Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Infraspeak vai debater futuro da indústria e dos serviços nos dois lados do Atlântico

Infraspeak vai debater futuro da indústria e dos serviços nos dois lados do Atlântico
Share it:
IFM Tour 2022 passa pelo Reino Unido, Espanha, Brasil e Portugal para discutir a Manutenção 5.0
Infraspeak vai debater futuro da indústria e dos serviços nos dois lados do Atlântico
Depois de recentemente ter revelado a captação de um investimento de 10 milhões de euros numa ronda Série A, a Infraspeak anuncia agora uma tour por quatro países - de 17 de fevereiro a 12 de abril -, com o objetivo de discutir o futuro da Manutenção de Infraestruturas, com importantes players mundiais.

A Intelligence for Maintenance Tour 2022 (IFM) pretende promover a tecnologia e a inovação dos profissionais de Manutenção e Facility Management, através de três conferências - em Londres, no Porto e em Lisboa - e sete eventos privados - em Espanha (Barcelona e Madrid), no Brasil (Gramado, São Paulo e Rio de Janeiro) e em Portugal (Albufeira e Funchal).

De que forma é que a Indústria 5.0 vai impactar o futuro do setor da Manutenção e do Facility Management? Esta é a principal questão que a Infraspeak pretende ver respondida nestes eventos, que abordarão tópicos como “a gestão de equipas e ativos na Era da Inteligência” ou “como os negócios e operações têm de se adaptar urgentemente face à revolução industrial em curso”.

“Todos aqueles que trabalham com Manutenção e Facility Management têm hoje um enorme desafio pela frente: as regulamentações estão cada vez mais exigentes e tudo acontece mais rápido, num contexto em que há mais tecnologia nos edifícios e nas cidades, e os recursos não esticam”, explica Felipe Ávila da Costa, Co-Founder e CEO da Infraspeak. “A falta de implementação de processos e soluções para uma operação eficiente e sustentável - e que contribua também para a sustentabilidade do ambiente -, vai levar a que muitas empresas desapareçam nos próximos 10 anos. Na Intelligence for Maintenance Tour 2022 queremos unir todos os profissionais da área para debater, precisamente, como é possível uma adaptação aos novos tempos, sem que isso seja uma dor de cabeça.”

Durante o evento serão ainda revelados os vencedores dos Infraspeak Awards, uma iniciativa que pretende destacar os “campeões” da Manutenção Inteligente, galardoando as empresas e equipas que mais se destacaram nas categorias de “Operação Mais Eficiente”, “Operação Mais Integrada”, “Operação Mais Inteligente” e “Champion do Ano”.

A IFM 2022 tem inscrições abertas para Londres, Porto e Lisboa.

A Manutenção centrada nas pessoas e na sustentabilidade

Se em Portugal - e no resto do mundo - já se implementam sistemas tecnológicos sofisticados na indústria e serviços, de forma a dar resposta às necessidades de produção, o conceito da Manutenção 5.0 está agora na ordem do dia e traz uma mudança de paradigma.

A Manutenção 4.0 trouxe a vertente mais tecnológica à indústria e serviços, como a necessidade de implementar tecnologia que permita, por exemplo, recolher dados da operação em tempo real. A “Internet das Coisas (IoT)” e a Inteligência Artificial são duas das áreas fundamentais da Manutenção 4.0.

Mas o setor avança a uma velocidade sem precedentes, e hoje, aqueles que precisam de se transformar digitalmente para responder aos requisitos da Manutenção 4.0, estão também obrigados a responder aos desafios da sustentabilidade e colocar as pessoas como o principal foco da operação. Passamos de uma abordagem centrada em ativos, para uma abordagem centrada nas pessoas.

“A gestão de manutenção percorreu várias “idades”: a idade do papel, das folhas de cálculo, dos primeiros softwares específicos para gerir operações. Hoje, muitas equipas estão ainda em algumas destas idades passadas, mas todas elas vão ter de tomar uma decisão importante, o mais rápido possível: quando começar a transformar a forma de trabalhar para ficarem mais próximas da visão da Manutenção 5.0. É quase uma questão de sobrevivência. Vamos assistir a um fenómeno de seleção natural em que, quem não se adapta, desaparece. O nosso papel é ajudar essas empresas e equipas a passar por essa transformação com sucesso”, explica Rui Santos Couto, VP of Growth da Infraspeak.
Com o apoio da tecnologia, a Manutenção 5.0 pretende envolver os empregadores e trabalhadores em todas as decisões, incluindo-os diretamente nos processos, apostando na formação contínua dos mesmos e olhando para as pessoas como um investimento, e não como uma despesa. Em paralelo, esta nova abordagem da Manutenção prevê otimizar os ciclos e planeamento da produção, por exemplo, evitando desperdícios de tempo e consumo de energia, para apostar em sistemas verdadeiramente sustentáveis.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: