Didimo assegura nova patente que permite que a animação facial de alta-fidelidade seja comprimida e distribuída com uma menor pegada digital
A Didimo, empresa líder na criação de humanos digitais, recebeu a patente “Electronic Messaging Utilizing Animatable 3D Models”, por parte do United States Patent and Trademark Office (USPTO), que abrange um método altamente inovador para comprimir, distribuir e fornecer animações detalhadas aos avatares 3D, através da redução da quantidade de dados necessários para o mesmo. Esta é a terceira patente atribuída à startup que está agora a lançar a nova versão da sua plataforma e que permite aos programadores criarem experiências mais imersivas e personalizadas para marcas de diversos setores.
Veronica Orvalho, fundadora e CEO da Didimo, explica que a startup “tem desenvolvido tecnologia que permite que a humanidade dê o salto para uma comunicação mais digital, mas de forma a manter sempre a proximidade. Esta patente é um passo inovador que nos aproxima não só da digitalização e distribuição do nosso humano digital, mas também da forma como este é construído, possibilitando que as semelhanças físicas sejam notórias e que seja possível construir mundos digitais complexos e até com populações”.
Russell Hall, diretor de produto, acrescenta que “construir um metaverse é desafiante, por todas as vertentes técnicas exigidas, especialmente no que diz respeito a uma comunicação significativa que permita uma experiência imersiva e humana. Acreditamos que um dos grandes desafios passa por colocar todos os utilizadores do metaverse a experienciar a complexa animação facial dos outros habitantes do mundo digital. Como poderemos, por exemplo, apresentar algo a 50 mil pessoas e conseguir perceber a sua opinião através das suas expressões faciais? Isto era algo que, até ao momento, obrigava a um uso extremo de dados que acabavam por saturar até as melhores ligações 5G. Com esta patente, tudo muda e temos agora a oportunidade de construir algoritmos de compressão que são tão importantes para o metaverse como foi a mudança do WAV para o MP3, na indústria musical”.
Os desenvolvimentos nos algoritmos gerados, até ao momento, a partir desta patente, mostram que é possível existir uma poupança de 97% nos dados exigidos a cada utilizador, sem que haja perda de qualidade ou latência.
Jim Franzen, diretor de marketing e de desenvolvimento de negócio, destaca as vantagens desta patente para os consumidores da Didimo: “Temos o compromisso de dar aos nossos clientes não só uma forma fácil de criar avatares integráveis, mas também as capacidades necessárias para potenciar os humanos digitais. Esta patente é uma extensão da nossa estratégia de fornecer as ferramentas essenciais aos nossos clientes, para que estes continuem a ter uma vantagem competitiva no mercado, construindo novos mundos”.
A Didimo é uma plataforma tecnológica B2B que oferece serviços de criação de avatares da próxima geração, gerados em cloud, que podem ser integrados em soluções de software centradas nos consumidores. Entre os clientes estão empresas nos setores de gaming, moda, comunicação e realidade virtual.
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