Após um longo abrandamento da economia, ficou claro que há que apostar em ferramentas que permitam um maior conhecimento da própria empresa e do perfil dos seus clientes
Foi sob o mote “Decisões Brilhantes no seu Negócio – Retail & CPG”, que decorreu o pequeno-almoço organizado pelo SAS, no passado dia 19 de Novembro, no Epic Sana Hotel, em Lisboa, dedicado ao tema da importância de antecipar o futuro para uma tomada de decisão acertada e sucesso dos negócios.
A sessão começou com Susana da Silva, CRM Manager no Grupo Tempus, que partilhou as boas práticas da empresa – que conta atualmente com um total de 44 lojas abertas, com um conceito inovador de espaço direcionado para satisfazer a 100% as necessidades dos clientes - na utilização de técnicas de Advanced Analytics, demonstrando como estas podem ajudar a rentabilizar acções de marketing.
De seguida, Luís Graça, Sr Business Development Specialist e Ricardo Galante Customer Advisory Analytics do SAS abordaram a forma como as empresas podem antecipar comportamentos para assegurar as vendas, falando da importância do uso de técnicas de cross-sell e up-sell, da next-best offer e forecast de vendas e inventário.
“Sabemos que numa estratégia centrada no cliente, a individualidade do cliente se destaca, ou seja, nem todos os clientes são iguais. Existem clientes mais leais ou menos leais, clientes mais lucrativos ou menos lucrativos, clientes que compram com mais frequência ou clientes que compram com menos frequência. Cada cliente é diferente e oferece um valor único para sua empresa.” afirmou Luís Graça.
“Pensando nisto, fizemos uma apresentação demonstrando através do SAS Viya, como é possível entender o comportamento dos clientes e tomar “decisões brilhantes”, com recurso a data science e machine learning, sem no entanto ser obrigado a ter uma especialização em data science (se a tiver é também bem-vindo).” conclui Ricardo Galante.
Uma manhã produtiva, de partilha de conhecimento entre colaboradores e clientes do SAS, onde se demonstrou que há efetivamente abordagens e ferramentas que permitem as organizações conhecerem-se melhor a si e aos seus clientes, e desta forma testar múltiplos futuros possíveis.
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