O Grupo InPost anunciou hoje que obteve um forte desempenho financeiro a despeito das condições de mercado adversas: em 2021 melhorou a sua quota de mercado e as margens na Polónia e continuou a avançar com a sua estratégia de automatizar as entregas “last mile” na Europa com a aquisição da Mondial Relay, em julho do ano passado.
A empresa acelerou investimentos na instalação de ‘lockers’ de forma a melhorar a proximidade e a conveniência, satisfação e maior intensidade de utilização e dos consumidores, estratégia que melhorou os rácios de crescimento para os parceiros de negócio, atuais e futuros, da InPost. O resultado foi um crescimento de 45,6% no volume de encomendas em 2021.
DESTAQUES do Ano Fiscal de 2021
A InPost concluiu a aquisição da Mondial Relay em 1 de julho, o que tornou a InPost na maior solução europeia de entregas “out-of-home” para comércio eletrónico, com 609 milhões de encomendas pro-forma entregues em 2021.
A Mondial Relay, que opera em Portugal desde 2021, serve uma grande base de consumidores domésticos europeus e está bem posicionada para beneficiar da automatização que já transformou o mercado polaco.
Com a aceleração da instalação de ‘lockers’ em todos os mercados da InPost, o número total de ‘Automated Parcel Machines’ (APM) aumentou 66% face ao período homólogo, para 20.367, com um total de 2,6 milhões de ‘lockers’ instalados (+70% face ao ano anterior). Na Polónia, a InPost foi responsável por 90% dos novos ‘lockers’ instalados no mercado em 2021.
A receita do grupo para o ano fiscal de 2021 aumentou em 82% para 4.602 milhões de zloty, sendo que, deste crescimento, 43 pontos percentuais referem-se à aquisição da Mondial Relay. Ajudado por um crescimento da quota de mercado B2C na Polónia de 44% para 48%, o crescimento das receitas, excluindo a Mondial Relay, atingiu 39% em 2021.
DESTAQUES ESG
Os ‘lockers’ da InPost são já a solução mais sustentável e escalável para entregas de comércio eletrónico de última milha, do ponto de vista de emissões de CO2, utilização de combustível e segurança rodoviária. Em 2021, a InPost continuou a fazer avançar o seu compromisso ESG [Environmental, Social and Governance] para todos os seus acionistas.
A InPost estabeleceu parcerias em 21 cidades-chave da Polónia como parte do programa “Green City” e focou-se num conjunto de inovadoras iniciativas ambientais, incluindo a primeira solução de energia renovável para APMs na Polónia. A InPost recebeu quatro distinções ESG, assinou a carta das Nações Unidas Global Compact para a Polónia, e assumiu o compromisso para a neutralidade carbónica até 2040 de acordo com a metodologia SBTi [Science Based Targets initiative].
PERSPETIVAS PARA 2022
A guerra na Ucrânia, os aumentos de preço de energia a ela associados e a aceleração de uma inflação já em crescimento apresenta desafios para 2022 quer pelo lado da procura como dos custos, trazendo consigo elevados níveis de incerteza relativamente à procura por parte dos consumidores bem como das condições de operação.
A InPost espera crescer acima do mercado e todas as suas principais geografias, dada as suas vantagens estratégicas de conveniência e sustentabilidade, bem como vantagens de custos crescentes para as lojas no contexto de um ambiente altamente inflacionário. A pressão de custos mais elevados para as entregas porta-a-porta significam que a vantagem estrutural competitiva da InPost deverá alargar-se ainda mais, à medida a que espera continuar a ganhar quota de mercado.
No entanto, com os ajustamentos de preços a não acompanharem o aumento dos custos, a pressão sobre as margens deverá materializar-se em 2022. A tendência relativa às despesas de capital irá refletir a oportunidade de melhorar a experiência dos consumidores franceses através da automação.
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