O CESAE DIGITAL mostra-se satisfeito com o mais recente upgrade feito ao Programa Qualifica, que passa a oferecer novas qualificações e incentivos mais apelativos para os formandos.
De acordo com as novas portarias, o Programa Qualifica, lançado há cerca de 5 anos com o objetivo de estimular a formação e a qualificação de adultos que não tenham finalizado os estudos, permite agora a obtenção de um nível 5 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (uma qualificação de nível pós-secundário, com créditos, para poderem prosseguir os estudos).
Até aqui, o Programa Qualifica validava os processos de qualificação até o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações, equivalente ao ensino secundário obtido por percursos de dupla certificação ou ensino secundário vocacionado. Agora, e para além deste upgrade em termos de qualificação, a portaria prevê ainda a atribuição de incentivos financeiros a quem obtém certificação escolar ou profissional no âmbito do RVCC.
A realização destas medidas por parte do Estado é uma forma de reconhecer a necessidade de dar um impulso à educação de adultos e valorizar quem procura novos conhecimentos e competências e, caso seja necessário, incentivá-los financeiramente. É também importante a recente possibilidade de os Centros Qualifica poderem promover as suas atividades à distância, desde que sejam garantidos os padrões de qualidade e acompanhamento personalizado, como acontece com o CESAE DIGITAL, que conta com uma equipa de profissionais preparados e experientes para responder a estes novos desafios.
Para Luís Manuel Ribeiro, presidente do CESAE DIGITAL, «tudo o que promova o conhecimento, é essencial para as Pessoas e é fundamental para o País. Estamos muito satisfeitos com esta decisão governamental, em conferir uma centralidade acrescida ao Programa Qualifica, e o CESAE DIGITAL vai continuar a trabalhar para que seja possível aumentar a participação dos adultos nestes percursos de qualificação e nos processos de RVCC, para uma maior flexibilização das opções de progressão, com possibilidades de sequências formativas mais ajustadas aos públicos que nelas participam e aos contextos organizacionais em que estão inseridos».
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