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ESET alerta para esquemas fraudulentos comuns em cartões-presente - e revela como identificá-los

ESET alerta para esquemas fraudulentos comuns em cartões-presente - e revela como identificá-los
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A corrida aos presentes de Natal intensifica-se à medida que nos aproximamos da quadra festiva. Uma prenda cada vez mais popular é o cartão-presente (ou gift card), um cartão pré-pago que pode ser usado como alternativa ao dinheiro para fazer compras numa determinada loja ou negócio. A popularidade do cartão-presente com os consumidores não passa despercebida pelos cibercriminosos, que desenvolveram uma indústria fraudulenta dedicada a este tipo de produto.
ESET alerta para esquemas fraudulentos comuns em cartões-presente - e revela como identificá-los
Hoje, os cibercriminosos dispõem de uma série de táticas para monetizar dados roubados com cartões-presente. Algumas inserem-se em técnicas de engenharia social. Outras, como é o caso de esquemas com bots, refletem o crescimento em Portugal das deteções de infostealers, que aumentaram 29,6% entre o primeiro e o segundo quadrimestre do ano.

Mais especificamente, enquanto algumas iniciativas criminosas usam os cartões como isco para enganar os consumidores a fornecer informações pessoais e financeiras sensíveis, outras envolvem vasculhar digitalmente por informações diretamente no emissor dos cartões. A ESET, empresa global líder em soluções de cibersegurança, explica como ficar familiarizado como estas táticas, e permanecer a salvo online durante a quadra festiva.

As principais estratégias de ataque que deve ter em conta

Os cartões-presente são uma forma fácil de fazer compras online e em lojas físicas, mas essa comodidade também acarreta riscos, como o facto de o uso destes cartões não oferecer as mesmas proteções de um cartão bancário tradicional. Na verdade, os motivos porque os cartões-presente são populares para os consumidores coincidem muitas vezes com os motivos porque são populares para cibercriminosos. Aqui ficam cinco das ameaças mais comuns que deve ter em conta:

1 - Uma “autoridade” ameaçadora exige um pagamento

Aqui, os cibercriminosos fazem-se passar por autoridades legítimas do governo, de fornecedores de serviços ou de outra organização, ameaçando as vítimas através de emails de phishing, texto ou até chamadas telefónicas a fazer um pagamento alegadamente devido através de cartão-presente. Por norma, o cibercriminoso especifica inclusive o tipo de cartão-presente que quer que seja usado. Estes devem ser sinais de aviso. Nenhuma empresa ou governo obriga a fazer pagamentos com cartões-presente.

2 - Bots apropriam-se do seu saldo

Por vezes, os cibercriminosos vão diretamente à fonte, e vasculham digitalmente por informações do seu cartão-presente junto do emissor usando bots automatizados para sondar sistemas informáticos de lojas e outras organizações. O objetivo: obter detalhes sobre saldos de cartões e números de cartões. Com esta informação, podem utilizar o cartão como se fossem o titular oficial do cartão.

3 - Manipulação de cartões-presente nas lojas

Os cibercriminosos não operam apenas online. Outra tática popular é visitar lojas onde os cartões-presente estão à venda e roubar os seus números ou PINs secretos. Por vezes, os cibercriminosos chegam ao ponto de mascarar as suas ações, por exemplo, obtendo PINs com um autocolante. Em função do cartão, os agentes maliciosos podem esperar até a vítima estar online para se registar e carregar fundos para o cartão antes de o usar online, ou fazer um duplicado para usar na loja.

4 - Ganhou um prémio!

Outra categoria de burlas utiliza a armadilha de um prémio prometido para enganar o utilizador no pagamento de uma taxa através de um cartão-presente. O contacto não solicitado do cibercriminoso informará a vítima de que ganhou um prémio, mas que precisa de pagar uma pequena quantia para o reclamar. Pode ser qualquer coisa, desde um carro a umas férias. Escusado será dizer que o prémio não existe.

5 - Tentativas de phishing para roubar os seus dados

Os cartões-presente também podem ser utilizados para enganar os utilizadores a fornecerem os seus dados pessoais. Isto é semelhante a um clássico ataque de phishing, em que o destinatário é abordado através de e-mail, texto ou redes sociais com a oferta de um grande saldo para cartão-presente. Para o reclamar, os utilizadores precisam de preencher alguns dados pessoais e possivelmente financeiros, que o cibercriminoso irá vender na dark web ou usá-los para fraude de identidade.

Dicas da ESET para ficar a salvo de esquemas fraudulentos em cartões-presente
  • Comprar apenas de lojas que armazenam os cartões-presente em caixas fechadas
  • Em compras online, comprar diretamente da loja em vez de lojas de descontos
  • Comprar apenas cartões-presente com PINs
  • Permanecer cético – se uma oferta for demasiado boa, é provável que não seja genuína
  • Saber que nenhum governo ou autoridade solicita pagamentos por cartões-presente
  • Nunca introduzir detalhes pessoais e financeiros após contactos online não solicitados
  • Usar os cartões-presente adquiridos tão rápido quanto possível
  • Verificar duas vezes o saldo do cartão logo após a aquisição do cartão
Mais informação: https://www.eset.com/pt/
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