O clube contou com o SAS e com a Timestamp para apoiar informacionalmente o projeto.
O Sport Lisboa e Benfica (SLB), um dos maiores clubes multidesportivos de Portugal, resolveu apostar num programa de modernização tecnológica que permita apoiar a sua ambição em ser um dos maiores clubes na Europa.
Para tal, em parceria com o SAS e a Timestamp, desenvolveu o Sistema RedBI como solução de reporting corporativo do clube, para apoio informacional transversal a todas as áreas do SLB, permitindo o acesso rápido e eficaz a um conjunto de informação valiosa às suas operações, com claros benefícios na atividade do clube.
Segundo João Copeto, Chief Information & Technology Manager no Sport Lisboa e Benfica "Claramente que tivemos de investir em tecnologia! Uma das primeiras coisas a serem criadas foi um novo site e uma nova app. Fomos das primeiras empresas em Portugal a adotar a tecnologia Cloud, de uma forma mais intensiva. Criámos uma Cloud híbrida entre as nossas soluções e as soluções que existem em Cloud.Com esta nova plataforma, começámos então a recolher informação dos nossos adeptos e sócios, de forma a depois poder construir um modelo que possa ser trabalhado do ponto de vista corporativo e do ponto de vista da expansão internacional para o Benfica."
Servindo a estrutura organizacional do SLB, o RedBI permite que, de uma forma segura e segregada no acesso à informação, os utilizadores possam aceder a um conjunto de análises críticas às operações do clube e produzir novos relatórios e dashboards, de forma rápida, eficaz e legível.
A Timestamp, juntamente com as equipas técnicas e funcionais do SLB, desenvolveu o Projeto RedBI, que implicou a utilização de várias soluções baseadas na oferta tecnológica SAS Viya para o desenho e criação de todo o ciclo de dados; produção de áreas de análise temáticas; criação de análises e dashboards; e na aplicação de regras de segurança respeitando a estrutura organizacional do clube, de forma a permitir a segregação no acesso à informação, mas sem comprometer o acesso ágil e intuitivo à informação relevante aos diversos departamentos.
Quanto aos principais benefícios há que mencionar o acesso rápido e eficaz à informação; a disponibilização de informação de forma clara e legível; a possibilidade de desenvolvimento de novos relatórios e, não menos importante, o facto de se tratar de uma solução escalável, podendo responder a novas solicitações dos vários departamentos da instituição.
Este foi, sem dúvida, um projeto de proximidade e compromisso entre a Timestamp, o SAS e o SLB. “Fizemos várias pesquisas de mercado e identificamos claramente para as nossas necessidades uma ferramenta – o SAS – e depois obviamente fomos à procura de um parceiro estratégico que nos desse confiança, e esse parceiro foi a Timestamp, que nos dá um grande apoio não só neste projeto de Business Intelligence, mas noutros projetos que temos em termos de planeamento.” conclui Jorge Antunes, Head of Planning & Analysis no Sport Lisboa e Benfica.
Post A Comment:
0 comments: