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Estas são as 10 tendências que marcarão a transformação digital em 2022

Estas são as 10 tendências que marcarão a transformação digital em 2022
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O estudo, elaborado pela Unidade Deep Digital Business da LLYC, aponta, entre outros, a democratização dos dados, o marketing inclusivo, a arquitetura multi cloud, a necessidade de líderes digitais ou a nova realidade trazida pelo metaverso.
Estas são as 10 tendências que marcarão a transformação digital em 2022
A necessidade de digitalização dos negócios aumentou nos últimos dois anos devido ao impacto generalizado da pandemia. Neste contexto, espera-se que, em 2022, se assista à consolidação e universalização de algumas tendências que começaram a surgir nos tempos mais recentes: seja um grande impulso no desenvolvimento e na aplicação de novas tecnologias nos negócios, seja no marketing e na comunicação.

“Devido às circunstâncias excecionais que vivemos nos últimos dois anos, nós, enquanto sociedade, demos passos gigantescos na adoção de uma consciência digital que, normalmente, teria demorado mais tempo a adquirir. Isto fará com que a transformação digital acelere a cada dia que passa, pelo que prevemos um 2022 em que assistiremos a grandes disrupções nesta área”, assegura Marlene Gaspar, Diretora Sénior de Engagement e Deep Digital Business da LLYC em Portugal.

O relatório Tendências Deep Digital Business 2022, elaborado pela LLYC, identifica 10 dos principais aspetos que marcarão a transformação digital de empresas e instituições este ano:
  • IA para as boas relações: Tecnologias como o processamento da linguagem natural, o reconhecimento de imagens ou áudio, combinadas com a visualização de dados permitem hoje estruturar, analisar e visualizar insights e motivações dos vários stakeholders.
  • Democratização dos dados: As culturas data-driven vão ser cada vez mais valorizadas nas organizações que passarão a ter o mantra de que “a melhor forma de fazer bem o seu trabalho é fazer uso da informação que é gerada pelas equipas de intelligence”.
  • No cookies, no party: Estão a emergir outros modelos de informação sem recurso a cookies, formas mais transparentes e “limpas”. Assim, as marcas apostam cada vez mais na construção de uma first party data que permite conhecer melhor as suas audiências.
  • Metaverso. Imersão no futuro: Estamos a poucos anos de nos mudarmos massivamente para o metaverso: os dispositivos de realidade virtual e realidade aumentada farão parte da nossa vida até 2030, quebrando todas as barreiras entre o que é a realidade e o virtual.
  • Da era digital à era quântica: A computação quântica possibilitará processar um volume enorme de informações a uma velocidade exponencial e serão sistemas complexos e especializados que passarão a estar presentes em contextos científicos, tecnológicos e até corporativos.
  • Públicos fluidos: Estamos a deixar de segmentar a audiência por idade ou género para passar a analisá-la de acordo com o comportamento e a comunidade a que pertence naquele momento - uma caracterização fluída, em experimentação constante.
  • As arquiteturas multi cloud: Hoje em dia, o serviço Cloud é muito mais que o armazenamento de informação: é um dos principais aliados das equipas tecnológicas para quebrar barreiras à capacidade de intelligence das empresas.
  • O momento do marketing inclusivo: A inclusão é um fosso à escala global - não apenas na esfera digital. Numa sociedade onde a diversidade parece não ter lugar, o marketing inclusivo surge para pensar em todas as pessoas, e não apenas na maioria. É no todo que a diversidade está incluída.
  • A tecnologia no (e para o) talento: Transformar o talento tecnológico dentro das empresas não só é mais vantajoso, como também é mais saudável para a cultura corporativa de uma empresa. A IA permitirá personalizar a formação adaptada a cada colaborador.
  • Deep digital leadership: A verdadeira transformação digital não é apenas ao nível das ferramentas e tecnologias: envolve mudanças culturais e estratégicas profundas. A transformação digital exige líderes digitais que pensam, agem e reagem de forma diferente.
Leia o estudo na íntegra aqui.
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