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5 dicas para otimizar o processo de checkout

5 dicas para otimizar o processo de checkout
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A página de checkout é o culminar de todo o trabalho de uma loja online. É a etapa que determina se uma venda se concretiza ou não. Focada em ajudar os retalhistas a maximizarem as suas vendas, Adyen, a plataforma de pagamento global escolhida por muitas das principais empresas do mundo, apresenta cinco dicas para otimizar esta etapa fulcral.
De facto, entre os utilizadores portugueses de 2021, o abandono do carrinho online atingiu os 30%. Formulários de pagamento mal elaborados, opções de pagamento insuficientes ou um processo com demasiadas etapas estão entre os principais motivos que levaram ao abandono da compra. A boa notícia é que estes problemas podem ser resolvidos facilmente. A Adyen explica como criar um processo de checkout que atraía os clientes de volta.

Projete tendo em conta o telemóvel

Atualmente, o mundo está viciado nos seus dispositivos móveis. De acordo com a GSMA Intelligence, mais da metade da população global (4,2 mil milhões de pessoas ) usa a internet a partir do seu telemóvel. A Statista Worldwide calcula que a receita de pagamentos móveis irá ultrapassar os 1,3 mil milhões de dólares em 2023. Deste modo, não se trata apenas de aceitar pagamentos móveis, mas de fazê-lo consideravelmente bem.

Valor médio da transação e tamanho do ecrã

Certifique-se de que a experiência de pagamento está otimizada para todos os tamanhos de ecrã, criando interfaces específicas para cada dispositivo. A melhor opção é criar um plano dinâmico que detete automaticamente o tamanho do ecrã e possa adaptar cada processo de pagamento.

Use aplicações digitais

As aplicações digitais (MB Way, Apple Pay, Google Pay, Samsung Pay, Alipay, WeChat Pay) tornam o pagamento com o telemóvel num processo mais fácil do que nunca, tanto na internet como nas lojas. Com elas, as informações do cartão são armazenadas com segurança no dispositivo do cliente e entregues após a autenticação (geralmente por impressão digital ou com senha). No entanto, de acordo com o Retail Report, 7 em cada 10 portugueses não gostam que os seus dados de pagamento fiquem guardados. Ainda assim, mais de 80% afirmam que não tiveram problemas de segurança no processo de pagamento.

Compradores na China: grandes despesas a partir do telemóvel

Nem todas as compras caras são exclusivas do ecrã grande. Os clientes na China estão cada vez mais habituados a pagarem artigos caros com os seus telemóveis. As plataformas digitais Alipay e WeChat Pay revelam valores médios de transação (ATV, iniciais em inglês) altos na plataforma Adyen. Deste modo, não deve ir contra estas formas de pagamento sem primeiro vender artigos de valor a clientes da China.

Ofereça pagamentos com apenas um clique

Inserir os dados de pagamento é a parte menos divertida das compras, especialmente no telemóvel. Em alguns mercados emergentes, onde a infraestrutura digital não é grande confiança, a conexão pode expirar antes de a compra estar concluída.

A solução são os pagamentos com apenas um clique, onde o cliente apenas precisa de inserir os seus dados de pagamento uma vez. As informações são guardadas com segurança para compras seguintes, que podem ser concluídas com um clique.

Cuidado com os problemas de segurança

Em alguns mercados, os pagamentos com apenas um clique podem afetar a imagem de segurança de uma transferência. É necessário garantir a apresentação de ícones com segurança e expor de forma clara, a política de proteção de dados. Para além disso, garante que os clientes tenham acesso a um serviço de atendimento ágil e flexível, que facilita o cancelamento de pedidos a qualquer momento.

Guarde com segurança os dados do cartão do cliente através de tokenização

O desafio dos pagamentos com apenas um clique é a forma de guardar os dados do cartão do cliente em segurança. 49% dos consumidores acreditam que as empresas deveriam fazer mais para proteger os consumidores contra fraudes. E é um processo simples graças à tecnologia de tokenização. O fornecedor de pagamento guarda os dados do pagamento e substitui-os por um token criptografado, que poderá usar para cobrar pelas transações. Desta forma, os clientes podem pagar com apenas um clique e o seu fornecedor de pagamento tem a responsabilidade de proteger os seus dados.

Mantenha os clientes na página de checkout

Redirecionar um cliente para outra página com um URL diferente pode ser fatal, especialmente com os dispositivos móveis, onde os longos tempos de carregamento, ou pior, sessões expiradas, são mais frequentes. Hoje em dia, é possível evitar redirecionar o cliente e realizar todo o processo de pagamento numa única página – já que não precisa de se preocupar com o processo (conhecido como PCI Compliance).

É possível aceitar cartões e métodos de pagamento locais incorporando campos seguros hospedados na página comercial. O fornecedor de pagamento irá encarregar-se com a maior parte do processo com o PCI. Juntar os pagamentos na página também significa controlo total sobre a imagem e o design. Para além disso, como todos os dados estarão disponíveis, poderá fazer análises de conversão e testes A/B para identificar melhorias.
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