A Mozilla diz que está finalmente pronta para adicionar suporte ao codec AV1 no Firefox.
Embora os rivais como Google Chrome e Microsoft Edge já suportem há algum tempo o codec de vídeo AV1 acelerado por hardware, o Firefox só agora está a avançar.
De acordo com uma atualização recente vista na plataforma de monitorização de bugs da Mozilla, Bugzilla, o Firefox em breve adicionará suporte para o decodificador AV1 acelerado por hardware. O recurso chegará como parte do lançamento do Firefox 100, que está programado para ser lançado no dia 3 de maio.
Então, por que o suporte ao AV1 é importante? Para os que não sabem, o AV1 é um codec de vídeo de código aberto e sem royalties que é amplamente visto como um substituto para o codec H.264/AVC, que é o que a maioria dos serviços de streaming usa atualmente.
Oferece melhor eficiência de compressão (até 50%) e melhor qualidade visual do que os codecs antecessores VP9 e H.264 e H.265.
Compressão mais eficiente significa redução do consumo de bateria para dispositivos portáteis, como tablets e laptops. Além disso, o conteúdo codificado no AV1 geralmente mantém maior qualidade num tamanho de arquivo menor do que o conteúdo codificado em H.264.
Como tal, pode melhorar muito a experiência de visualização em conexões lentas de internet. No entanto, nem todos os utilizadores do Firefox vão beneficiar do suporte ao codec AV1. Isso porque o seu sistema deve suportar a aceleração de hardware AV1 para tirar proveito plenamente do codec.
A Microsoft diz que o AV1 é suportado nos dispositivos Windows 10 e 11 com os seguintes requisitos do sistema:
- Processadores Intel Core de 11ª geração com Gráficos Intel Iris Xe
- GPUs da série NVIDIA GeForce RTX 30
- Gráficos da série AMD Radeon™ RX 6000
O suporte ao AV1 finalmente colocará o Firefox em pé de igualdade com o Google Chrome e o Microsoft Edge.
Post A Comment:
0 comments: