Pela primeira vez, a NASA lançou um teste de quase um ano para desviar um asteroide na quarta-feira, o primeiro método de defesa planetária desse tipo.
Lançado ontem, 24 de novembro a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9 da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, a missão DART da NASA colidirá intencionalmente com um asteroide para mudar a sua órbita.
A missão DART (ou Teste de Redireccionamento de Asteroides Duplos) foi construída pelo Johns Hopkins Applied Physics Laboratory, e tem o objetivo de proteger a Terra de potenciais impactos de asteroides ou cometas.
O alvo do DART é o sistema de asteroides Didymos, especificamente uma lua de 160 metros de largura. O sistema está pendurado perto da Terra, mas não é uma ameaça, então foi escolhido para um teste seguro.
Não vais ver nenhuma colisão de asteroides durante um tempo, vai levar quase um ano. A espaçonave alcançará Didymos entre 26 de setembro e 1º de outubro de 2022, e depois intencionalmente vai atingi-lo a cerca de 6 quilômetros por segundo.
De acordo com a NASA, esse impacto reduzirá a órbita do asteroide em minutos. Após o impacto, as mudanças do asteroide serão estudadas e usadas em modelos futuros para determinar a eficácia deste método em evitar possíveis colisões de asteroides com a Terra.
Post A Comment:
0 comments: