- Um dos objetivos do grupo é que, até 2030, 75% de todos os clientes tenham ferramentas de entretenimento online mais seguras.
- A Blip, tecnológica portuguesa que pertence ao universo do grupo Flutter, contratou 163 novos colaboradores em 2021.
- A estratégia de sustentabilidade – Plano de Impacto Positivo – pretende fazer a diferença positiva nas comunidades e mercados em que o grupo opera.
As receitas do grupo Flutter, o maior grupo a nível global no mercado de entretenimento online, cresceram 37%, em 2021, para 6,03 mil milhões de libras (7,2 mil milhões de euros), num ambiente ainda impactado pela crise global de saúde.
"2021 foi mais um ano forte para o grupo, pois registámos progressos positivos em relação aos nossos objetivos estratégicos, aumentando a base de clientes recreativos para mais de 7,6 milhões. Globalmente, estamos satisfeitos com os resultados de 2021 e acreditamos que o grupo Flutter está, excecionalmente, bem posicionado para continuar a crescer”, refere Peter Jackson, CEO do grupo Flutter.
O crescimento registado pelo grupo Flutter, em 2021, deve-se, sobretudo, à posição de liderança que a operadora FanDuel mantém nos Estados Unidos da América (EUA), onde detém 40% de quota de mercado no desporto online. A receita nos EUA cresceu 113%, para 1,4 mil milhões de libras (1,67 mil milhões de euros), quase 50% mais do que o concorrente direto. A expansão dos negócios online nos EUA para 12 estados, no ano passado, o forte crescimento na Austrália e um calendário desportivo normalizado, após os cancelamentos em 2020 devido à Covid-19, são os fatores que contribuíram para o desempenho anual. Além disso, pela primeira vez, o negócio dos livros de desporto e dos jogos da FanDuel ajudaram de forma positiva, o que representa um marco significativo para a marca.
Também o Reino Unido e a Irlanda mantiveram a liderança, apesar das mudanças a nível regulamentar no setor de entretenimento online. Em ambos, o grupo intensificou os esforços para tornar a experiência de entretenimento online mais segura e aumentar a proteção dos clientes antes das alterações regulamentares previstas. De realçar ainda que, em Janeiro de 2021, o grupo adquiriu a Tombola, marca britânica líder em bingo recreativo.
O grupo Flutter registou um EBITDA ajustado de menos 6% para 723 mil milhões de libras (863 mil milhões de euros), refletindo o aumento do investimento dos EUA e o impacto regulatório no mercado internacional. O EBITDA ajustado de 1 mil milhão de libras, representa uma redução de 18%, o que se explica com a combinação dos fatores: aumento do investimento na aquisição de clientes nos EUA à medida que o grupo expandia a presença para quatro novos estados; situação pandémica desafiante; o impacto das mudanças regulamentares nos mercados internacionais e no negócio no Reino Unido e Irlanda.
O contributo “português” para o maior grupo de entretenimento online
Em Portugal, o grupo Flutter detém a Blip, um tech hub criado no Porto que desenvolve aplicações à medida para web e mobile de operações desportivas, e cujo software já impactou cerca de seis milhões de pessoas nos vários mercados em que o grupo atua. “Na Blip, desenvolvemos aplicações para três marcas: Betfair, Fanduel e Paddy Power, o que quer dizer que todos os dias trabalhamos para que milhões de pessoas possam ter a melhor experiência possível de entretenimento online. Queremos que a Blip continue a ser percecionada como um dos principais hubs tecnológicos do grupo, desenvolvendo soluções inovadoras e aumentando o número de recursos humanos”, refere Sara Sousa, General Manager da Blip. Em 2021, a Blip contratou 163 novos colaboradores.
Sobre os resultados financeiros do grupo, Sara Sousa refere que “são o reflexo do trabalho e empenho de todos os colaboradores, que, mesmo a trabalhar remotamente, mantiveram a sua atividade e contribuíram para o crescimento da empresa. Neste sentido, e como forma de distribuir resultados, este ano foi possível atribuir um bónus que em média chegou a 23% do salario anual de cada colaborador.”
A Blip iniciou a sua atividade em Portugal em 2009 e, em 2012, foi adquirida pela Paddy Power Betfair, passando a integrar o grupo Flutter. Desde essa data tem vindo a crescer, tanto no número de colaboradores, que já ultrapassa os 400, afirmando-se como uma empresa de referência na área das TI em Portugal. Neste sentido a Blip, responsável por mais de 135 milhões de transações online diárias, tem procurado crescer ainda mais em termos de negócio e expandir a sua atividade. Para tal, continua à procura de novos talentos em Portugal, apostando em jovens licenciados, no desenvolvimento ativo e contínuo do talento mid e sénior, na diversidade e inclusão, na criação de redes e serviços de apoio e na promoção do bem-estar.
Flutter aposta na sustentabilidade
Recentemente, o grupo Flutter apresentou a estratégia na área da sustentabilidade – Plano de Impacto Positivo –, que assenta em três principais áreas: clientes, colegas e comunidades. Esta estratégia empresarial global assegura que todas as divisões tenham uma visão ampla das competências e capacidades do Grupo, ao mesmo tempo que se capacitam para inovar e responder, eficazmente, aos seus contextos locais, de forma levar avante as iniciativas locais com maior impacto possível.
O Plano de Impacto Positivo do grupo Flutter centra-se em três áreas de sustentabilidade para o futuro:
- Ajudar os clientes a jogar bem: até 2030, 75% dos clientes vão utilizar uma ferramenta de jogo mais segura (atingindo 50% até 2026);
- Capacitar os colegas para trabalharem melhor: até 2030 as equipas vão ser representativas dos locais onde os colaboradores vivem e trabalhem;
- Trabalhar com as comunidades para fazer mais: até 2030, o grupo pretende melhorar a vida de dez milhões de pessoas.
“Através desta estratégia, vamos aproveitar os progressos significativos já alcançados em áreas como o entretenimento online seguro e medir o nosso desempenho contra objetivos definidos para demonstrar como somos líderes responsáveis na nossa indústria”, sublinha Peter Jackson, CEO do grupo Flutter.
Perspetivas para 2022
O grupo Flutter salienta que as primeiras sete semanas de 2022 decorreram de acordo com as expectativas, tendo as receitas aumentado 2%. Para o resto do ano, as perspetivas são de que o crescimento das receitas acelere, refletindo o escalonamento das margens desportivas comparáveis e as experiências de entretenimento online mais seguras tomadas em 2021.
Relativamente ao atual conflito entre a Rússia e a Ucrânia, o grupo está a acompanhar de perto a situação. “Desde a conclusão da nossa fusão com a TSG, que o grupo Flutter reduziu materialmente a sua exposição ao mercado russo. Em 2021, a Rússia foi responsável por 41 milhões de libras (48,9 milhões de euros) e a Ucrânia representou uma contribuição de 19 milhões de libras (22,6 milhões de euros)”, sublinha o grupo.
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