O documentário da HBO, SIMPLE AS WATER, da vencedora do OSCAR®, Megan Mylan, estreia dia 17 de novembro, na HBO Portugal.
O documentário da HBO Documentary Films, SIMPLE AS WATER, da cineasta vencedora do OSCAR® Megan Mylan (“Lost Boys of Sudan”, “Smile Pinki”), estreia amanhã, na HBO Portugal. Aclamado pela crítica, teve a sua estreia mundial na noite de encerramento do 2021 Tribeca Film Festival.
SIMPLE AS WATER é uma meditação sobre os laços entre pais e filhos. Um olhar magistral sobre o impacto da guerra, separação e deslocamento, o filme mostra a procura das famílias sírias por normalidade e o turbilhão de obstáculos que enfrentam para construir uma vida nova. Filmado ao longo de cinco anos em cinco países, incluindo Turquia, Grécia, Alemanha, Síria e os EUA, a câmara sensível da realizadora Megan Mylan materializa a importância universal da família.
A realizadora Megan Mylan atinge uma intimidade e complexidade notáveis nos seus filmes. SIMPLE AS WATER é o resultado de uma colaboração significativa com equipas cuidadosamente selecionadas um pouco por todo o mundo, que contam com refugiados sírios. As imagens impressionantes foram criadas com cineastas de três continentes, de três origens raciais e culturais diferentes e cujas vidas se estendem por três décadas diferentes: Lars Skree ("The Act of Killing", "The Look of Silence"), o Diretor de Fotografia Michael Chin (“Eyes on the Prize”) e “Rafia Salameh”, uma jovem que terá que permanecer anónima para sua segurança e a quem lhe é dado um pseudónimo, que trabalha dentro da Síria.
Temas do documentário:
- Yasmin é uma jovem mãe com quatro filhos pequenos que mora numa tenda no porto de Atenas, Grécia. Ela atravessa as burocracias kafkianas num esforço para se reunir com o pai das crianças, que está além das fronteiras fechadas na Alemanha. Ela faz o possível para criar rotinas seguras que ofereçam aos filhos um vislumbre da vida que tinham antes da guerra e faz questão de falar sobre um futuro promissor que está por vir.
- Na fronteira da Síria com a Turquia, Samra, uma jovem viúva mal consegue sustentar os cinco filhos pequenos e luta com a decisão de ter de os deixar num orfanato para que possam estudar e ter uma vida melhor.
- Omar, de 22 anos, assumiu o papel de pai do irmão mais novo na Pensilvânia. Ele ajuda-o a enfrentar os desafios do colégio americano enquanto esperam para saber se receberão asilo nos Estados Unidos ou se serão enviados de volta para a Síria.
- Enquanto metade dos sírios fugiu do país, Diaa faz parte da metade que ficou. Ela procura incansavelmente pelo filho adulto que ficou “desaparecido” à força – suportando a dor de não saber o seu destino.
- Em Butzbach, Alemanha, Safwan e o seu colega de quarto Abdullah estão, como muitos pais sírios em Butzbach, a viver juntos em moradias temporárias. Eles lamentam ter perdido os aniversários e crescimento dos filhos.
A Principe Productions apresenta, em associação com a InMaat Productions e JustFilms/Ford Foundation, SIMPLE AS WATER. Megan Mylan foi a realizadora e também produtora, ao lado de Robin Hessman. Com cinematografia de Lars Skree, Rafia Salameh e Michael Chin, este documentário foi editado por Purcell Carson e Megan Mylan, com composição musical de Hanan Townshend. Os co-produtores foram Hazem Obid, Alaa Hassan e Yara Hassan.
Post A Comment:
0 comments: