- Spotify revela os artistas mais ouvidas do Festival da Canção 2022 e com maior evolução ao longo da competição
- “Saudade, Saudade” de MARO, a música vencedora do Festival, teve um crescimento de 450%, em poucas horas, desde o anúncio da vitória
- A plataforma de streaming continua a explorar as especificidades da música portuguesa e a promover os artistas locais
O Spotify junta-se à celebração da música portuguesa partilhando com os portugueses as canções e artistas mais ouvidos ao longo da edição de 2022 do Festival da Canção. A plataforma de streaming de áudio continua a promover a ligação entre a comunidade artística e os portugueses e a explorar o que está a acontecer no nosso país, levando os artistas nacionais além fronteiras.
Os portugueses acompanharam esta edição do Festival na plataforma, obtendo as 10 músicas que passaram à última fase da competição mais de 710 mil reproduções. O número de vezes que as músicas finalistas foram ouvidas pelos utilizadores da plataforma cresceu em média 128%, desde as semifinais até ao anúncio do representante português no Festival da Eurovisão da Canção, marcado para maio, em Turim, Itália.
MARO foi a grande vencedora do Festival da Canção. Aos 26 anos, Maria Fonseca, que estudou no prestigiado Berklee College of Music, nos Estados Unidos, ficou conhecida em plena quarentena com a colaboração com Eric Clapton, partilhada nas redes sociais. Os streams da música vencedora da noite do sábado passado - “Saudade, Saudade” - em poucas horas aumentaram 450%.
As músicas mais ouvidas da edição de 2022 do Festival foram "Saudade, Saudade", com 229 mil streams, seguida de "Amanhã", dos Quatro e Meia, com 103 mil streams. O pódio fecha com “Ainda Nos Temos”, de Syro, com 91 mil streams. Vários temas do Festival da canção chegaram ao topo do Spotify em Portugal, o ranking Viral 50 de Portugal, playlist oficial da plataforma que retrata o que os portugueses mais ouvem no momento.
O Festival da Canção continua vivo no imaginário dos portugueses e a ser palco para a promoção da música portuguesa. Desde 1964, assume um papel relevante para a cultura do nosso país, importância que atingiu o seu limite com a vitória de Salvador Sobral na Eurovisão de 2017, em Kiev, com a música “Amar Pelos Dois”. Depois de Black Mamba, com “Love Is On My Side”, em 2021, é a vez de MARO representar Portugal na competição mais importante na Europa.
O Spotify que nos últimos anos tem procurado explorar as especificidades da música portuguesa promete “continuar a abraçar o conteúdo local e a apoiar os artistas nacionais, reforçando iniciativas de promoção de músicos emergentes, como aconteceu no passado com Julinho KSD, e programas como o EQUAL, que dão palco e voz a artistas femininas discutindo a igualdade de género no setor da música. Queremos trazer mais histórias e formas diferentes de explorar a música aos nossos utilizadores valorizando a cultura, mas também as tendências locais”, afirmou Melanie Parejo, Head of Music do Spotify para o Sul da Europa.
As músicas finalistas do Festival da Canção 2022 mais ouvidas no Spotify
Post A Comment:
0 comments: