Total Pageviews

Blog Archive

Procura neste Blog

ITO-NeTthings. Com tecnologia do Blogger.

Ana Cristina Rosa ensina empreendedores a lançarem o seu negócio sem desculpas

Ana Cristina Rosa ensina empreendedores a lançarem o seu negócio sem desculpas
Share it:
“Empreender sem desculpas” é o primeiro livro da empreendedora portuguesa Ana Cristina Rosa, lançado este sábado, 9 de abril, na livraria Ler Devagar, em Lisboa, um guia para todos os que querem iniciar-se no mundo do empreendedorismo sem desculpas.
Natural de Portimão e com início de carreira na área do jornalismo, Ana Cristina Rosa decidiu mudar de vida em 2011, quando descobriu o coaching e arriscou criar o seu próprio negócio para ajudar outros empreendedores a encontrarem o seu foco e fazerem a transição para o mundo do empreendedorismo.

“Empreender sem desculpas” é o culminar de mais de dez anos de experiência de Ana Cristina Rosa, que mostra os diferentes perfis existentes a ter em conta para empreender em detrimento daqueles que devem ser evitados:

1. Empreendedor solitário vs. Empreendedor influente – segundo a autora, ser um “empreendedor solitário é um dos primeiros desafios quando se percebe que quem está em redor não percebe a nova ‘linguagem’, chegam assim as primeiras grandes aprendizagens”, para se criar “o poder da influência”.

2. Empreendedor ao sabor do vento vs. Empreendedor com foco – Ana Cristina Rosa lembra que passar do mundo do trabalho por conta de outrem para o mundo dos negócios é desafiante na gestão do tempo e que muitos empresários, quando deixam o seu emprego e se dedicam em exclusivo ao negócio, não sabem fazê-lo.

3. Empreendedor de sofá vs. Empreendedor em ação – O medo de avançar pode fazer muitos empreendedores não tirarem as ideias do papel. Abraçar o fracasso é um dos ensinamentos a retirar, refere a autora.

4. Empreendedor apaga fogos vs. Empreendedor líder – Querer chegar a todo o lado é uma característica das pessoas que lançam o seu negócio, daí Ana Cristina Rosa dar vários conselhos para que os empreendedores se tornem em verdadeiros líderes.

5. Empreendedor empregado vs. Empreendedor empreendedor – A mudança do mundo do empregado para o mundo do empreendedorismo geralmente não é acompanhada pela mudança de mindset, algo que acaba por atrapalhar o sucesso dos negócios.

6. Empreendedor pobre vs. Empreendedor rico – A valorização do trabalho feito é uma dificuldade dos empreendedores, por isso, a autora aponta dicas sobre como valorizarem a sua marca e, com isso, ultrapassarem o estigma de que ganhar dinheiro é mau.

7. Empreendedor caçador vs. Empreendedor agricultor – Optar por uma versão de empreendedorismo em que o propósito é mais importante do que a simples venda do produto e que ouvir o público e dar-lhe algo com que se possa identificar irá, segundo a autora, ajudar a criar um negócio próspero e durável.

8. Empreendedor cura tudo vs. Empreendedor autoridade – Aprender a dizer que não e apresentar-se no mercado como especialista, refere Ana Cristina Rosa, irá ajudar o empreendedor a tornar-se numa autoridade no seu negócio.

9. Empreendedor rato vs. Empreendedor águia – A importância de o empreendedor se libertar da “síndrome do empreendedor rato” com visão a curto prazo, para se tornar no especialista que vê mais além.

10. Empreendedor sem porquê vs. Empreendedor com legado – Por fim, Ana Cristina Rosa dá uma série de conselhos para que o leitor possa impactar de forma positiva as pessoas com quem se cruza e transforme o seu negócio numa marca com legado.

James McSill, consultor anglo-brasileiro de storytelling com mais de 30 livros publicados e fundador da McSill Story Studio, é o autor do prefácio do livro e descreve a autora como “a menina do Algarve que hoje é uma das mais importantes empreendedoras digitais de Portugal”.

“Ana mostra como fez e como se faz, como conquistou o seu lugar e se tornou na empreendedora que hoje é, como acontecimentos a inspiraram e como traçou uma jornada que pode ser reproduzida por todos nós”, sublinha o autor.

Para Ana Cristina Rosa, o propósito do livro é antecipar a todos os que queiram aventurar-se no mundo dos negócios alguns conhecimentos que gostaria de ter tido antes de iniciar também o seu.

“O que partilhei ao longo destas páginas é o que gostava de ter sabido logo no meu primeiro ano como empreendedora, porque tinha-me poupado muito tempo e muitas cabeçadas. Daí esta vontade tão grande que, hoje, sinto de partilhar com o mundo o que aprendi de forma que, quem está a idealizar ou a ponderar criar um negócio, ou até mesmo com um negócio já criado, tenha a oportunidade de levar o seu sonho a outros patamares”, refere a autora.

Rachel McCormack, escritora e apresentadora da BBC TV, no Reino Unido, lembrou que “muitos livros para empreendedores em Portugal são escritos por americanos ou por britânicos e é muito importante para os portugueses terem os seus próprios autores a escrever livros sobre como empreender em Portugal”.

Já Júlia Domingues, editora chefe da DVS Editora em Portugal, considerou que “Empreender sem Desculpas” só foi lançado porque a autora “se permitiu ser feliz e ir atrás dos sonhos dela”.

Patrícia Rosa, irmã e sócia de Ana Cristina Rosa e coach de profissão, lembrou os tempos em que a irmã lhe confidenciou que queria arrancar com o seu negócio e como acabou por desafiá-la a fazer o mesmo: “A Ana ajudou-me a percorrer o meu caminho e a mostrar-me que é possível viver uma vida com propósito, com tempo, com abundância em todas as suas dimensões”.

Liliana Santos, aromaterapeuta, formadora e mentorada de Ana Cristina Rosa, partilhou: “Tinha todos os motivos para não fazer acontecer: vivo fora do país, tenho uma filha pequena, estava com dois trabalhos ao mesmo tempo, e mesmo assim, à noite, estava a gravar os meus cursos online, tinha todos os motivos para não avançar e a Ana ajudou-me a que não desistisse”.

Jorge Pina, referência do pugilismo nacional, atleta paralímpico e fundador da Associação Jorge Pina, partilhou também a sua história como empreendedor e de como a cegueira o fez ver aquilo que realmente era importante: “Todos somos os argumentistas da nossa história, temos o controlo e o comando da nossa vida. Este livro é uma semente e certamente irá ajudar muitos jardineiros a cuidarem do seu jardim”.

“Empreender sem desculpas” é o livro de estreia da editora brasileira DVS em Portugal. Tem um PVP de 17 euros e já está à venda na Bertrand Online e na Wook, e em breve também na Fnac e livrarias de todo o país.
Share it:

livro

Post A Comment:

0 comments: