Nos dias de hoje, os ciber criminosos deixaram de discriminar alvos online. Empresas, das maiores às mais pequenas, políticos, celebridades, jornalistas e utilizadores em geral correm o risco de verem a sua informação roubada.
No Dia da Internet Segura, a Google revela que desde que, no ano passado, tornou automática a autenticação de dois fatores nas contas Google houve uma redução significativa no número de contas Google comprometidas.
O objetivo foi continuar o caminho para eliminar as ameaças às palavras-passe dando aos utilizadores uma camada de proteção extra para as suas contas.
Desde o anúncio da iniciativa no ano passado, foram envolvidos automaticamente 150 milhões de utilizadores e mais de 2 milhões criadores do YouTube, tendo sido registada uma diminuição de 50% nas contas comprometidas entre estes utilizadores. Esta iniciativa irá em 2022 continuar a envolver mais utilizadores.
Ainda no campo da segurança online, a Google anunciou também a disponibilização de 5 milhões de dólares para uma parceria com a Khan Academy, organização sem fins lucrativos no sentido de desenvolver aulas online que irão ajudar a ensinar sobre segurança online e que estarão disponíveis para os seus 18 milhões de utilizadores mensais em todo o mundo.
Por fim, destaque ainda para um estudo do YouGov para a Google e que envolveu 705 pessoas entre jornalistas e políticos em 10 mercados europeus onde se conclui que 73% acreditam que as suas profissões os tornam alvos mais prováveis de phishing e de pirataria. 81% consideram que a ameaça de ataques informáticos contra políticos e jornalistas aumentou nos últimos 2 anos.
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