- Proteja-se a si e à sua empresa do risco de ciberataque através da compreensão dos vetores de ameaça comum e como deve reagir a eles.
- Evite o top 10 de passwords mais perigosas para os seus serviços
Com o Natal à porta, e o aumento exponencial das compras online, resultantes da Black Friday, Cyber Monday e outras campanhas de Natal, aumentam também os riscos de ataques informáticos e aumenta a necessidade de planos de cibersegurança apertados e de maior consciência cibernética por parte de empresas e colaboradores/utilizadores. A pensar nisso, a Exclusive Networks, um especialista global em cibersegurança em infraestruturas digitais de confiança, desenvolveu um guia prático e simples onde encaminha os utilizadores por todo caminho de compreensão dos vetores de ameaça comum ajudando-os a saber como reagir a eles.
Entender as ameaças…o que é o Phishing, o Vishing e o Smishing?
É importante distinguir as diferentes formas de atuar dos ataques hoje existentes. No Phishing, como acontece na prática da pesca, existem dois elementos, o pescador e o peixe. Aqui você é o peixe. Os atacantes recorrem a e-mails como “isco” para o fazer clicar em links e/ou abrir anexos que, se clicados, instalam malware prejudicial ao seu equipamento e dispositivos e que, norma geral, caso nada seja feito, espalha-se na sua rede. No caso do Vishing e do Smishing, acontece o mesmo, mas por telefone ou SMS respetivamente, ou seja, os atacantes tentam que lhes passe informações através do telefone ou por mensagem.
Boas práticas ajudam a prevenir riscos
Para evitar que os ataques sejam bem-sucedidos, a Exclusive Networks recomenda que esteja alerta antes de abrir ou clicar e, em caso de dúvida, peça a um membro da sua equipa IT para qualificar a hiperligação. De igual forma, diz a especialista, deve parar de usar o seu computador e encaminhar qualquer conteúdo suspeito para o endereço de correio eletrónico de apoio informático da sua empresa, e alertar o departamento responsável. Caso seja um vírus/malware, deverá desligar imediatamente o seu computador e aguardar mais instruções.
E, para que nada falhe, prevenir é o melhor remédio, diz a especialista, que enumera uma lista de boas práticas que todos devemos seguir:
- Altere as passwords regularmente
- Utilize passwords fortes em todos os dispositivos móveis
- Mantenha o software e antivírus atualizados
- Verifique incidentes suspeitos com fontes secundárias
- Escrutine todos os URLs
- Comunique imediatamente os incidentes à equipa de TI
- Eduque-se a si próprio e aos que o rodeiam
- Seja cético e vigilante.
Com estes pontos em mente, podemos usufruir da época natalícia de forma mais (ciber)segura.
Post A Comment:
0 comments: