Lotem Finkelsteen, Head of Threat Intelligence and Research for Check Point Software Technologies:
“Relatos de que um jovem hacker alemão, David Colombo, foi capaz de hackear uma série de carros da Tesla estão a chocar a indústria automóvel e instigar os nossos maiores medos. Analisando a situação com um pouco mais de detalhe, a ameaça não é tão significativa assim, embora mereça a nossa atenção.
O hacker não foi capaz de controlar qualquer veículo no sentido de o conseguir conduzir, mas diz ter sido capaz de controlar alguns dispositivos periféricos de 25 Teslas com fraca manutenção, como o volume do sistema de som, as janelas e as luzes. Na verdade, não foi capaz de executar código em nenhum dos carros comprometidos e certamente não conseguiu chegar ao controlo da condução. Ele relatou o ataque à Tesla que está a investigar o sucedido.
Colombo diz que esta não é uma vulnerabilidade inerente da Tesla e que os donos dos carros devem conseguir bloquear este acesso intrusivo. Eu desafiaria esta conclusão. É realista que esperemos que os utilizadores estejam familiarizados com a configuração de software de um produto complexo e altamente avançado do ponto de vista técnico, como é um automóvel moderno?
De todas as coisas, é certo que os carros devem estar protegidos e seguros aos mais altos níveis. Não deve ser possível ao condutor permitir o acesso remoto ao seu veículo, seja por uma determinada ação ou mesmo pela inação. Dito isto, posso prever um futuro em que os utilizadores terão de assumir alguma responsabilidade pela segurança cibernética dos seus veículos.
Se um hacker assumisse o controlo do carro de uma pessoa e essa pessoa tivesse um acidente, não importaria de quem era a culpa de o carro não estar protegido, querer-se-ia fazer de tudo para prevenir esta situação. Claro, esperamos que os fabricantes forneçam um veículo totalmente seguro, mas a nossa experiência na Internet diz-nos que isto não é algo que possa ser 100% garantido sempre. Da mesma forma que esperamos ser proactivos na proteção dos nossos computadores portáteis e telefones, suspeito que teremos de adotar uma abordagem mais prática para assegurar que os nossos carros são protegidos de ciberataques. De facto, quando as nossas vidas e as das nossas famílias estiverem em perigo, os utilizadores começarão a exigir um nível de controlo pessoal sobre tais riscos".
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