe maior visibilidade, através da inclusão dos profissionais, criando novas categorias de associados.
Assim, a APODEMO, no grupo das pessoas singulares, criou cinco categorias de associado: os Produtores, os Utilizadores, os Académicos, os Estudantes e os Trabalhadores Independentes. Sejam pessoas singulares ou coletivas, todos devem ter competências nas áreas de estudos de mercado, data analytics ou marketing intelligence.
No caso dos “Produtores” e “Utilizadores”, pode ser associado, nestas categorias, qualquer pessoa que exerça atividade numa empresa, como trabalhador por conta de outrem, em áreas como estudos de mercado, data analytics e marketing intelligence, quer como utilizador, quer como produtor.
Já na categoria “Trabalhador Independente”, qualquer pessoa que exerça atividade profissional nas áreas citadas deve ter o estatuto de trabalhador independente ou empresário em nome individual.
Por outro lado, esta abertura da APODEMO, também, a académicos permitirá fortalecer a colaboração entre as empresas e a comunidade académica, professores ou investigadores na área.
A APODEMO disponibilizará, ainda, condições especiais de acesso a cursos de formação, a informação sobre a atividade das suas congéneres internacionais e a publicações do setor, entre outras vantagens.
Carlos Mocho, presidente da APODEMO, afirma que “esta alteração vem ao encontro das boas práticas internacionais que outras associações europeias fazem, que permite a inclusão de pessoas singulares e coletivas no mesmo âmbito de atuação”.
RESEARCH 2022 – PERSPETIVAS SOBRE O FUTURO DO MARKET RESEARCH
A APODEMO irá promover um encontro online dedicado ao Market Research, dia 18 de novembro: “Research 2022 – Perspetivas sobre o futuro do Market Research”.
A iniciativa visa debater as tendências no setor e contará com a participação de Finn Raben, diretor-geral da Esomar (associação mundial que representa a comunidade que se dedica ao estudo dos dados, research e insights), António Salvador, presidente do Conselho de Administração do Grupo GfK e um painel que irá debater temas como a inovação e a tecnologia ao serviço dos estudos de mercado, composto por Carlos Rodrigues, diretor do Correio da Manhã e CMTV, Tiago Simões, diretor de marketing da Sonae MC e Rui Lobo, marketing intelligence da EDP, moderado por António Gomes, managing director da GfK Metris.
A sessão terminará com as conclusões sobre os novos tempos do Market Research.
Post A Comment:
0 comments: