Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

APDC reúne especialistas mundiais em debate sobre inovação nas escolas

APDC reúne especialistas mundiais em debate sobre inovação nas escolas
Share it:
DATA: sexta-feira, 25 março 2022 | 08:50 – 13:30;
  • Especialistas mundiais debatem o Ensino da Computação nas escolas portuguesas;
  • APDC, em parceria com a ENSICO, realiza conferência em formato híbrido, a partir da FEUP – Faculdade Economia Universidade do Porto. Inscrições aqui.
Introduzir o pensamento computacional no ensino obrigatório em Portugal é fundamental para preparar os jovens para os desafios e oportunidades do mundo atual. É igualmente fundamental que a computação, como elemento agregador e dinamizador de aprendizagens e abordagens multidisciplinares, seja ensinada ao longo dos 12 anos de escolaridade, alicerçada na criatividade, na língua materna, na capacidade de comunicação oral e escrita, no domínio da linguagem matemática e no conhecimento da história.

Para debater este tema, a APDC e a ENSICO - Associação para o Ensino da Computação vão realizar uma Conferência, a decorrer em formato híbrido, a partir da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. O evento contará com um conjunto de oradores nacionais e internacionais com vasta experiência nas áreas da educação e das ciências da computação e que exercem as suas atividades nos meios culturais, científicos, académicos e empresariais.

Dos vários oradores de relevo presentes, destacamos alguns que vão partilhar aprendizagens internacionais:
  • Professor Simon Peyton Jones, que foi o mentor do movimento de ensino da ciência da computação no Reino Unido (Computing at School), tendo realizado quase uma ‘pregação do evangelho’ para apelar ao ensino da Computação e para que esta passasse a ser uma disciplina que deve acompanhar o ensino da Matemática e da língua materna nas escolas britânicas. Preside à iniciativa ‘Computing At School’ (CAS) e na sequência destes esforços, em 2019, foi nomeado presidente do recém-fundado Centro Nacional de Educação Informática do Reino Unido.
  • Professor Simon Humphreys, um dos fundadores da CAS, trabalhou como seu Coordenador Nacional durante dez anos, construindo a comunidade desde um pequeno grupo a mais de 30.000 membros. Durante o seu tempo na CAS, liderou um programa de formação nacional para professores de informática ("The Network of Excellence") financiado pelo Departamento de Educação e ajudou a desenvolver o Centro Nacional de Informática que cresceu a partir deste programa.
  • Professor Tim Bell, co-fundador da CS Unplugged, movimento australiano que significa ‘Computer Science Unplugged’, que reúne uma coleção de material didático gratuito que ensina Informática através de jogos e puzzles envolventes que utilizam cartas, cordel, lápis de cera e muitas correrias. O principal objetivo deste projeto é promover a Informática (e a computação em geral) aos jovens como uma disciplina interessante, envolvente e intelectualmente estimulante. Quando a maioria das pessoas pensa em informática, pensa em escrever programas de computador. Contudo, há muitos aspetos da informática - especialmente os princípios do pensamento computacional - que podem ser aprendidos com ou sem um computador, ou seja, desconectadas.

Os debates serão divididos por três painéis: um primeiro, focado no ensino das ciências da computação e na formação de professores; um segundo, sobre a revisão e desenho curricular; e o último centrado no impacto económico e social produzido pela incorporação do ensino da computação no ensino obrigatório.

Serão três debates que visam proporcionar aos participantes uma ampla visão sobre como devemos capacitar a atual e a próxima geração de professores e educadores, verdadeiros pilares e agentes transformadores das sociedades e do mundo.

PROGRAMA

08:30 Registration

08:50 - 9h00 Opening Session
  • João Falcão e Cunha. Dean | Director at FEUP
  • Rogério Carapuça. President at APDC, Fórum Portugal Digital

09:05 - 9h40 Opening Address: The Power of Computational Thinking
  • Simon Peyton Jones. Chair of Computing at School, Chair of National Centre for Computing Education, Engineering Fellow at Epic Games.

09:45 - 10h40 PART I: Computer Science for All: Scientific Community Perspectives • José Nuno Oliveira. Co-founder of ENSICO, Professor of Computer Science at the Informatics Dept. of University of Minho, Researcher at INESC TEC and INL
  • Simon Humphreys. Co-founder and Vice-Chair of Computing at School
  • Ademar Aguiar. Associate Professor at Department of Informatics Engineering (FEUP), Senior Researcher at INESC TEC, Vice-President at ENSICO
  • Tim Bell. Co-founder of CS Unplugged, Professor at University of Canterbury • Panel Moderator: Luís Neves, ENSICO

10:45 - 10h55 Coffee Break

11:00 - 11h15 ERASMUS PLUS and CS4All
  • Clara Gonçalves. Vice President at ENSICO.

11:15 - 12h10 PART II: Computer Science for All: Overall Curriculum Design • Pedro Guedes de Oliveira. Co-founder of ENSICO, Professor Emeritus at University of Porto
  • João Araújo. President at Portuguese Mathematical Society
  • Bibi Groot. Honorary Research Fellow at UCL Institute of Education
  • Mónica Vieira. General Coordinator at Teresa and Alexandre Soares dos Santos Iniciativa Educação
  • Hélder Pais. Head of Curriculum Development Department at the Directorate-General for Education
  • Panel Moderator: Inês Guimarães, ENSICO

12:15 - 13h10 PART III: Computer Science for All: Social and Economic Perspectives
  • (*) Cláudia Azevedo | João Günther Amaral. CEO | Chief Development Officer at SONAE • Ricardo Valente. City Councillor for Finance, Economic Activities and Monitoring and City Councillor for Economy, Employment and Entrepreneurship
  • Pedro Cunha. Director of the Gulbenkian Program for Knowledge at Calouste Gulbenkian Foundation
  • Luísa Ribeiro. Chair at .PT, General Coordinator at INCoDe.2030
  • Manuel Carvalho. Editor at Jornal Público
  • Panel Moderator: Clara Gonçalves, ENSICO

13:15 – 13h30 Closing
  • Luís Neves. Co-founder and President at ENSICO. Why now and ever?

(*) previously recorded video.
Share it:

info

Post A Comment:

0 comments: