Em simultâneo com a abertura da exposição, a Casa de Imprensa organiza um debate sobre a situação atual da profissão de fotojornalismo, com a presença de parte dos autores dos trabalhos expostos.
Foto: Natacha Cardoso |
A Casa de Imprensa apresenta a exposição de fotografia Trabalho, produzida com o apoio do Clube de Jornalistas e do Sindicato de Jornalistas.
Esta exposição, que irá decorrer de 3 a 23 de março, foi montada por ocasião do 4º Congresso dos Jornalistas Portugueses, em 2017, e com ela pretendia-se dar visibilidade ao trabalho de 16 fotojornalistas que, na altura, estavam desempregados ou em situação profissional precária, como colaboradores sem vínculo.
São eles António Pedro Santos, Bruno Simões Castanheira, Diana Quintela, João Paulo Dias, José Barradas, José Fernandes, José Manuel Ribeiro, José Sérgio, Manuel Vicente, Natacha Cardoso, Natalia Ferraz, Paulo Alexandre Coelho, Paulo Alexandrino, Paulo Figueiredo, Rodrigo Cabrita e Rui Costa.
Em simultâneo com a abertura da exposição, às 17:30 do dia 3 de março, a Casa de Imprensa organiza um debate às 18h30 – com entrada livre – sobre a situação atual da profissão de fotojornalismo, com a presença de parte destes autores e moderado pela jornalista da Lusa Sofia Branco, à altura presidente do Sindicato de Jornalistas.
A exposição está patente até 23 de março, de segunda a sexta, das 10:00 às 19:00, em Lisboa, na sede da Casa da Imprensa (Rua da Horta Seca n.º 20). A entrada é livre.
Situação atual dos fotojornalistas da exposição “Trabalho” (alguns dos quais irão estar presentes no debate do dia 3) é a seguinte:
- Bruno Simões Castanheira (vive em Milão, sem emprego)
- Diana Quintela (colabora com a Global Imagens e Tal e Qual)
- João Paulo Dias (trabalhador independente)
- José Barradas (vive no Brasil, trabalha em fotografia e vídeo)
- José Fernandes (colabora pontualmente com o Expresso, Público e Observador)
- José Manuel Ribeiro (trabalhador independente e formador de fotografia)
- José Sérgio (colabora com o Público e Volta ao Mundo)
- Natacha Cardoso (trabalhadora independente)
- Paulo Alexandre Coelho (criou uma empresa de fotografia)
- Paulo Alexandrino (colabora pontualmente com a Global Imagens e Multipublicações)
- Rodrigo Cabrita (trabalha na área da fotografia comercial, por iniciativa própria realiza pontualmente trabalhos de fotojornalismo)
- Rui Costa (trabalha na área de turismo)
- Paulo Figueiredo (reformado, algumas colaborações pontuais)
- António Pedro Santos (colabora com a Lusa, formador de fotografia)
- Natália Ferraz (trabalhadora independente)
- Manuel Vicente (trabalha na área da fotografia comercial)
Mais informação: www.casadaimprensa.pt
Post A Comment:
0 comments: