Algoritmo para deteção de dano no interior do veículo desenvolvido pela Bosch em Braga
- Projetos piloto com fornecedores de carsharing na Europa, América do Norte e Ásia.
- Uma inovação mundial: os serviços da Bosch Ridecare usam apenas uma caixa de sensor para detetar danos e fumo dentro do veículo.
- Os dados são avaliados recorrendo a métodos de inteligência artificial.
- Tecnologias in-vehicle sensors desenvolvidas no âmbito do projeto Easy Ride pela Bosch em Braga contribuem para este serviço inovador.
As pessoas que utilizam veículos partilhados esperam que o seu carro esteja em boas condições para circular e que não cheire a fumo. É bastante desagradável quando um veículo está riscado e amassado ou quando percebemos que alguém esteve a fumar no interior. Graças às novas soluções Ridecare que a Bosch está a desenvolver para operadores de frotas e prestadores de serviços de mobilidade, em breve isso é algo que fará parte do passado. O objetivo passa por uma viagem ainda mais segura e agradável para cada utilizador. A primeira funcionalidade padrão do Ridecare é a deteção de fumo e danos. Para isso, a Bosch combina uma caixa de sensor no veículo com análise de dados baseada na cloud usando inteligência artificial. Isso permite que os fornecedores de serviços de partilha recebam informações importantes e de fácil compreensão em tempo real sobre se um veículo foi danificado ou se alguém fumou no seu interior. As reparações ou limpezas podem ser executadas de forma mais rápida e de acordo com a procura, otimizando a gestão da frota. “No carsharing, um dos principais segredos para a satisfação do cliente é garantir que os utilizadores têm uma experiência de condução segura e agradável o tempo todo. Com as soluções Ridecare, a Bosch está a definir um novo padrão para uma experiência ainda melhor por parte do cliente no mercado de partilha de veículos”, afirma Harald Kroeger, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH. O fornecedor de tecnologia e serviços está atualmente a trabalhar em projetos-piloto com os principais prestadores de serviços de partilha na Ásia, América do Norte e Alemanha com o objetivo de lançar uma versão de produção do seu sistema de deteção de fumo e danos. A Bosch recebeu também recentemente a aprovação oficial para este sistema da TÜV Süd, incluindo uma confirmação da fiabilidade desses serviços de frota.
Ridecare cria transparência
Os fornecedores de serviços de partilha de carros recebem geralmente pouca ou nenhuma informação sobre se os seus veículos foram danificados ou se cheiram a fumo durante um determinado período de aluguer. Embora os utilizadores relatem frequentemente ocorrências de grandes danos no veículo, os fornecedores tendem a assumir o custo de reparar danos que são supostamente menores. Outra fonte de grande insatisfação dos clientes é a posse de um veículo em que o condutor anterior fumou clandestinamente no seu interior. Nesses casos, o custo da limpeza profissional de interiores pode chegar a várias centenas de euros. Com as suas soluções Ridecare, a Bosch pode agora disponibilizar aos fornecedores de partilha de carros informações claras em vez de conjeturas: uma caixa de sensor no veículo deteta fumo de cigarro no interior e danos no exterior. A deteção desse tipo de danos com apenas uma única unidade de sensor é uma novidade na indústria. As soluções disponíveis até agora podiam detetar fumo ou acidentes, mas não ambos. “O sistema combinado de deteção de fumo e danos da Bosch é a primeira solução de produção do mundo que pode detetar de forma confiável e relatar de forma incontestável danos e presença de fumo dentro do carro”, diz Kroeger. Além disso, os sensores da caixa são tão precisos que podem detetar não apenas acidentes, mas até mesmo danos acidentais durante o estacionamento. Isso inclui colisões menores envolvendo um veículo partilhado que está estacionado e que não se encontra alugado no momento. Como resultado, os fornecedores de serviços de partilha podem determinar diretamente quem causou o dano ou quem fumou no veículo.
Bosch combina inteligência artificial com internet das coisas
Os serviços de frota inovadores da Bosch incluem uma caixa de sensor permanentemente instalada no para-brisa interno dos veículos partilhados, bem como software inteligente para análise de dados no edge e na cloud. Assim que as informações do sensor sobre acidentes ou deteção de fumo no interior do veículo são transmitidas para um back-end da cloud, a Bosch usa métodos de inteligência artificial (IA) para derivar a intensidade de qualquer impacto e fazer a sua classificação para o operador da frota. Algoritmos inteligentes incorporam dados da dinâmica de condução do veículo e informações adicionais, como por exemplo a condição da estrada. Isso significa que os fornecedores de serviços de partilha de veículos podem saber exatamente se o dano é meramente cosmético ou se precisa ser avaliado e reparado imediatamente de forma a garantir que o veículo permanece em boas condições. “Os serviços Ridecare são mais uma demonstração do potencial da AIoT - a combinação da inteligência artificial e a Internet das coisas. Agora, os seus benefícios estarão também disponíveis para os utilizadores de serviços de partilha”, reforça Kroeger. Além disso, graças à análise de dados IA, a Bosch pode também identificar onde é que exatamente o veículo foi danificado, por exemplo, no para-choque traseiro ou mesmo na parte inferior da carroçaria.
Isto facilita a documentação e avaliação dos danos. Se os dados da caixa do sensor forem posteriormente combinados com imagens dos danos, os operadores de frota e serviços de mobilidade podem também, mediante solicitação, obter uma estimativa dos custos de reparação.
O contributo da Bosch em Braga através do projeto Easy Ride
É reconhecida a contribuição e o papel que a Bosch em Braga tem assumido na condução autónoma e para uma mobilidade mais segura e confortável, este é mais um exemplo, uma vez que também a solução Bosch Ridecare contou com o envolvimento das equipas da Bosch em Portugal, nomeadamente através das tecnologias desenvolvidas no âmbito do projeto Easy Ride, realizado em parceria com a Universidade do Minho.
Uma das principais soluções desenvolvidas no âmbito do Easy Ride diz respeito às tecnologias in-vehicle sensors, ou seja, a inclusão de sensores capazes de recolher informação valiosa para que o veículo seja capaz de aprender com a experiência. Neste caso concreto da solução Bosch Ridecare, o envolvimento da Bosch em Braga passou pelo desenvolvimento do algoritmo de deteção de dano no interior do veículo Este algoritmo é baseado em técnicas de machine learning, capaz de processar e projetar toda a informação gerada pelos diversos sistemas sensoriais que monitorizam o respetivo meio envolvente, seja o espaço interior do habitáculo ou os seus passageiros.
Solução digital para gestão de frota
Para os fornecedores de serviços de mobilidade partilhada, a documentação rápida e transparente de danos a veículos individuais da frota é extremamente importante, uma vez que é a única maneira de melhorarem a inspeção e minimizar o tempo de inatividade. Além da classificação de danos, os serviços da Ridecare informam também ao fornecedor do serviço de partilha exatamente onde e quando aconteceu o acidente, se for caso disso se alguém fumou no veículo. Essas informações permitem que os gestores de frota e prestadores de serviços de mobilidade mantenham os seus veículos em perfeitas condições o tempo todo e aumentem o bem-estar do condutor e do passageiro. Apesar de registarem uma queda na procura durante a pandemia do coronavírus, os especialistas preveem um boom no mercado de partilha de carros: o mercado de serviços de mobilidade que substituem o carro particular vale atualmente 127 mil milhões de dólares na Europa, dos quais 17 mil milhões de dólares são atribuíveis ao mercado alemão. A empresa de consultoria Strategy& estima que este potencial de vendas pode mais do que quadruplicar na Europa para 549 mil milhões de dólares em 2035.
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